Janeiro tem 31 dias? Fatos importantes sobre o mês de janeiro

Veja uma série de informações sobre o primeiro mês do ano, acontecimentos importantes e principais fatos relacionados com o mês de janeiro.

Janeiro é o primeiro mês do ano, sendo importante em diversos aspectos da vida cotidiana das pessoas. Abaixo uma lista não ordenada de fatos, acontecimentos e informações sobre o primeiro mês do ano:

  1. O mês de janeiro tem 31 dias e com isso faz parte do grupo de meses mais longo do ano. Além dele, os meses de março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro também tem 31 dias.
  2. Por ser o primeiro mês do ano, ele é também o primeiro mês do semestre, do trimestre ou do bimestre. Essas classificações em grupos de meses são bastante usadas em diversas atividades, como escolares que geralmente usam bimestres, econômicas que podem usar tanto trimestre, como semestre, dentre outras.
  3. Em janeiro tem apenas um feriado nacional, que é o dia 1 “Confraternização Universal”, "Ano Novo" ou ainda "Dia mundial da Paz". Este é um dos poucos feriados em que realmente fecham-se praticamente quase todos os comércios, excluindo apenas as atividades essencialmente necessárias. Como o próprio nome diz, é um feriado dedicado à confraternização, reunião e comemoração pelo novo ano que se inicia.
  4. Normalmente o mês de janeiro é um mês de férias escolares no Brasil e portanto é o período em que os pais aproveitam para viajar e realizar atividades extra com os filhos. Por ser férias escolares, é também um período em que ocorre muitas atividades destinados a estudantes, como os acampamentos, cursos de férias, atividades recreativas e outros.
  5. Do ponto de vista da economia em geral, janeiro é um mês normalmente pouco aquecido, por geralmente estar num período pós festas de fim de ano, férias escolares e para muitas pessoas um período ideal também para tirar férias de trabalho.
  6. No mês de janeiro acontece o vencimento do IPVA dos automóveis no Brasil. Para aqueles que optam por pagar parcelado, devem fazer o pagamento da primeira parcela em janeiro, já aqueles que desejam quitar o valor do IPVA, devem fazer o pagamento integral no mês de janeiro.
  7. O mês de janeiro é também um mês simbólico para muitas pessoas, talvez por ser o primeiro do ano, ele representa recomeço. É como se a virada do ano terminasse um ciclo e começasse um novo ciclo. Para outros é apenas um mês comum como qualquer outro.
  8. O mês de janeiro tem como característica também o fato de ser bastante chuvoso em boa parte do Brasil, especialmente na região sudeste. Os acumulados de chuva costumam ser bastante elevados nos estados dessa região, bem como as temperaturas geralmente são bastante elevadas.
  9. Outra característica deste mês é o fato de os dias serem bastante longos e as noites mais curtas. Esta é uma característica dos meses de dezembro e janeiro e está relacionada com o fato da inclinação da terra permitir o maior número de horas de sol. No hemisfério sul. No final do mês de dezembro, ocorre o solstício de verão, com o dia mais longo e a noite mais curta do ano. O processo é invertido nos meses próximos ao solstício de inverno que ocorre no final de junho.
  10. Um fato relevante que ocorre no mês de janeiro, pelo menos de dois em dois anos, é a posse de novos governantes no país. Como as eleições acontecem no final do ano, a posse dos candidatos eleitos, acontecem geralmente no dia 1 de janeiro do ano que sucede as eleições.
  11. Isso se aplica eleições municipais com a posse de prefeitos e vereadores, bem como eleições nacionais com a posse de governadores e deputados estaduais, presidente da república, deputados federais e senadores.

Alguns acontecimentos importantes no mês de janeiro:

No dia 8 de janeiro de 2021, um enorme bloco de rochas se desprendeu de uma das paredes de um cânion no lago de Furnas em Capitólio e caiu sobre algumas embarcações que estavam no local. O acidente matou 10 pessoas e deixou outras feridas.

Também em janeiro de 2021 houve a intensificação dos problemas causado pelo aumento de casos de pessoas infectadas pela variante do coronavírus, chamada de Ômicron. O Brasil e o mundo já haviam sofrido nos anos anteriores com pandemia do coronavírus, mas em 2021, esta nova variante tinha uma capacidade de infecção muito superior aos casos anteriores.

Algumas personalidades importantes que nasceram no mês de janeiro:

  • J. R. R. Tolkien, escritor inglês
  • Mel Gibson, ator e cineasta estadunidense
  • Michael Schumacher, ex-automobilista alemão
  • Greta Thunberg, ativista ambiental sueca
  • Isaac Newton, físico britânico
  • Casimiro de Abreu, poeta brasileiro
  • Lewis Hamilton, automobilista britânico
  • Elvis Presley, cantor e ator norte-americano
  • Kim Jong-un, político norte-coreano
  • Benjamin Franklin, escritor, estadista e inventor norte-americano
  • Paul Allen, empresário e filantropo norte-americano (cofundador da Microsoft)
  • Tomás de Aquino, religioso italiano
  • Antônio Carlos Jobim, compositor brasileiro

Algumas personalidades importantes que morreram no mês de janeiro:

  • Johann Christian Bach, compositor alemão
  • Aluísio Azevedo, caricaturista, romancista e diplomata brasileiro
  • Lenin, revolucionário russo
  • Osvaldo Aranha, político e diplomata brasileiro
  • Dom Bosco, religioso, educador e escritor italiano
  • Paula de Bragança, princesa do Brasil
  • Luís XII de França
  • Dentre outros

Fontes e Referências

Janeiro em Wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Janeiro

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp


VEJA TAMBÉM:

© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.