O que é o Diário Oficial, D.O.U e para que serve este Jornal?

Entenda o que é o Diário Oficial do seu município, seu estado ou o Diário Oficial da União ou identificado pela sigla D.O.U. Saiba para que ele usado. Qual a diferença entre noticia e reportagem na TV, jornal ou Revista?

Home » Cidadania

Diário Oficial da União, Diário Oficial do Município ou do Estado, você certamente já ouviu falar deles em noticiários da TV, jornais e outros meios de comunicação. É bem possível que você já tenha lido algum dia algum diário oficial e pode ser que até seu nome e alguns assuntos pertinentes e de se interesse já tenha sido publicado neles. Mas o que é exatamente um diário oficial e para que ele serve?

Tentarei responder a essas perguntas. Vamos lá:

O Diário Oficial é um jornal oficial dos órgãos públicos municipais, estaduais e também do Governo Federal. Os governos precisam tornar público suas ações, decisões, resoluções ou qualquer outro assunto de interesse da sociedade. Então usa-se este jornal para fazer a publicação de:

  • Leis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral
  • Atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal
  • Contratos, editais, avisos ineditoriais
  • Balanços financeiros da secretarias e empresas públicas
  • Resultados, convocação ou abertura de concursos públicos
  • Licitações, entre outros assuntos.

Se um cidadão quer acompanhar a administração pública e tomar ciência dos atos deste governo, o diário oficial é um bom começo, embora existam também outras formas de comunicação do poder público com a sociedade, como a imprensa de uma maneira geral, mas o jornal oficial é exclusivo para este fim. Ele também por ser usado como instrumento de transparência pública da administração.

O Diário Oficial poderá ser:

  • Do Governo Federal: Neste caso é o Diário Oficial da União ou identificado pela sigla D.O.U. É muito comum encontrar a citação desta sigla em leis, artigos jornalísticos, entre outros.
  • Do Estado: Neste caso ele é um veículo oficial do governo estadual e sua publicação acontece para divulgar as ações do governo do estado.
  • Do Município: O jornal oficial do município atente à prefeitura e os órgãos públicos municipais. Embora o nome seja diário, em muitos municípios, especialmente nas cidades menores sua publicação poderá ser semanal, em dias alternados ou até períodos específicos.

Então se você prestou um concurso público e está aguardando o resultado, está envolvido com processos administrativos ou judiciais, tem interesse em assuntos da administração pública, leia o Diário Oficial do seu município, seu estado ou o Diário da União.

Abaixo links para alguns jornais oficiais:

Com algumas informações: https://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_Oficial_da_Uni%C3%A3o

Quais são os principais jornais no Brasil?

Vale a pena destacar que o Diário Oficial são jornais de natureza pública e com a finalidade de tornar público as decições do poder público, envolvendo tudo aquilo que é de interesse da população. Mas existem os jornais privados ou comerciais que trabalham com informações gerais. Entre os principais jornais do país, estão:

  • Folha de São Paulo
  • Estado de São Paulo (Estadão)
  • Valor Econômico
  • Correio Braziliense
  • O Estado de Minas
  • Zero Hora de Porto Alegre
  • O Globo
  • Jornal do Brasil
  • Entre outros.

Qual a diferença entre noticia e reportagem na TV, jornal ou Revista?

Quando estamos diante da TV assistindo a um telejornal, estamos vendo notícias ou reportagens? E quando abrimos o jornal ou uma revista, é a mesma coisa? Como podemos definir e estabelecer as diferença entre noticia e a reportagem ou será que é mesma coisa?

Notícia e reportagem podem ser confundidas uma vez que essencialmente a definição delas pode ser muito parecida. A notícia tem a ver com a divulgação de um fato novo ou de interesse comum. A notícia é portanto algo muito abrangente e ter a ver com todos os formatos e formas de tornar público algo novo, relevante e que mereça crédito.

A reportagem é uma notícia, mas talvez em um formato mais aprofundado e abrangente. Por exemplo, um jornalista poderá dar uma notícia em um único parágrafo de texto, mas não poderá fazer uma reportagem da mesma forma. Esta última requer um aprofundamento e uma abrangência maior de um fato ou uma notícia qualquer.

A notícia é o principal combustível da mídia, como jornais, revistas, noticiários de rádio e TV, sites jornalísticos, agências de notícias e outros. Ela pode ser veiculada em forma de texto, áudio, vídeo, infográfico, entre outros formatos possíveis.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.