Quais meses do ano tem 30 e 31 dias?

Será que existe uma forma simples de entender quais os meses têm 31 dias e quais tem 30 dias? Veja neste artigo uma proposta simples, porém eficiente de você entender isso de uma vez por todas.

Home » Cidadania

Você sabe qual é o número do seu CPF ou RG? Sabe a data de aniversário da sua esposa ou marido? Sabe a quantidade de copas do mundo a seleção brasileira de futebol masculino já ganhou?

Para todas essas perguntas a resposta é relativamente simples, mas nem todas as pessoas sabem isso de cor e o mesmo acontece com os meses do ano que sempre gera uma confusão em saber quais meses tem 31 dias e quais meses tem 30 dias.

A resposta é simples: os meses com 31 dias são: janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.

Já os meses com 30 dias são: abril, junho, setembro e novembro. O mês de fevereiro foge a regra e tem apenas 28 dias.

Mas se você não guarda o número do seu CPF, provavelmente não guardará essas informações também e portanto precisamos de um método que fique fácil para você lembrar quais são os meses com 31 dias e quais tem 30 dias.

Embora não seja o único, eu vou propor aqui uma forma bem simples de você usar para lembrar com extrema facilidade os meses que têm 31 dias no ano.

A regra é a seguinte: os meses com 31 dias, são os meses ímpares até julho e depois de julho todos os meses pares.

Veja tabela abaixo entenda bem como essa regra pode ser simples para você lembrar com facilidade:

Número do mêsímpar/parMêsQtde de dias
1ímparjaneiro31
2parfevereiro28
3ímparmarço31
4parabril30
5ímparmaio31
6parjunho30
7ímparjulho31
8paragosto31
9ímparsetembro30
10paroutubro31
11ímparnovembro30
12pardezembro31

Mas porque existe alguns meses que são com 30 dias e outros com 31?

Bem, como sabemos o ano tem 365 dias e se você pegar esse valor e dividir por 12 meses vai encontrar algo próximo de 30,41. Ou seja, não dá para trabalhar com uma divisão exata e portanto para fazer o equilíbrio alguns meses tem que ficar com pouquinho a mais, ou seja 31 dias e outros com pouquinho a menos, ou seja 30 dias. Desta forma é possível na soma da quantidade de dias por mês e chegar a 365.

Mas e o ano bissexto?

O ano bissexto é uma correção necessária no cálculo que acabei de citar acima. Ele ocorre de 4 em 4 anos e neste ano o mês de fevereiro tem 29 dias. Este é na verdade um ajuste que é necessário, pois na prática o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Com isso se todos os anos tivessem apenas os 365 dias, sobraria 5 horas, 48 minutos e 48 segundos todos os anos. Então se você multiplicar por 4 chegará a a um valor próximo de 24 horas. Então ao acrescentar um dia no calendário em cada 4 anos faz esse ajuste e mantem o equilíbrio.

Qual a importância de saber isso?

Bom, primeiro para você não se atrapalhar e pensar que um mês já terminou quando não terminou, ou achar que ele não terminou quando de fato já terminou.

Segundo que se trata de um calendário oficial onde tudo gira em torno disso quando o assunto é data. Desta forma pessoas, empresas e governos se orientam de acordo com o calendário oficial que temos, logo isso tem uma importância significativa para diversas coisas que fazemos em nosso dia a dia.

Terceiro que pode ser uma informação importante para você dar para alguém quando esta pessoa tiver a mesma dúvida e não tiver lido esse artigo. Lembre-se que você pode ser útil a outras pessoas mesmo em situações corriqueiras e com informações relativamente simples, mas importante para aquele momento que a pessoa está precisando.

Coisas a se pensar

Nos meses de 31 dias, você trabalha mais, ou pelo menos em tese sim. Para aqueles que tem seu ganho atrelado a quantidade de horas trabalhadas pode ser bom, pois poderá ter um ganho a mais.

Por outro lado, se você paga aluguel de casa por exemplo, nos meses de 31 dias, pelo menos em tese você aproveita mais. Mas é claro que na prática não muda muita coisa.

Se dividir 365 dias no ano por 12 meses chegará a 30,416. Com isso não daria para ter todos os meses com a mesma quantidade de dias, portanto, ter um mês com 31 e outro com 30 é inevitável.

Uma possível solução seria fazer o seguinte: colocar todos os meses com 30 dias. Isto daria 360 dias. Os dias restantes criaria-se um mês extra com 5 para os anos comuns e 6 dias para os anos bisextos. Esta é uma ideia interessante, inclusive pensei nisso agora. Se no futuro fizerem isto, lembre-se que eu já tinha pensado nisso.

Por fim, poderia abolir os meses e considerar apenas, dias, semanas e anos. Assim, os contratos, compromissos e toda a questões da sociedade seriam definidos por semana e não por mês.

Por exemplo: Você receberia seu salário semanal, assim como pagaria o aluguel da casa, dentre outros casos.

PS: Em alguns países já funciona mais os menos assim, tendo a semana como referência. Acho que isto faz bastante sentido.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.