Qual a largura e comprimento dos carros, tipo Gol, Uno, Fox e outros?

Quando há a necessidade de construir uma garagem, por exemplo, há também a necessidade de saber qual a largura e comprimento dos carros que irão ficar ali. Veja como encontrar essas informações sobre o comprimento e largura dos principais automóveis no Brasil.

Home » Cidadania

Quando há a necessidade de construir uma garagem, por exemplo, há também a necessidade de saber qual a largura e comprimento dos carros que irão ficar ali. Compra de capas para cobri-los e outras situações onde o tamanho do carro é importante. Como saber o tamanho de carros como o Gol, Uno, Fox e outros?

// Respostas

De fato esta é uma informação útil em muitas situações como as descritas acima e ainda em outras, como o planejamento de vagas em estacionamentos, largura e altura de portões ou entradas de automóveis, entre outras situações. Mas esta informação já está disponível provavelmente no manual do seu carro, mas se você quiser poderá pegar também nos sites das montadoras que dispõe deste tipo de informação, entre outras. Vou mostrar como fazer isso nos sites das quatro montadoras mais tradicionais do país: Volkswagem, Fiat, Ford e GM.

Volkswagem

Acesse o site da montadora alemã: https://www.vw.com.br e na opção Carros, escolha o modelo desejado. Depois clique em Versões e depois em Saiba Mais. Finalmente clique em ficha técnica que mostrará diversas informações do carro.

Peguei como exemplo o modelo Gol G4 1.0. Para este modelo a largura é: 1.902 mm (1.9 mts) e comprimento de 3.931 mm (3.9 mts). Mesmo outros modelos de Gol poderão ter dimensões diferentes.

Fiat

A Fiat é uma montadora italiana que há décadas fabrica e vende carros no Brasil. Acesse o site: https://www.fiat.com.br, clique na opção Carros, escolha o modelo desejado e clique em ficha técnica. O Novo Uno, por exemplo apresenta as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 3.770 mm (3.77 mts)
  • Largura: 1.480 mm (1.48 mts) – versão Vivace.

Ford

A Ford é uma montadora americana, que já está presente no Brasil há muitas décadas também. Acesse o site: https://www.ford.com.br/, clique em Carros e selecione o modelo desejado. Depois clique em especificações técnicas e finalmente em dimensões e capacidades. No exemplo que fiz o New Fiesta Sedan apresentou as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 4.410 mm (4.41 mts)
  • Largura: 1.697 mm (1.69 mts)

GM

Outra montadora americana é a GM, bem tradicional por aqui, graças a diversas fábricas e aos muito modelos de carro que já foram fabricados e vendidos em nosso país. Acesse o site: https://www.chevrolet.com.br, clique em veículos e selecione o modelo desejado. Depois em ficha técnica e finalmente em informações complementares. O modelo Classic tem as seguintes dimensões:

  • Comprimento: 4.152 mm (4.15 mts)
  • Largura: 1.768 mm (1.76 mts)

Citroen

Acesse o site da montadora francesa: www.citroen.com.br, clique em veículos novos e selecione o modelo desejado. Eu peguei os dados do modelo C3 que creio ser talvez o carro mais vendido da Citroen no Brasil e as dimensões deste modelo são as seguintes:

  • Comprimento: 3.944 mm
  • Largura: 1.708 mm

Toyota

A Toyota por sua vez é uma montadora japonesa que tem grande prestígio mundo a fora e não é diferente no Brasil. Para acessar as dimensões dos seus veículos, acesse o site https://www.toyota.com.br, clique em modelos, escolha o modelo desejado e procure pelas especificações técnicas. Eu peguei os dados do Corolla que acredito ser o principal modelo desta montadora. As dimensões são as seguintes:

  • Comprimento: 4.620 mm
  • Largura: 1.775 mm

Manual do carro

É importante considerar que essas e outras informações constam no manual do seu carro, aquele mesmo que fica geralmente jogado no fundo do porta luvas e que poucos leem.

A leitura do manual do carro é importante pois trás muitas informações úteis sobre o funcionamento do veículo, as melhores práticas de uso e outras informações. Consulte o manual ou site da montadora que também tem as informações técnicas como mostrado acima.

Cuidados com a garagem

A preocupação com o tamanho do carro se justifica pois em alguns casos pode ser que ele não caiba na garagem de uma casa. Por isso as pessoas que vão comprar automóveis precisam avaliar primeiro o espaço disponíveis que eles têm e assim considerar a largura e o comprimento dos automóveis para ter certeza de que aquele carro vai caber na sua garagem.

Por outro lado, existem aqueles que vão construir sua casa e na fase de projetos é preciso pensar também nesta questão. Se a garagem é para um carro, para dois carros ou para mais automóveis. É preciso levar em consideração o tamanho dos automóveis que você tem ou que pretende comprar.

Esta é uma decisão muito sábia e fará com que você possa planejar de maneira mais adequada o tamanho da garagem da sua casa.

Algumas dicas

Mas quando o assunto é medidas, muitos cuidados devem ser tomados para não cair no erro de trabalhar com medidas exatas e aí você não ter a praticidade do uso do automóvel. Com isso considere algumas dicas:

  • Ao observar a largura do carro preste atenção se aquela largura se refere com o uso do retrovisor ou sem ele;
  • Se você for planejar o tamanho da garagem é preciso pensar na abertura de portas que normalmente vai utilizar o espaço maior;
  • A menos que você queira muito espaço, também não é uma boa ideia projetar uma garagem tão ampla se você precisa de um espaço menor. Mas aqui fica a critério de cada um novo
  • Considere a possibilidade de troca de automóveis e por isso seria bom avaliar a largura e comprimento de outros automóveis, mesmo que você não tenha a intenção de tê-los no momento.
  • Esta última dica é importante pois se um dia você for vender a sua casa, pode ser que o novo morador tenha um carro maior e caso a garagem for muito pequena, acaba gerando um problema para a venda.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.