Quais meses do ano tem 30 e 31 dias?

Será que existe uma forma simples de entender quais os meses têm 31 dias e quais tem 30 dias? Veja neste artigo uma proposta simples, porém eficiente de você entender isso de uma vez por todas.

Home » Cidadania

Você sabe qual é o número do seu CPF ou RG? Sabe a data de aniversário da sua esposa ou marido? Sabe a quantidade de copas do mundo a seleção brasileira de futebol masculino já ganhou?

Para todas essas perguntas a resposta é relativamente simples, mas nem todas as pessoas sabem isso de cor e o mesmo acontece com os meses do ano que sempre gera uma confusão em saber quais meses tem 31 dias e quais meses tem 30 dias.

A resposta é simples: os meses com 31 dias são: janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro.

Já os meses com 30 dias são: abril, junho, setembro e novembro. O mês de fevereiro foge a regra e tem apenas 28 dias.

Mas se você não guarda o número do seu CPF, provavelmente não guardará essas informações também e portanto precisamos de um método que fique fácil para você lembrar quais são os meses com 31 dias e quais tem 30 dias.

Embora não seja o único, eu vou propor aqui uma forma bem simples de você usar para lembrar com extrema facilidade os meses que têm 31 dias no ano.

A regra é a seguinte: os meses com 31 dias, são os meses ímpares até julho e depois de julho todos os meses pares.

Veja tabela abaixo entenda bem como essa regra pode ser simples para você lembrar com facilidade:

Número do mêsímpar/parMêsQtde de dias
1ímparjaneiro31
2parfevereiro28
3ímparmarço31
4parabril30
5ímparmaio31
6parjunho30
7ímparjulho31
8paragosto31
9ímparsetembro30
10paroutubro31
11ímparnovembro30
12pardezembro31

Mas porque existe alguns meses que são com 30 dias e outros com 31?

Bem, como sabemos o ano tem 365 dias e se você pegar esse valor e dividir por 12 meses vai encontrar algo próximo de 30,41. Ou seja, não dá para trabalhar com uma divisão exata e portanto para fazer o equilíbrio alguns meses tem que ficar com pouquinho a mais, ou seja 31 dias e outros com pouquinho a menos, ou seja 30 dias. Desta forma é possível na soma da quantidade de dias por mês e chegar a 365.

Mas e o ano bissexto?

O ano bissexto é uma correção necessária no cálculo que acabei de citar acima. Ele ocorre de 4 em 4 anos e neste ano o mês de fevereiro tem 29 dias. Este é na verdade um ajuste que é necessário, pois na prática o ano tem 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 48 segundos aproximadamente. Com isso se todos os anos tivessem apenas os 365 dias, sobraria 5 horas, 48 minutos e 48 segundos todos os anos. Então se você multiplicar por 4 chegará a a um valor próximo de 24 horas. Então ao acrescentar um dia no calendário em cada 4 anos faz esse ajuste e mantem o equilíbrio.

Qual a importância de saber isso?

Bom, primeiro para você não se atrapalhar e pensar que um mês já terminou quando não terminou, ou achar que ele não terminou quando de fato já terminou.

Segundo que se trata de um calendário oficial onde tudo gira em torno disso quando o assunto é data. Desta forma pessoas, empresas e governos se orientam de acordo com o calendário oficial que temos, logo isso tem uma importância significativa para diversas coisas que fazemos em nosso dia a dia.

Terceiro que pode ser uma informação importante para você dar para alguém quando esta pessoa tiver a mesma dúvida e não tiver lido esse artigo. Lembre-se que você pode ser útil a outras pessoas mesmo em situações corriqueiras e com informações relativamente simples, mas importante para aquele momento que a pessoa está precisando.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.