10 itens sobre bolsa de estudos para faculdade

Há bolsas para estudantes em distintos níveis de formação, mas são particularmente importantes quando se trata de educação superior, pois concedem a entrada às principais universidades.

Home » Educação

Como funciona as bolsas de estudo?

As bolsas permitem um desconto no valor mensal pago para permanecer cursando a faculdade. Podem ser completas, permitindo desconto integral, ou seja, relativos a cem por cento do valor cobrado pela universidade ou parciais, quando apenas uma parcela dos custos é deduzida.

Institutos de ensino podem oferecer bolsas de estudo aos estudantes. Muitos alunos encontram ai uma solução para quando não conseguem bancar o curso escolhido em uma universidade particular. Confira em detalhes o que você precisa saber sobre bolsa de estudos para faculdade

Há bolsas para estudantes em distintos níveis de formação, mas são particularmente importantes quando se trata de educação superior, pois concedem a entrada às principais universidades. Como essa vantagem pode surgir de diversas formas, vale a pena entender mais acerca dele e como você pode desfrutar das ofertas de bolsas utilizáveis no país.

Bolsa integral

As bolsas integrais são cem por cento financiadas por instituições ou programas governamentais. Consequentemente, o estudante não desembolsa nada para estudar ao longo de todo o curso.

Bolsa parcial

Algumas bolsas podem variar o desconto fornecido, sendo parcial, dependendo da sua instituição ou do desempenho acadêmico.

Nesse cenário, a universidade ou projeto pode custear parte da mensalidade e a outra parcela permanece por conta do aluno. Recordando que o valor que falta pagar pode ser financiado por iniciativas governamentais como o Fies, ou por financiamentos próprios de cada universidade. Por exemplo, bolsistas do Prouni podem participar do Fies.

Benefícios da bolsa de estudos

Os estudantes interessados em se inscrever em um instituto de educação superior têm ótimas razões para se candidatar à bolsa de estudos. Em primeiro lugar está a economia gerada.

Além disso, os estudantes academicamente bem-sucedidos podem vincular seu aprendizado apenas as notas, não se preocupando com às questões financeiras. Assim, ele fica mais estimulado para progredir no curso e se transformar em um profissional bem mais qualificado.

Opções de bolsa de estudos

As bolsas podem ser concedidas por iniciativas públicas ou por companhias privadas, segundo diferentes estratégicas. As bolsas do governo podem ter natureza federativa, estadual ou municipal, com maior ênfase na inserção de alunos de baixo rendimento no ensino superior. Subsídios privados protegem os anseios das instituições. É usual que eles financiem estudantes mais bem-sucedidos na tentativa de atrair os mais talentosos para o corpo discente.

Bolsas de estudo públicas

Entre as soluções financiadas pelo governo destaca-se o Programa Universidade para Todos (Prouni), uma política do Governo Federal para permitir a entrada de alunos de baixa renda em faculdades privadas. Os requisitos para isso incluem realização do ENEM e término de todo o Ensino Médio em uma unidade de ensino pública ou privada com bolsa de estudos integral.

O Prouni confere bolsas integrais ou parciais aos estudantes 2x ao ano. Vale ressaltar que bolsas podem ser criadas para o custeio dos cursos ou funcionar como estímulo aos pesquisadores. Nesse caso, o Prouni atua como mensalidade de universidades particulares e financiamento de pesquisas em andamento.

Bolsas de estudos privadas

Institutos de ensino também podem ofertar bolsa de estudos para seus estudantes. Várias delas são clássicas e tendem dar abatimentos de até cem por cento nas mensalidades para estudantes que obtiverem melhores resultados no vestibular ou no Enem. São as tidas bolsas de mérito.

A diferença de um programa privado em comparação com a um programa público é grande. As empresas privadas tendem a abranger mais modalidades, como cursos a distância (EAD) e pós-graduação lato sensu (especialização e MBA).

Como obter uma bolsa de estudos?

A forma mais famosa é o Programa Universidade para Todos. Ao realizar a prova do Enem e se adequar às diretrizes do Prouni, você ganha desconto no valor total da mensalidade.

As diretrizes do Prouni são bem claros: realizar o Enem com nota mínima de 450 pontos, ter rendimento familiar mínimo de até um salário mínimo e meio por indivíduo para bolsa integral e de um e meio a três para bolsa parcial. Além disso, docentes de escolas públicas e indivíduos com deficiência podem fazer o exame.

Bolsas de estudo no exterior

Cada projeto tem seu próprio procedimento de seleção, mas, de modo geral, o estudante deve preencher uma inscrição que demonstra rendimento e alto desempenho universitário. Para ter mais oportunidades de conseguir uma bolsa estrangeira, o aluno igualmente pode pedir uma carta de recomendação ao corpo docente da escola onde concluiu o Ensino Médio ou Superior.

Diferença entre bolsa de estudo e crédito estudantil?

É usual a dúvida acerca da bolsa de estudos e o empréstimo estudantil. No caso da bolsa, uma instituição banca com os custos relacionados às atividades do estudante sem compensação, ou melhor, a compensação é o seu bom desempenho acadêmico ou alguma outra vantagem que não seja o pagamento de mensalidades.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.