Onde achar livros grátis em PDF? Lista de livros gratuitos na internet

Dica sobre como encontrar livros gratuitos na internet, de forma legalizada e com opções para download em PDF, DOC e outros formatos como áudio e vídeo. Biblioteca virtual, Domínio Público e outros.

Home » Educação

Brasileiro não gosta de ler, é o que dizem por aí! De fato, se compararmos nossos leitores aos de países mais desenvolvidos, estamos em desvantagem. Enquanto nós, brasileiros, lemos, em média, dois livros por ano, nos Estados Unidos o número sobe para quatro e na França, para 11 títulos. Apesar disso, pesquisas apontam que o hábito da leitura cresceu entre os brasileiros.

Segundo um levantamento batizado de Retratos da Leitura no Brasil, o país tem 56% de leitores em sua população, o que corresponde a 104,7 milhões de pessoas. O número cresceu significativamente se comparado ao estudo feito no ano de 2011. Foram considerados leitores aqueles que leram, pelo menos, três livros nos três meses anteriores à coleta dos dados para a pesquisa.

e-book ou livros digitais

E você? Quantos livros já leu neste ano? No Brasil, além da falta de hábito da leitura, nos deparamos com outro fator importante: o valor alto dos livros. Mas, se o preço dos livros era o problema, agora não é mais. É possível encontrar inúmeros livros gratuitos de literatura Brasileira disponíveis na web para consultas.

E não é preciso ter nenhum programa ou aplicativo instalado para isso. São livros grátis em PDF ou outros formatos que podem ser lidos na própria tela ou baixados para o seu computador. Neste último caso é importante observar a licença que se aplica à utilização daquele livro. Existem sites que disponibilizam livros comerciais, neste caso não aconselho a usar esses sites pois é uma atividade que viola os direitos autorais do autor.

Quer saber como e onde encontrar? Nos tópicos abaixo, mostro os principais sites para enriquecer a sua biblioteca virtual e adquirir mais conhecimento e cultura sem pagar nada por isso.

Sites legais (no sentido de legalidade)

É importante saber que, em muitos casos, o conteúdo pode não ser legal. Fique atento para não fazer parte destes sites que se apropriam de conteúdo indevidamente. Busque sempre por sites legais.

Um exemplo é a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin(www.bbm.usp.br), um projeto da USP - Universidade de São Paulo, que mantem um enorme acervo de livros de diversos autores da Literatura Brasileira e são grátis para leitura ou audição. São obras de literatura em língua portuguesa de domínio público e podem ser acessados no site da biblioteca.

Atualmente estão disponíveis cerca de 3 mil títulos no acervo virtual para acesso. No caso da Biblioteca Brasiliana, há duas opções: consultar os livros no próprio site ou baixar as obras para o seu computador.

Download de livros em formato texto e áudio

Um detalhe muito interessante é que em algumas obras além do texto é possível obter o áudio do livro. Porém, neste caso observe que o formato do áudio está em Real Player e para ouvir você precisará ter instalado este plugin em seu micro, ou seja, não dá para ouvir no Windows Media Player que você deve estar acostumado a usar. Os audiolivros são uma forma interessante de inclusão para pessoas com deficiência visual.

São livros de diversos autores como: Álvares de Azevedo, Artur Azevedo, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis, Raul Pompéia entre outros. Dentre os livros um destaque para a famosa carta de Pero Vaz de Caminha.

Nos links abaixo a relação acervo digital, textos críticos e busca nos dicionários:

Há outras referências de livros grátis na internet, como os e-books (livros em PDF) em diversas áreas de conhecimento. Veja abaixo outra relação de sites que oferece livros, artigos e outros periódicos gratuitos na internet. Alguns desses sites permitem o download do livro em formato PDF, DOC e outros, como o site domínio público.

  • Biblioteca Virtual de Ciências Humanas

    São mais de 55 mil textos no acervo com sistema de busca por título ou autor. Também podem ser encontradas obras que são de domínio público. De acordo com o site, a biblioteca está em permanente expansão.

  • Biblioteca do Senado Federal Brasileiro

    Conta com mais de 250 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, bem como publicações, em texto integral, de obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

  • Machado de Assis - Obra Completa.

    Obra completa do grande escritor brasileiro, Machado de Assis em homenagem ao centenário de sua morte. Uma parceria entre o Portal Domínio Público, a biblioteca digital do MEC e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), da Universidade Federal de Santa Catarina. Um acervo para ninguém botar defeito do escritor que fez história no Brasil e no mundo.

  • Literatura Infantil.

    De acordo com pesquisas, é muito importante que as crianças sejam apresentadas aos livros desde cedo. Assim, a chance de desenvolverem interesse pela leitura é muito maior. Para incentivá-las, o site disponibiliza diversas obras de literatura infantil em PDF disponíveis no domínio público.

  • Domínio Público

    Principal biblioteca virtual do país. Reune obras de diversos autores e em diversos formatos, como textos, áudio, vídeo e imagem. Segundo as estatísticas do site em 06/06/2012 havia quase 200 mil títulos cadastrados. As obras são disponibilizas em domínio público, isto é, licença livre para você inclusive fazer o download do livro. No link acima, há um enorme acervo de livros, entre eles a obra completa de Machado de Assis.Muito útil também para pesquisas escolares e universitárias. Podem ser encontradas obras de Maquiavel, Karl Marx, Freud, Max Weber, Platão, Friedrich Nietzsche, entre tantos outros. Contém textos em português e em vários outros idiomas.

  • WikiBooks

    A proposta é: “Livros abertos por um mundo aberto”. O WikiBooks é um projeto de livros colaborativos. Nele a proposta é que os próprios usuários possam criar, ler e compartilhar livros, apostilas e outros textos didáticos. Atualmente são mais 500 “wikilivros” e qualquer pessoa pode contribuir para o crescimento e melhora do acervo virtual.

Livros e obras importantes para download

Abaixo a relação de algumas obras muito conhecidas com acesso direto aos links das mesmas, são livros, poesias, áudios e vídeos. A famosa carta de Pero Vaz de Caminha relatando a descoberta do Brasil, o Hino Nacional Brasileiro e Hino da Independência, entre outras obras.

Se a sua desculpa era de que o preço dos livros anda muito caro, não há mais do que reclamar. Escolha um título de seu interesse, pode ser um clássico, uma poesia, um livro sobre a história do Brasil, opções não faltam. Deixe de lado um pouco aquelas redes sociais que andam consumindo tanto o nosso tempo e leia (ou ouça) um livro!

Tenho certeza de que a experiência será incrível. E para finalizar, já que falamos de tantos grandes autores e escritores, farei uso da frase célebre de Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”.

Precisa de cadastro?

Gostei muito do acervo de livros da usp...mas nao consigo ler nenhum pois precisa de um cadastro, só que não achei lugar nenhum pra fazer meu cadastramento...como faço!? Ao acessar a relação de livros clique no item "ver" para ler na tela ou "baixar" para fazer o download do arquivo em PDF.Michele Inácio Luz // RESENDE

Não é necessário cadastro para acessar os livros na biblioteca virtual da USP (Brasiliana). luis.blog.br

Livro é utilidade pública

adorei teu site, esse tipo de instrumento faz com que nossa população melhore um pouco mais.Jeová Pereira da Silva // Imperatriz- ma

Jeová: A internet está cheia de coisas úteis, precisamos apenas ajudar as pessoas a encontrar. Tenho feito bastante isso aqui e espero continuar coletando informações úteis para meus usuários. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.