Qual a diferença entre curso técnico, curso de tecnologia ou tecnológico?

Entenda qual é a diferença entre curso técnico, curso superior de tecnologia ou tecnológico e qual deles é melhor. Veja o que significa o termo tecnólogo, bem como outras informações relacionadas ao assunto.

Home » Educação

Curso técnico ou curso superior de tecnologia? Qual é a melhor opção? Para responder a essas e outras perguntas, busquei junto ao MEC a diferença entre curso técnico, curso superior de tecnologia ou tecnólogo. Espero que assim possa contribuir com aqueles que desejam fazer um desses cursos, mas não compreendem a diferença entre eles.

Diferenças entre cursos técnicos e de tecnologia

O que é um Curso Técnico?

Curso técnico é uma modalidade de curso de nível médio destinado a qualificação do aluno para a atuação no mercado de trabalho considerando os diversos setores produtivos. A qualificação técnica pode ser feito nas áreas de saúde e bem estar, meio ambiente, tecnologia da informação, gestão e negócios, turismo e muitos outros.

Basicamente há três modalidades de cursos técnicos:

  • Forma integrada, onde o aluno realiza um curso técnico junto com o ensino médio.
  • Forma concomitante, onde o aluno realiza dos dois cursos (médio e técnico), porém em momentos distintos (um de manhã e o outro a noite, por exemplo).
  • Forma subsequente, onde o aluno faz o curso técnico após a conclusão do ensino médio.

Para matricular nos cursos técnicos é necessário ter concluído o ensino fundamental e o diploma é emitido para aqueles que concluíram o ensino médio.

Vantagens:

  • Devido a carga horária mais baixa, é um curso muito prático, o que é útil para quem quer profissionalizar de maneira mais rápida;
  • Geralmente são turmas mais reduzidas;
  • Há cursos em múltiplas áreas do conhecimento;
  • Pode ser feito em concomitância com o ensino médio;
  • Quando pago, os preços são bem mais baixos do que um curso superior;
  • Entre outros.

O que é um Curso Superior de Tecnologia?

Já o curso superior de tecnologia é um curso de graduação e também é conhecido como curso tecnológico. A graduação abrange três modalidades, sendo: bacharelado, licenciatura e tecnologia. (veja mais sobre as modalidades de educação superior no Brasil)  Os cursos de tecnologia têm como principal característica a menor duração, isto é, são cursos que podem ser feitos em média de 2 anos, bem menos do que os de licenciatura que varia de 3 a 4 anos e os bacharelados que vão de 4 a 6 anos.

Os cursos mais comuns nesta modalidade são os de gestão, como gestão financeira, tecnologia da informação, marketing, Rh, gestão pública, gestão ambiental, entre outros. Também é comum encontrar os cursos de tecnologia em hotelaria, gastronomia, secretariado, análise e desenvolvimento de sistemas, design de interiores, entre outros.

Os cursos tecnológicos seguem a mesma linha dos demais em nível superior, diferenciando a carga horária menor e com aplicação mais voltada a tecnologia (aplicação) dos conhecimentos propostos. As exigências como processo seletivo para o ingresso, colação de grau, diploma, entre outros são os mesmos usados nos demais cursos superiores ou graduação.

Vantagens:

  • É um curso de graduação e pode ser feito pós-graduação após a conclusão do mesmo;
  • É bem mais rápido do que outros cursos superiores, como os bacharelados que geralmente são de 4 a 6 anos e licenciatura que geralmente são de 3,5 a 4 anos;
  • Há diversas instituições que oferecem na modalidade a distância;
  • Não há muita teoria, pois a grade curricular é mais enxuta;
  • Entre outros.

O que é Tecnólogo?

Tecnólogo é a pessoa que concluiu um curso de tecnologia em nível superior, fez a colação de grau e, portanto faz jus ao título. Ele deve ser usado em conjunto com a área de formação, por exemplo: tecnólogo em recursos humanos, tecnólogo em gestão pública, tecnólogo em marketing, etc.

Curso Técnico ou Superior em Tecnologia? Qual é o melhor?

De certa forma as duas modalidades de cursos não são concorrentes. É perfeitamente possível fazer um curso técnico e depois um curso superior em tecnologia. O primeiro está no nível médio, o segundo no nível superior.

Eu diria que as duas, ou seja, é perfeitamente possível um aluno que concluiu um curso técnico ingressar em um curso superior de tecnologia e até o contrário também é possível. Naturalmente que para aqueles que ainda não concluíram o ensino médio a formação técnica não só é mais indicada como é a única possível, já aqueles que concluíram poderão optar por buscar mais conhecimento nos técnicos ou avançar para a educação superior. Seja qual for a escolha, aproveite e faça bem feito.

Fonte: MEC – Ministério da Educação

Curso superior e técnico ao mesmo tempo

Bom dia!

Eu, estou matriculado e curasando o curso de Eng. civil na UNIVASF em Juazeiro/Bahia, gostaria de saber se é possível fazer um curso Técnico em Edificações, também em uma instituição pública federal, mesmo que esteja cursando um outro curso de nível superior em uma instituição pública federal.Julimar da Silva Rocha // Juazeiro/Bahia

Se isto é possível, creio que apenas a Instituição onde você estuda seja capaz de dizer. Acredito que não haverá impedimento algum, mas não custa verificar esta informação lá com eles. luis.blog.br

curso técnico ou superior?

Gostaria de sua opinião eu me inscrevi para fazer o vestibular da Etec para tecn em nutriçao, porém agora estou pensando que seria melhor eu ir para universidade!por ex: quem faz o curso tecn de enfermagem é mandado pelo que fez a graduação eu vou correr este risco? me ajude!

Grata fico no aguardo! Renata // Itaquaquecetuba SP

A questão aqui que nem é quem é mandado ou quem manda e sim o que você deseja profissionalmente para a sua vida. A graduação é um passo além, mas não significa que um curso técnico não seja importante. Tem muita gente que faz um técnico e depois uma graduação na mesma área ou em áreas correlatas. Uma coisa ajuda a outra. luis.blog.br

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.