10 itens sobre caderneta de poupança: Rendimento e regras

Como abrir conta poupança em bancos como a Caixa e Banco do Brasil? Quais os procedimentos e documentos são necessários? Quanto os bancos pagam por mês pelo dinheiro aplicado na poupança, ou seja, qual são os juros da poupança atualmente

Home » Educação

O que é poupança?

Uma conta do tipo poupança é um tipo de investimento considerado seguro, tradicional ou conservador. Quanto ao risco os investimentos são classificados em agressivos, moderados e conservadores. A poupança está neste último grupo e portanto é uma aplicação de baixo risco.

Embora tenha baixo rendimento a poupança é um investimento bastante tradicional e conta com a vantagem de que sobre os lucros obtidos com os rendimentos dela não incidem imposto de renda.

Caderneta de poupança

A expressão caderneta de poupança era usada antigamente, pois especialmente na Caixa, quando você abria uma conta poupança, você recebia uma pequena caderneta onde constavam os dados da conta e inclusive o saldo. Quando criança lembro que eu tinha uma dessas e meu irmão que era o responsável pela conta as vezes ia à Caixa e eles atualizavam o saldo e anotava na caderneta.

Procedimentos para abertura

Uma conta poupança caderneta de poupança pode ser aberta por qualquer pessoa que atenda alguns critérios bastante básicos, como por exemplo ser maior de 16 anos de idade ou caso a pessoa seja menor de 16 anos de idade ter um responsável para assinar pela conta. Apresentar alguns documentos de identificação pessoal e também um comprovante de endereço atualizado. Uma conta poupança pode ser aberta em qualquer banco comercial no Brasil e seu rendimento é basicamente o padrão em todos os bancos.

Então os requisitos básicos para uma pessoa abrir uma conta poupança são os seguintes:

  • Cópia e original do CPF
  • Cópia e original do RG
  • Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz ou outro com até 90 dias)

A conta poupança pode ser aberta por pessoas acima de 16 anos de idade, para menores de 16 anos é necessário o pai, mãe ou responsável assinar pela conta.

Investimento

O rendimento da poupança é bem baixo e é um dos investimentos que menos rende, mas por ser seguro é amplamente usado pelos brasileiros. Outras vantagens da poupança é que não há limite mínimo inicial de aplicação nem de resgate, o que faz deste tipo de investimento algo bastante atrativo e simples. Conta ainda a favor o fato de não ter taxa de administração, como é comum em outros investimentos.

Rendimento

A poupança é uma das mais tradicionais aplicações financeiras do Brasil. Usada geralmente por pequenos e médios investidores, ela é considerada uma aplicação segura e devida a não incidência de alguns encargos o que torna mais atrativo e popular em que as pessoas que não gostam de correr risco. Mas a poupança é também uma aplicação com baixo rendimento se comparado a outras opções disponíveis no mercado de investimentos, como é o caso das aplicações nos fundos de renda fixa, fundos de ações, títulos do tesouro, imóveis e outros.

Mas o rendimento da poupança já sofreu diversas alterações ao longo do tempo e atualmente é utilizado em uma metodologia mais ou menos variável, onde a fórmula para cálculo do rendimento da poupança pode ser diferente dependendo do resultado taxa Selic. Veja abaixo como funciona a regra para cálculo do rendimento da poupança pela atual legislação.

Regra para rendimento da Poupança

As regras para o rendimento dos depósitos feitos em conta poupança são as seguintes:

  • 0,5% ao mês quando a Taxa Selic estiver acima de 8,5%; ou
  • 70% do valor da Taxa Selic, quando ela estiver abaixo de 8,5%.

Você pode consultar a íntegra da fórmula no site do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/estatisticas/remuneradepositospoupanca

Sim, é um rendimento bem baixo e existem outras aplicações com rendimentos maiores.

Data base

Outra característica importante para ser considerado é que o rendimento da poupança ocorre de acordo com a data base, isto é, se a data base for dia 05/05/2013 e o investidor fizer o saque da poupança no dia 04/06/2013, então não haverá nenhum rendimento pois não foi completado o período de 30 dias a partir da data base.

Vale pena?

Conforme visto acima os juros em qualquer situação acaba ficando bem baixo e provavelmente ficará abaixo de muitas outras opções de investimentos, como os fundos de renda fixa, ações, imóveis é possivelmente até do dólar. Mas para quem quer segurança alguns benefícios como isenção de imposto de renda, a poupança mesmo com uma taxa de juros baixa ainda é um porto seguro.

Qual banco rende mais juros na poupança?

Se uma pessoa deseja abrir uma conta poupança e busca o melhor rendimento possível para o dinheiro, em qual banco seria mais recomendado levando em conta a possibilidade de melhores rendimentos

Em qualquer um dos bancos o dinheiro aplicado na poupança irá render igualmente, pois a taxa de rendimento é definida pelo governo federal. Basicamente o rendimento deve variar apenas em relação a quantia depositada e o tempo de duração do depósito. Quanto maior o valor depositado e o tempo de permanência do deposito, maiores serão os rendimentos desta poupança.

Depósito inicial

O que pode variar de banco para banco é a quantia mínima de dinheiro necessário para se abrir a poupança e dar início ao seu investimento. A poupança é um investimento de baixíssimo risco, o único risco existente é a falência do banco onde o dinheiro foi aplicado, mas neste caso o Fundo Garantidor de Crédito nacional, garante o recebimento do valor aplicado até um limite de 250 mil reais.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.