10 itens sobre leitura, literatura e tipos de livros

Tipos de livros: Basta ir a uma livraria para observar uma variedade enorme de livros, mas existem classificações específicas de livros, ou seja, quais os tipos existem?

Home » Educação

Por que a leitura e a literatura são importantes?

Não em incomum ouvirmos dizer que a leitura é de grande importância e nas escolas e em outros locais é recomendado tanto que as pessoas façam a leitura de bons livros. Qual a importância da literatura por que ela é tão importante para a vida das pessoas?

Obter conhecimento

A leitura é importante pois nós necessitamos de obter conhecimento e a literatura é uma das formas de obter o conhecimento sobre o mundo que vivemos e às vezes até sobre nós mesmos. Um bom exemplo disso é o caso da Bíblia o que é um livro que fala muito sobre nós, quem somos, o que somos e para onde vamos. Neste caso seria impossível uma pessoa descobrir tudo isso de si mesmo se não fosse por uma leitura detalhada deste importante livro para compreender o porquê está aqui no mundo e qual seu papel aqui.

A Bíblia

Veja uma pessoa que faz a leitura da Bíblia e descobre tudo isso, certamente mudar a sua forma de viver a sua maneira de enxergar tudo que está em sua volta inclusive aquilo que transcende a própria razão e aquilo que não podemos enxergar com os nossos olhos e contemplar com os nossos sentidos.

Transformação

A importância da leitura e escolher uma boa literatura pode transformar significativamente a vida de uma pessoa não só no sentido de conhecimento, mas no sentido de direcionamento para as ações que ele irá desenvolver a partir de então. Não é preciso dizer que as diversas áreas do conhecimento, bem como as profissões que são exercidas exigem estudo é o conhecimento das ciências, artes e outras competências. Tudo isso pode ser encontrado nos livros.

Importância do livro

Os livros são importantes na formação, cultura e transmissão de conhecimento de uma pessoa para outra ou de uma geração para outra. Basta ir a uma livraria para observar uma variedade enorme de livros, mas existem classificações específicas de livros, ou seja, quais os tipos existem?

Os livros podem ser classificados de várias formas, como nos exemplos a seguir:

Anuário e biografia

  • Anuário: É basicamente uma publicação anual que registra informações de atividades, bem como artes, literatura, profissões, economia entre outros. Geralmente empresas e instituições utilizam para relatar as suas atividades ao longo do ano.
  • Biografia: Em uma biografia o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

Dicionário e manual

  • Dicionário: É uma compilação de palavras ou dos termos próprios, ou ainda de vocábulos de uma língua, quase sempre dispostos por ordem alfabética e com a respectiva significação ou a sua versão em outra língua.
  • Manual: Se trata de um livro, folheto ou arquivo informático que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta. Muitas vezes o manual vem com imagens, para não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão.

Enciclopédia, livro didático e relatório

  • Enciclopédia: Uma coletânea de textos bastante numerosos, cujo objetivo principal é explicar o melhor possível o estado atual do conhecimento humano.
  • Livro Didático: Livro de caráter pedagógico contendo conteúdo pedagógico e educacional como textos, mapas, fotos, ilustrações, exercícios e outros recursos pedagógicos
  • Relatório: Um conjunto de informações utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada atividade, experimento, projeto, ação, pesquisa, ou outro evento que esteja finalizado ou em andamento.

Livros Sequenciais

  • Ensaio: É um texto literário breve, situado entre o poético e o didático, expondo ideias, críticas e reflexões éticas e filosóficas a respeito de certo tema.
  • Memórias: É tipicamente um gênero em que o narrador conta fatos da sua vida.
  • Romance: Uma composição poética popular, histórica ou lírica.
  • Novela: É uma narração em prosa de menor extensão do que o romance.
  • Poesia: É um gênero textual em versos.
  • Teatro: Forma literária clássica, composta basicamente de falas de um ou mais personagens.
  • Biografia: Em uma biografia o autor narra a história da vida de uma pessoa ou de várias pessoas.

Outros

  • História em Quadrinhos: Um gênero textual narrativo que consiste em enredos contados em pequenos quadros através de diálogos diretos entre seus personagens, gerando uma espécie de conversação.
  • Vade Mécum: Instrui o leitor a fazer determinadas tarefas.
  • Guia Turístico: é organizado para oferecer informações geográficas, gastronômicas, culturais e outras de determinado local.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.