Cartão Cidadão - Cartão do trabalhador na Caixa. PIS e FGTS

Para que serve e como solicitar o Cartão Cidadão da Caixa. Quem pode solicitar o Cartão Cidadão e para benefícios como Abono Salarial, Bolsa Família, Seguro Desemprego, etc.

Home » Cidadania

O Cartão Cidadão foi criado pelo governo Federal com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão á seus benefícios, ele é emitido pela Caixa destinado a todos os trabalhadores sejam de qual classe pertencente for, foi criado para substituir o Cartão do Trabalhador, e pode ser usado para diversas finalidades de consulta e recebimento dos benefícios sociais, tais como o PIS, FGTS, Bolsa Família, Seguro Desemprego entre outros benefícios com os quais pode ser feita a consulta ou o recebimento através do Cartão Cidadão.

Cartão Cidadão

A finalidade é bem útil, a maioria das coisas que você precisar fazer e em  apenas um só cartão, o cartão cidadão, consultar, sacar, e  outros serviços mais.

Como solicitar o cartão do trabalhador

Para solicitar o cartão cidadão basta que juntamente com o seu PIS, RG, CPF  e CTPS, você ou entre em contato pelo telefone (0800-726-0101), ou então vá até a uma agência da Caixa Econômica Federal mais próxima de você, levando é claro todos os documentos necessários.

É bom lembrar que caso você já possua um cartão de beneficio social (Bolsa Família, por exemplo), por conta disso a solicitação do seu cartão cidadão não será atendida, e o seu cartão cidadão não será emitido, pois tanto um quanto outro possui a mesma finalidade, consultar e receber os benefícios que já estejam cadastrados.

Quem pode solicitar

É possível que seja solicitado o cartão cidadão por todos os cidadãos trabalhadores que estiverem devidamente cadastrados no PIS/PASEP,e que seus dados estejam atualizados, então será emitido e entregue o cartão cidadão.

Para que serve

Serve para verificar o saldo, extrato e fazer saques do FGTS, e além de poder ser usado para recebimento de benefícios sociais como Abono Salarial, Bolsa Família, Seguro Desemprego, salário anual do PIS, entre outros mais.

Lembrando que o saque da conta que for vinculada ao FGTS só poderá ser retirado o limite de R$ 600,00 com o Cartão Cidadão.

Como usar o Cartão Cidadão

Ao receber o Cartão Cidadão é necessário dirigir-se á agência da Caixa que forneceu seu cartão para que seja efetuado o cadastramento da sua senha de acesso, para que esteja disponível o uso de seu cartão cidadão nos caixas eletrônicos e ter acesso a todos os serviços citados acima, caso não seja feito o cadastro da senha do Cartão Cidadão não será possível a sua utilização.

Para obter mais informações a respeito do Cartão Cidadão, visite a pagina da Caixa. (https://www.caixa.gov.br/fgts/cartao_cidadao.asp)

Como é a burocracia na hora de emitir o Cartão Cidadão?

Para que você possa fazer a emissão do Cartão Cidadão não vai ser preciso demandar muita burocracia, se sua preocupação era essa pode se tranquilizar mais um pouco.

Basta que você se dirija a uma agência da Caixa, ou solicite a emissão do Cartão do Cidadão pelo telefone do setor responsável pelo serviço, de acordo com o site da Caixa você deve ligar para o telefone 0800-726-0207.

Uma recomendação é que você possua o número do seu NIS em mãos, a fim de agilizar ainda mais o processo. Em demais, os dados cadastrais são aqueles de sempre e bem simplificados, portanto você pode se cadastrar hoje mesmo, basta que siga as instruções.

Posso utilizar o cartão em outros terminais de atendimento?

Assim que tiver com o seu Cartão em mãos você vai poder realizar consultas e outros tipos de procedimentos em terminais específicos da Caixa espalhados pelo país inteiro, para isso basta que você já tenha cadastrado a sua Senha do Cidadão.

Através dela será possível consultar dados e demais procedimentos em Casas Lotéricas, Pontos de Atendimento, Terminais de Autoatendimento, correspondentes CAIXA aqui e Agências CAIXA.

Ela é necessária na hora de receber pagamentos e benefícios sociais, por isso não relaxe e providencie logo no seu formulário de cadastramento do Cartão Cidadão Caixa a sua Senha Cidadão.

Como faço para cadastrar a Senha Cidadão?

Para que você possa realizar o cadastro da sua Senha Cidadão a fim de usufruir de todos os benefícios que seu Cartão Cidadão oferece, vai ter de procurar uma agência Caixa, ou então ligar primeiramente para o canal de atendimento de telefone 0800 726 0207, caso opte por se cadastrar em uma Casa Lotérica.

Em todos os casos você vai ter de levar o Termo de Responsabilidade, um documento necessário nesse momento, e um dos seus documentos de identificação. A Caixa recomenda que ele seja um dos abaixo:

  • Carteira de Identidade – expedida pela SSP
  • Carteira de Habilitação – modelo novo e em validade
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social – modelo informatizado
  • Carteira Funcional
  • Identidade Militar
  • Carteira de Identidade de Estrangeiros
  • Passaporte

O que é o Termo de Responsabilidade e como emiti-lo?

Se você leu o tópico anterior e não sabe o que é o Termo de Responsabilidade, com certeza está querendo descobrir. Vamos lá!

Ele é um documento necessário a quem porta o Cartão Cidadão. Você vai precisar utilizar ele todas as vezes que for cadastrar ou recadastrar a sua Senha Cidadão. Todas as pessoas que fizerem o seu cadastro e receberem o Cartão Cidadão vão precisar emitir esse documento.

Através dele você comprova que é o responsável legal pela utilização do cartão. A Caixa adverte que ele só deve ser assinado na presença do atendente da Casa Lotérica ou da Agência da Caixa, fora isso sua origem é de procedência duvidosa. Tome cuidado!

Mas, onde posso adquirir esse documento? Bem, no próprio site da Caixa você tem uma página dedicada ao Cartão Cidadão e nos arquivos para download ele está lá disponível. Para facilitar, você pode imprimir o Termo de Responsabilidade através deste link.

Qual a diferença/semelhança dele e o Cartão Bolsa Família?

Na realidade o Cartão Cidadão é o que permite o acesso dos cidadãos brasileiros aos programas sociais, e no caso do Cartão Bolsa Família, há a disponibilidade um cartão específico a um só programa social, o do mesmo nome, Bolsa Família.

O Cartão Cidadão dá a oportunidade de quem o porta de conseguir receber os demais fundos de programas do governo, como o PIS-PASEP e FGTS. Ele é um cartão que pode ser acessado em todos os canais de atendimento da Caixa, que estão presentes em todos os municípios do Brasil.

Estrangeiros também têm direito?

Você pode pensar que só os brasileiros natos é que têm direito aos benefícios do governo, como o Cartão Cidadão, mas tenho de lhe dizer que se engana.

Os estrangeiros também têm o direito de possuir um cartão cidadão, pois caso eles prestem serviços trabalhistas ao país será necessário o acesso a programas do governo referentes a isso, como o seguro desemprego e FGTS, o que só o Cartão Cidadão pode propiciar.

Para que um estrangeiro possa fazer o cadastro de sua Senha Cidadão vai ter de se locomover a uma Agência da Caixa e levar um dos seguintes documentos, além do Termo de Responsabilidade:

  • Carteira de Identidade de estrangeiros
  • Passaporte

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.