O que são escolas estaduais e como elas funcionam?

Para atender a essas questões e te auxiliar nesse procedimento de inscrição na escola estadual que elaboramos este post com 10 itens com tudo o que você deve conhecer para assegurar a sua vaga Ensino Médio.

Home » Educação

As escolas de Rede Estadual, como o nome sugere, são administradas pelo Governo do Estado. Assim, os colégios estaduais de São Paulo são de responsabilidade do Governo de São Paulo, por exemplo.

As escolas municipais, em contrapartida, são administradas pela prefeitura da cidade.

Escolas estaduais e suas responsabilidades

A escola estadual é incumbida pelo provimento de vagas para alunos do Ensino Médio, ou seja, para as 1ª, 2ª e 3ª séries do que seria o colegial. Uma das exigências para ingressar no Ensino Médio é a conclusão do fundamental.

Em certos estados, antes do registro na escola, o pré-cadastro é feito on-line. Nessa fase, o pai ou responsável legal do estudante sinaliza por meio de um formulário online que o estudante precisa de uma vaga.

Em seguida, o estudante será encaminhado para um colégio de sua predileção e os responsáveis deverão comparecer pessoalmente à escola para entregar os documentos e formalizar a matrícula. Porém, nos demais estados existe somente uma etapa de registro, que deverá ser realizada presencialmente pelo secretariado da escola que anseia estudar..

Requisitos

Todos os alunos do Brasil que concluir o Ensino Fundamental poderão estudar o Ensino Médio, pois é dever do estado assegurar que todos em fase escolar consigam uma vaga em uma unidade de ensino.

Os que, por qualquer motivo, não concluir o Ensino Médio na idade indicada (usualmente entre os 15 aos 18 anos) poderão fazê-lo regressando à escola por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conhecendo um pouco o EJA

A Educação de Jovens e Adultos – EJA é um modo de educação instituída pelo Governo Federal que permeia todas as fases da educação básica do Brasil e é direcionada a jovens, adultos e também idosos que não obtiveram entrada à educação convencional em idade ideal.

Isso autoriza que os alunos recomecem seus estudos e concluam sua formação em um curto espaço de tempo, e assim possam ter melhores chances no mercado.

Certificação EJA

O certificado EJA era denominado até pouco tempo atrás de exame supletivo. Um teste para avaliar as aptidões dos alunos para obter um certificado de finalização do ensino fundamental ou médio. Aqueles que estudam de forma independente ou em outras iniciativas não relacionadas ao EJA igualmente podem se inscrever nesse teste para obter a certificação.

A avaliação EJA fundamental é aplicada por órgão municipal ou estadual de ensino. O estudante deve consultar sua cidade sobre os períodos e a documentação comprobatórios solicitados para a inscrição, bem como o local do exame e a data correspondente. As inscrições são gratuitas e os estudantes devem ter no mínimo 15 anos para fazer o teste e solicitar a certificação EJA.

Matrícula nas escolas estaduais

O cronograma de inscrição nas redes públicas de ensino se alteram de acordo com cada localidade. Deve-se observar que as datas presumidas podem não ser exatas para todo o país. Nós encorajamos você a ficar de olho nas notícias relativas à educação em sua localidade, bem como verificar o website do governo do seu estado frequentemente.

Onde a matrícula pode ser feita?

A inscrição igualmente varia de acordo com a localidade. Em diversos casos a matrícula ou a pré-matrícula é feita on-line por meio de um site elaborado pela secretaria de ensino estadual.

Nos demais casos, o procedimento é feito de modo presencial no secretariado da unidade de ensino onde o aluno quer estudar. Nesse exemplo, recomendamos que você entre em contato com a escola para entender mais acerca do processo de registro. De modo contrário você pode perder o prazo de matrícula e seu filho ficará sem um lugar para estudar.

Inova

O governo do estado de estado de São Paulo, implementou o Inova Educação em 2019. É um modelo educacional pioneiro que visa formar estudantes de escolas públicas para os dilemas e chances do século XXI através de 3 elementos curriculares: eletivas, projetos de vida e tecnologia.

Eletivas

Desde 2020, as alternativas de matérias eletivas ofertadas aos 2 milhões de estudantes inscritos nos últimos anos do fundamental e médio são estabelecidas em associação com os estudantes da rede e o grupo de professores.

Dinâmica

A cada seis meses, os jovens escolhem as disciplinas que desejam estudar conforme as alternativas ofertadas pela unidade de ensino. Os alunos participam da determinação de uma série de disciplinas eletivas. Haverá duas vezes por semana as aulas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.