Quais as praias do Guarujá, litoral norte e sul de São Paulo?

Santos, Guarujá, São Vicente, Praia grande, Mongaguá, Itanhaem, Peruíbe e Ilha Comprida. Bertioga, Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Maresias e Ubatuba. Dicas das cidades do litoral sul e norte de São Paulo, praias e aluguel de casas e apartamentos.

Home » Tecnologia

O estado de São Paulo tem um litoral bastante extenso, com muitas cidades e praias para agradar a todos os gostos. Basicamente é comum fazer uma separação entre litoral sul e litoral norte, tendo basicamente a cidade do Guarujá como ponto de separação entre o norte e o sul.

Abaixo algumas informações, fotos e dicas para escolher a melhor opção de praia no litoral paulista.

Litoral Sul

As cidades e praias do litoral sul de São Paulo são muito conhecidas e destino certo de milhões de pessoas em períodos de férias, feriados e finais de semana. Mas há muita gente que não conhece e gostaria de dar algumas dicas para aqueles que pretendem viajar para as cidades do litoral sul de SP e não conhece bem a região.

O litoral sul de São Paulo é uma região que se estende desde a cidade de Guarujá até a divisa com o estado do Paraná, passando por São Vicente, Praia grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida.

Guarujá

Guarujá é a cidade mais badalada do litoral de São Paulo, tem fama de ser destino da classe média alta de São Paulo. Tem ótimas praias que vale a pena ser visitadas e para muitos é a melhor opção no litoral paulista.

As praias de Pitangueiras e Enseada onde estive da última vez que fui ao Guarujá, são algumas das mais conhecidas na cidade. Há também a praia das Astúrias, do Tombo, de Pernambuco, do Mar Casado e outras.

Abaixo uma foto do prédio onde fica o triplex que foi alvo de tanta discussão e que levou o ex-presidente Lula a prisão.

Triplex do Guarujá

Há muitas opções de imóveis e os preços não destoam tanto de outros lugares.

Santos

Santos é maior cidade do litoral paulista e famosa pelas praias, pelo porto, pelo time de futebol, pelo centro histórico, entre outros. Em Santos há boas opções como:

  • Porto: Maior porto do Brasil e principal porta de entrada e saída de cargas no país
  • Centro antigo: Museu do café (antiga Bolsa do Café), passeio de bonde, entre outros.
  • Praias: Boa para passeios, mas muitas são impróprias para banho.
  • Vila Belmiro: Para quem gosta de futebol, uma visita ao famoso estádio do Santos F.C. pode ser também uma atração a parte
  • Aquário Municipal: Ótimo local para levar as crianças
  • Entre outros.

São Vicente

São Vicente foi a primeira cidade do Brasil. Com muito verde ainda preservado, tem suas praias como a principal atração da cidade.

Rodovia próximo a São Vicente

Praia Grande

Praia Grande passou por algumas mudanças nos últimos anos e quem a conheceu antes percebe claramente a evolução da cidade. As praias são sua principal atração, com pista de ciclismo e uma praia bem extensa.

Como o próprio nome já diz, a cidade é bem cumprida e segue a enorme e extensa faixa de areia que começa no município de Praia Grande, passa por Mongaguá, Itanhaém e termina só em Peruíbe. Creio que é uma das maiores praias do Brasil.

Portal de entrada na Praia Grande

Mongaguá e Itanhaém

Mongaguá e Itanhaém são cidades que dão sequência à Praia Grande. Na verdade são cidades que estão ligadas umas as outras geograficamente e para quem passa por lá nem percebe que saiu de uma cidade e foi para a outra.

Peruíbe

Peruíbe é a última cidade com praia que inicia na Praia Grande. Em Peruíbe inicia-se uma região costeira com matas e rochedos sem a presença de praia. Tem boas atrações de turismo nas matas da região.

Praia de Peruibe

Praia de Peruibe

Ilha Comprida

Como explicado acima, depois de Peruíbe há uma região sem praia, que só voltará a aparecer dezenas de km abaixo em Ilha Comprida. Eu particularmente não gostei muito da cidade, achei longe e com poucos atrativos.

