Onde encontrar sites prontos para comprar?

Veja também algumas vantagens de comprar um site pronto ao invés de mandar fazê-lo, como o preço baixo, tempo reduzido para a implantação e o conhecimento prévio do produto antes da compra.

Home » Educação

A indústria de desenvolvimento de sites basicamente trabalha com duas modalidades de comercialização de websites. O primeiro diz respeito ao desenvolvimento sob medida onde os termos do site são discutidos entre o cliente e o desenvolvedor e uma vez elencado as necessidades, passa-se ao desenvolvimento do projeto. A maioria dos sites são desenvolvidos desta forma.

A segunda modalidade ocorre quando o desenvolvedor se antecipa e cria um site padrão para determinado segmento de negócios e comercializa este site já pronto, ficando apenas a possibilidade de fazer pequenas mudanças para adequar às necessidades de cada cliente em específico. Este modelo tem várias vantagens para as empresas em relação ao anterior, como pode ser visto nos itens a seguir:

Site pronto institucional para empresas

Custo baixo

O primeiro item diz respeito ao custo que neste caso é bem inferior, pois o desenvolvedor irá utilizar a mesma matriz para produzir outras personalizações dele e assim ganhar no volume de vendas e não necessariamente na venda isolada como ocorre no desenvolvimento sob medida. Para a empresa isto também é significativo, pois o valor cobrado neste caso pode ficar em até 50% menor ou até mais que isso dependendo do caso.

Tempo reduzido para a implantação

O segundo aspecto importante é que com o site pronto o tempo de implantação reduz drasticamente, visto que ele está pronto e mesmo com as adaptações necessárias o tempo para isso é muito menor do que partir do zero para fazer um site sob medida.

Conhecimento prévio do produto

Por fim destaco ainda o fato de você poder ver o produto antes de comprar. É como ir a uma concessionária e ver o carro que irá comprar. E não apenas ver, mas poder dirigi-lo e testá-lo antes de efetuar a compra. Diante disso não resta dúvida de que é mais econômico e prático comprar um site pronto do que mandar fazer um.

Onde encontrar site pronto para comprar?

Existem diversas opções na internet, talvez uma das melhores referência seja o Themeforest que vende  templates, códigos e muitos outros recursos prontos para usar ou pelo menos quase prontos, podendo ser adaptados.

Outras opções incluem por exemplo, as lojas virtuais já prontas para uso, como é o caso da loja Tray da Locaweb e que é uma boa opção neste segmento.

Quanto cobrar por um sistema ou site ou um sistema web?

Quanto cobrar por um sistema ou site? Esta pergunta tarda, as vezes, mas não falta nas minhas aulas de Sistemas de Informação ou formação web. É natural que os alunos tenham a curiosidade de saber e a necessidade de encontrar parâmetros seguros para o curso de um sistema de informação. O problema é que a resposta nem sempre satisfaz, primeiro que não há uma resposta satisfatória para esta pergunta, segundo que seria necessário fazer uma série de outras perguntas até tentarmos responder a pergunta principal.

Mas a minha resposta segue basicamente a seguinte linha de pensamento:

Preço = custo + lucro

Ou seja, o preço do sistema será igual ao custo envolvido em todas as etapas do desenvolvimento, mais a margem de lucro que se deseja obter com ele. É claro que esta é uma definição geral e aplica-se a qualquer outra coisa, então para ficar melhor proponho a seguinte análise:

Custo

O que considerar como custo para o desenvolvimento do sistema. Alguns exemplos:

  • Licenças de software
  • Equipamentos e infraestrutura
  • Viagens
  • Aluguel, água, luz, telefone, internet, faxineira, outros
  • Mão de obra: Análise, desenvolvimento, treinamento, etc
  • Cursos e atualizações
  • Aquisição de know-how de terceiros, módulos prontos, layout, etc.

Lucro

Lucro é a margem, geralmente em percentual que deseja obter. É muito difícil dizer qual é a margem, tudo irá depender da sua formação, experiência, necessidades e é claro aquilo que o seu mercado estará disposto a pagar.

Outros fatores

Na definição da política de preço, devemos considerar ainda outros fatores, como: concorrência, demanda, capacidade de atendimento, barreiras de entrada e saída.

Concorrência

Analisar a postura dos concorrentes em relação ao preço praticado e a receptividade do mercado. A concorrência não pode determinar o preço do seu sistema, mas certamente influenciará de alguma forma.

Demanda

Analisar a demanda ou a procura por determinado produto ou servido é fundamental para determinar o preço. Normalmente com uma demanda maior, os preços tendem a ser maiores também.

Capacidade de Atendimento

A capacidade de atendimento deve ser avaliada em conjunto com a política de preço. Se a capacidade for baixa, ou seja, poucos projetos simultâneos e os preços muito baixos, corre-se o risco de sobrecarga no desenvolvimento.

Barreiras de Entrada e Barreiras de Saída

Barreiras de entrada é um termo usado para determinar o grau de dificuldade para entrar em determinado segmento de mercado. Essas barreiras podem ser econômicas, legais, operacionais, risco, entre outras.

Por exemplo: É fácil abrir uma loja de roupas, pois envolve pouco risco, baixo investimento e é operacionalmente viável. Neste caso as barreiras de entradas são pequenas ou quase inexistentes.

O mesmo não se aplica a extração de petróleo, indústria farmacêutica ou desenvolvimento de sistemas de níveis estratégicos.

Os preços são melhores onde as barreiras são altas.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.