Mercado Livre e lojas virtuais aceitam cartão de débito?

Comprar em lojas virtuais com cartão de crédito é bastante comum, especialmente pela possibilidade de fazer parcelamento, mas será que dá para usar o cartão de débito também?

Home » Tecnologia

Comprar pela internet tornou-se um hábito bastante comum na maioria das pessoas. A praticidade na compra e talvez um grande atrativo, afinal você pode comprar deitado na cama com o celular na mão ou sentado no sofá da sua casa com a maior tranquilidade.

Então, pelo fato de não precisar pegar trânsito, enfrentar filas ou ficar de um lado para o outro no shopping procurando por um produto, faz muito mais sentido comprar pela internet em lojas virtuais como o Mercado Livre, Amazon, Magalu, dentre outros.

Forma de pagamento

Normalmente as pessoas utilizam cartão de crédito para fazer compras on-line, mas será que é possível comprar em lojas virtuais utilizando o cartão de débito?

Embora a opção de crédito seja a mais comum, existem muitas pessoas que podem optar pelo débito e não querer nada parcelado.

Para certificar nesta possibilidade ou não, fiz uma pesquisa em alguns dos principais sites de e comercio para entender quais os meios de pagamentos eles aceitavam e se o cartão de débito era bem-vindo ou não.

Mercado Livre

No mercado livre existe opção de comprar com cartão de crédito podendo ser parcelado em até 12 vezes. Eles aceitam as principais bandeiras como Visa, Mastercard, Hipercard, Elo, dentre outros.

Além disso há também a opção de pagar com o PIX, com o Mercado Crédito que é uma espécie de linha de crédito ou financiamento oferecido pelo Mercado Pago que é a operação de pagamento do Mercado Livre.

Sobre a questão do cartão de débito eles aceitam o cartão de débito virtual da Caixa, mas não faz menção a cartões de outros bancos. Portanto creio que apenas esta opção esteja disponível no Mercado Livre.

Mais informações aqui.

Outras lojas virtuais

Verifiquei também em outras lojas virtuais a fim de entender se elas seguiam a mesma linha do Mercado Livre ou se haveria exceções quanto ao uso do cartão de débito. Veja abaixo as análises feitas.

Magazine Luiza

Verifiquei também no site do Magazine Luiza ou Magalu como é mais conhecido agora. Especialmente nas opção online ou na loja virtual.

Eles explicam que aceitam também o cartão digital da Caixa que é uma espécie de cartão de débito. Como ele é aceito em vários sites de comércio eletrônico, farei mais abaixo um comentário específico sobre ele.

Além disso o Magazine Luiza utiliza o MagaluPay que é um sistema próprio de pagamentos.

Veja aqui a explicação no site do Magazine Luiza.

Submarino

No site do submarino eles esclarecem que as formas de pagamento aceitas são o boleto bancário, cartão de crédito e também o cartão submarino que é da própria loja.

Não há nenhuma menção a cartão de débito como forma de pagamento, portanto creio não estar disponível para pagamento no submarino.

Fonte: https://www.submarino.com.br/landingpage/atendimento_pagamento

Amazon

Sobre o pagamento com cartão de débito, a Amazon esclarece o seguinte:

Cartões de débito podem ser usados apenas para assinaturas de Kindle Unlimited, Amazon Music Unlimited, Amazon Prime e Prime Video Channels. Aceitamos cartões da bandeira Visa emitidos pelo Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (virtual) e Sicredi, e da bandeira ELO emitidos pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal (virtual) e Bradesco. Para Amazon Prime e Prime Video Channels também aceitamos cartões da bandeira Mastercard emitidos pelo Nubank, Itaú, Inter, C6, Original, Banco do Brasil, Sicoob, Pagseguro e Will Bank.

A fonte desta informação pode ser obtida aqui: https://www.amazon.com.br/b?node=16568920011

Shoppe

A Shoppe é um site de compras bastante popular e também consultei no site deles para saber se era possível ou não fazer pagamento com cartão de débito.

Segundo informações disponíveis no site eles aceitam o cartão de crédito, podendo obviamente fazer o parcelamento, boleto bancário, PIX e também o cartão de débito virtual da Caixa.

Mais informações aqui: https://shopee.com.br/blog/metodos-de-pagamento

Sobre o Cartão virtual da Caixa

A própria instituição esclarece o seguinte: O cartão de débito virtual foi criado para realizar compras online (em sites e aplicativos) utilizando o saldo da conta corrente ou poupança.

Ele está disponível para os clientes correntistas ou da poupança na Caixa, que segundo a instituição é superior a 100 milhões de pessoas.

Se você é cliente da Caixa pode pedir o cartão e usá-lo nas lojas virtuais acima citadas que aceitam este meio de pagamento e em outras que não foram mencionadas aqui.

Você pode obter mais informações aqui.

Outras lojas

Como existem uma quantidade enorme de lojas virtuais, não é possível verificar em todos os casos se cada uma delas aceitam cartão de débito ou não.

Mas a julgar por esses que observei, nota-se de que o cartão de débito não é muito usual para compras on-line, exceto esta opção da Caixa que pelo visto é bem aceito.

É importante ressaltar que existem no sistema de pagamentos como o PagSeguro, Mercado pago, Apple Pay, dentre outros.

Desta forma, nem sempre é a loja que determina os meios de pagamento que serão aceitos, mas sim o sistema de pagamento que eles utilizam.

Ainda assim a loja pode optar por implementar seus próprios meios de pagamentos, o que é menos habitual hoje em dia, haja visto que é bastante trabalhoso a implementação e não é muito prático para pequenas lojas virtuais.

De qualquer forma é o cartão de crédito que ainda está na linha de frente quando o assunto é compra online. Ele é vantajoso para o cliente, mas obviamente bem mais vantajoso para as operadoras desses cartões. As lojas também gostam pois é uma forma de viabilizar a compra, especialmente quando ela oferece opções de parcelamentos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.