Estrada a caminho de ilha comprida

Litoral norte

As cidades e praias do litoral norte de São Paulo são muito conhecidas e destino certo de milhões de pessoas em períodos de férias, feriados e finais de semana. Mas há muita gente que não conhece e gostaria de dar algumas dicas para aqueles que pretendem viajar para as cidades do litoral norte de SP e não conhece bem a região.

O litoral norte de São Paulo é uma região que se estende desde Bertioga até a divisa com o estado do Rio de Janeiro, passando por Caraguatatuba, Ilha Bela, São Sebastião, Maresias e Ubatuba.

No litoral norte do estado a boas praias e diversas cidades que são bastante concorridos assim como as da Litoral Sul. As principais opções no litoral norte de São Paulo são:

Bertioga

Bertioga é uma cidade com poucas opções de praias e atrativos turísticos. Tem muitas colônias de férias, como o SESC Bertioga, uma bela colônia.

A cidade em si não tem uma grande infraestrutura, mas os arredores são bem disputados com algumas opções de boas praias. Em Bertioga há uma colônia de férias do Sesc, que é muito concorrida e tem uma excelente infraestrutura a beira mar.

É também no município de Bertioga, porém um pouco mais ao norte que está Riviera de São Lourenço. O local é muito frequentado pela boa infraestrutura que ele oferece e um ambiente um pouco mais sofisticado. Por ficar também afastado da cidade tona-se uma opção de maior isolamento e com isso acaba atraindo as pessoas um pouco mais endinheiradas.

Riviera de São Lourenço em Bertioga SP

Caraguatatuba e São Sebastião

Caraguatatuba e São Sebastião são destaques pela tranquilidade com menos fluxo de turistas.

São Sebastião no Litoral Norte de São Paulo

Ilha Bela

A ilha bela é um daqueles destinos bastante concorridos também, especialmente por aqueles que querem uma opção um pouco mais afastada em uma ilha com bastante contato com a natureza. O acesso a Ilhabela é feita por balsa que sai do Porto de São Sebastião e é uma boa opção que une tanto praia como recursos de ecoturismo.

Para ir à Ilha Bela é necessário pegar uma balsa em São Sebastião e fazer uma breve travessia. Eu fiquei um pouco decepcionado com a cidade. Na verdade ela é uma boa opção para exploradores. É preciso de tempo e um guia turístico para aproveitar bem o lugar.

Travessia da balsa entre São Sebastião e Ilha Bela

Travessia da balsa entre São Sebastião e Ilha Bela

Ubatuba

Ubatuba é a cidade mais badalada do litoral norte. Tem ótimas praias como a Praia Grande, Tenório e outras. É destino de milhares de turistas por ano. A cidade Ubatuba é o ponto alto do litoral norte de São Paulo e talvez o destino mais procurado nesta região.

Tem muitas opções de hospedagem e imóveis para locação, o que torna o destino bastante procurado.

Os arredores de Ubatuba também oferecem opções bem interessantes, como a Ilha das Couves onde tem as praias da Terra e de Fora.

Aluguel de casas e apartamentos nas cidades do litoral paulista

Em períodos de férias e feriados encontrar imóveis nas cidades do litoral sul e norte não é tão fácil de encontrar. Eu recomendo o site Alugue Temporada que oferece muitos imóveis nas cidades da região.

Outra opção é pelo já conhecido Airbnb, onde é possível encontrar casas, apartamentos e outras opções de hospedagens nas cidades do litoral sul do estado de São Paulo.

Normalmente por ser temporada, não é exigido fiador para locação, mas talvez alguma imobiliária possa exigir se for um período muito longo.

Minha opção no litoral de São Paulo é um apartamento com ar condicionado, pois não gosto muito de praia. Até gosto, mas no final do dia e depois que o sol foi embora. Mas considerando as opções que visitei, creio que a Praia Grande é uma boa opção mais popular, enquanto que o Guarujá é a melhor opção em termos mais sofisticados.

Embora tenha apenas visitado, a Riviera é também uma ótima opção, claro que se você estiver dispostos a gastar um pouco mais.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.