O que é SQL? Linguagem de consulta em Banco de Dados Relacionais

SQL Linguagem de Consulta Estruturada. Conceitos de SQL, perguntas e respostas sobre SQL. A definição de SGDB e os principais banco de dados do mercado.

Home Tecnologia

Há inúmeras linguagens no mercado de informática: linguagens de programação orientadas a objeto, estruturadas, de marcação de texto e por aí vai. Entre elas há uma linguagem que voltada para banco de dados, estamos falando do SQL. SQL (Linguagem de consulta estruturada, em português) é uma linguagem que todo programador, técnico ou administrador de banco de dados deve conhecer. Sua aplicação é extremamente ampla no mercado de banco de dados e programação.

A definição, linguagem de banco de dados é minha e talvez você não encontre outras referências desta forma. Usei este termo pois na prática ela é uma linguagem de banco de dados relacionais.

Perguntas e respostas sobre a linguagem SQL:

O que é SQL?

A linguagem SQL (Structure query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) é a linguagem padrão ANSI (American National Standards Institute - Instituto Nacional de Padronização Americano) para a operação em bancos de dados relacionais. A linguagem SQL foi criada para atender a todos os bancos de dados relacionais e permitir que usuários possam acessar qualquer banco usando a mesma base de conhecimento.

O que é um banco de dados relacional?

É um tipo de banco onde a sua estrutura ou objetos relacionam-se entre si. Este é o ponto alto dos bancos relacionais, pois ao atrelar um objeto a outro ele se torna muito mais consistente, evitando acidentes com os dados e garantindo a integridade dos mesmos.

O termo muito comum neste tipo de banco é a chamada integridade relacional onde um objeto A relaciona-se com um objeto B atrelando uma chave primária a uma chave estrangeira.

SQL é igual em todos os bancos de dados?

Inicialmente imagina-se que a linguagem SQL seria a mesma para todos os bancos de dados, porém, algumas empresas desenvolvedoras de banco de dados, entre elas a Microsoft e a Oracle, fizeram aperfeiçoamentos na linguagem SQL e acabaram criando versões próprias de acesso ao seu banco de dados.

Geralmente o padrão é chamado de SQL ANSI que é padronizado e serve para qualquer banco de dados. Já os específicos podem ser o PL SQL adotado pela Oracle ou o Transact-SQL adotado pela Microsoft para o seu principal banco de dados.

SQL é a mesma coisa que SQL Server?

Não. SQL é uma linguagem universal para trabalhar com banco de dados relacional, SQL Server é um software de banco de dados da Microsoft.

Se eu aprender SQL poderei trabalhar então com qualquer banco de dados?

Em tese sim, é preciso considerar duas coisas neste caso:

  1. Conforme visto acima, alguns bancos de dados tratam a linguagem SQL de forma diferente e é preciso considerar isto.
  2. Os bancos de dados usam SQL, mas eles têm outras funções também como instalação, sistemas de arquivos e administração em geral que por sua vez são diferentes uns dos outros.

Quais os principais comandos do SQL?

Os comandos DDL - Data Definition Language são : Create, Alter e Drop.

Os comandos DML - Data Manipulation Language são: Select, Insert, Update e Delete.

Dê um exemplo de SQL que rode em todos os bancos de dados?

select * from [tabela]

Dê um exemplo de SQL que seja específico para determinados bancos de dados?

Um caso bem simples é quando você precisa concatenar dois campos. Veja como seria o exemplo em SQL Server e Access.

select campoA + campoB from [tabelas]

Já em MySQL será necessário usar uma função que o concat. Veja o exemplo abaixo:

select concat(campoA, campoB) from [tabelas]

O que significa SGDB?

Significa Sistema Gerenciador de Banco de Dados e é o termo mais corretamente aplicado aos principais softwares de banco, como o Oracle, por exemplo. É comum usar a sigla SGDB para os sistemas ou softwares e o termo base de dados para cada banco em si que eles gerenciam.

Quais os principais SGDB do mercado?

  • Oracle: É o principal software desta categoria e detêm boa parte do mercado de SGDB atualmente. É altamente robusto, caro e muito usado em grandes empresas para atender a grandes demandas de dados.
  • SQL Server: É talvez o principal concorrente do Oracle e igualmente robusto. Por ser um produto da Microsoft, ele funciona muito bem em servidores Windows Server e por este motivo e outros, também detêm boa participação no mercado.
  • MySQL: Foi criado como um software livre e se tornou muito popular por ser amplamente usado na internet, especialmente em conjunto com a linguagem PHP. Acabou sendo vendido e hoje faz parte do portfólio da Oracle.
  • MariaDB: Depois que o MySQL foi vendido o próprio criador do MySQL deu continuidade a outro projeto tendo este como base e passou a chamá-lo de MariaDB. Em tese ele é o que o MySQL foi, ou seja, um software livre para gerenciamento de banco de dados e creio que a intenção é que ele venha ocupar o espaço que o seu antecessor criou.
  • PostgreSQL: É também um software livre e uma alternativa ao MySQL.
  • Entre outros

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio