Simulador da Caixa. Simulação de Financiamento da Casa Própria

Veja como funciona o simulador da Caixa para financiamento residenciais e comerciais, tanto de imóveis novos, usados e construção. Minha Casa Minha Vida e outras opções. Perguntas e respostas sobre o assunto.

Home » Cidadania

Quem está interessado em adquirir um imóvel financiado pela Caixa poderá fazer uma simulação de financiamento da casa própria pelo site da Caixa Econômica Federal. O Simulador da Caixa é bastante simples de usar e é o mesmo simulador que os funcionários da Caixa usam quando você vai pessoalmente à Caixa. Com ele, você poderá simular o financiamento de imóveis residenciais e comerciais, tanto de imóveis novos, usados e construção. Tem opção de simulação para o Programa Minha Casa Minha Vida e outras opções de financiamento com ou sem o uso de recursos do FGTS, caso estejam disponíveis.

O Simulador da Caixa

Passo 1:

Para usar o simulador da caixa, acesse o site www.caixa.gov.br, vá até Habitação e clique em Simulador. Para que a simulação ocorre é necessário informar com exatidão os dados necessários para a montagem do resultado.

simulador Caixa imóveis residenciais

Figura 1: Simulador da caixa

• Pessoa Física ou Jurídica

Aqui você deverá informar se o financiamento é para uma empresa (pessoa jurídica) ou para pessoas físicas.

• Tipo de financiamento

Você deverá escolher se o financiamento é para um imóvel é comercial, residencial, crédito livre ou crédito para emigrante.

• Categoria do financiamento

Na categoria você deverá informar se é um imóvel novo ou usado, se é um terreno, construção, reforma, etc. Normalmente haverá uma pequena diferença de valores das parcelas entre imóvel novo e usado.

• Cidade e estado onde está o imóvel que será financiado

Informe a cidade e estado onde o imóvel será financiado. Não notei diferenças de valores quando você troca de cidade ou estado, mas é possível que exista.

• Valor do imóvel

Aqui você deverá informar o valor do imóvel e não o valor do financiamento.

• Renda bruta familiar

A renda bruta familiar deverá ser a soma de salários e outras rendas de todos os familiares, isto porque um financiamento da caixa visa beneficiar a família como um todo.

• Opção por FGTS

Se você tem mais de três anos de FGTS, mesmo que não seja em períodos consecutivos, poderá marcar esta opção. Isto permitirá usar o saldo disponível do FGTS para abater o valor das prestações, por exemplo.

• Data de nascimento do participante de maior idade

Informe a data de nascimento da pessoa mais velha da família e que irá participar do financiamento.

Passo 2:

Depois de informado todos os dados, clique em avançar e escolha uma das opções disponíveis. Aqui você deve escolhe a forma de relacionamento com a Caixa e este relacionamento significa taxas de juros mais baixas. A melhor opção, ou seja, aquela que lhe dará taxas menores é Relacionamento + Conta salário.

simulação financiamento relacionamento caixa

Figura 2: Simulador da caixa

Passo 3:

Clique em Avançar e você terá o resultado da simulação, como mostrado na tela seguinte:

resultado da simulação de financiamento Caixa

Figura 3: Simulador da caixa

Em alguns casos ele mostrará três opções de parcelas para o financiamento do imóvel. Considere a última, já que ela é mais baixa, porém, para usar esta última tabela você deverá colocar as prestações em débito automático e adquirir um pacote de produtos da Caixa, como cartão de crédito, cheque especial, etc.

Para modificar os valores das parcelas, bem como o percentual que pode ser financiado, altere o prazo de pagamento ou a renda bruta familiar, por exemplo.

A casa própria é um sonho de muita gente. Se você pretende fazer um financiamento  para realizar este sonho, comece pelo simulador da Caixa.

Algumas considerações

Vale a pena financiar um imóvel pela Caixa?

O financiamento habitacional geralmente é feito visando atender uma necessidade prioritária que é a moradia. Logo é um investimento em algo de valor, tanto financeiro, bem como o que ele representa. Sob esse ponto de vista, eu diria que vale a pena. Contudo é preciso pensar também no prazo do financiamento, que para muitos é praticamente para o resto da vida.

Existe alternativa ao financiamento habitacional?

Existe. O consórcio é um deles, mas sinceramente não creio que seja melhor. Pagar a vista é outro e embora seja o ideal, sabemos que para a maioria das pessoas isto não é uma opção.

O que acontece se eu financiar um imóvel pela Caixa e não conseguir pagar as prestações?

Há algumas alternativas, como a renegociação e seguro contra perda do emprego, por exemplo. Em último caso, o imóvel será levado a leilão. Mas faça todo o esforço para não chegar a este ponto.

O que é a Caixa?

A Caixa Econômica Federal é um banco público do governo federal e esta ligado ao Ministério da Fazenda. A Caixa é também um dos bancos mais populares do Brasil e uma dos mais movimentados também.

Além dos serviços bancários regulares como conta corrente, poupança e outras operações financeiras, a Caixa se destaca pelos financiamento de imóveis e serviços ao trabalhador, como o seguro desemprego, PIS, fundo de garantia por tempo de serviço, abono salarial, entre outros.

O que é o leilão de imóveis da Caixa?

A Caixa Econômica realiza também os leilões de imóveis. Esses imóveis são aqueles em que a pessoa deixou de pagar as prestações do financiamento e neste caso a Caixa realiza o leilão do imóvel para cobrir a dívida. Informações sobre os leilões de imóveis da Caixa, Aqui.

O que é o consórcio da Caixa?

Outra opção oferecida pela Caixa Econômica Federal é o consórcio de imóveis. Os detalhes do consórcio pode ser visto aqui.

Qual é o site e telefone da Caixa?

Para você obter informações sobre os produtos da Caixa, acesse o site www.caixa.gov.br ou pelo telefone: 0800 726 0101 Serviço de Atendimento ao Cliente e 0800 726 0505 Atendimento Comercial.

Cartão Aluguel

Cartão de crédito que será usado para servir de fiador para locação de imóveis. É um serviço pouco conhecido para locatários de imóveis.

Consórcio da Caixa vale a pena?

Consorcio imobiliário da Caixa é muito lento. Pergunte pra quem tem. Não entre nessa. Estou em processo de aquisição de imóvel Há 4 meses e nada resolvido. Os vendedores fogem de consórcio. Eles dizem que falta isso e aquilo. Quando vc entrega dizem que não receberam. Levi // Hortolancia

nunca tive, mas compartilho quase o mesmo ponto de vista. Certa vez considerei a possibilidade de adquirir um consórcio imobiliário da Caixa, mas desisti pois não vi muitas vantagens. Se bem que eu tinha pressa em ser contemplado e a opção de lance me pareceu pouco viável. Para quem não tem muita pressa, acho que é um boa sim. luis.blog.br

Minha Casa Minha Vida

preciso ter minha casa própria e esta é a única maneira q encontrei; porque ouvi falar que o programa minha casa minha vida ajudaram muitas pessoas a realizarem o sonho de ter sua casa própria; e com uma forma mais fácil de pagar para nós que não temos dinheiro para comprar a vista. Patrícia Rodrigues da Silva // curitiba

O programa Minha Casa Minha vida é uma opção de financiamento com juros mais baixos e em alguns casos com subsídio do governo. Acredito que para quem tem pressa em ter a casa própria o Minha Casa Minha Vida é uma boa opção. O consórcio é melhor para investimento ou para quem não tem muitas pressa em ser contemplado. luis.blog.br

Carta de crédito contemplada

Olá, tenho uma carta de consorcio contemplada da caixa econômica, mas não estou conseguindo comprar um imóvel onde moro. Gostaria de vender, mas não encontro um lugar onde possa negociar sem intermediários. Se tiver dicas eu agradeço, [email protected]Erika // Rio de Janeiro

Existem sites onde é negociado carta de crédito contemplada, mas como você quer sem intermediários, o ideal seria anunciar em jornais da sua cidade ou em sites de classificados. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.