Qual faculdade fazer para criar plantas e projetos de casa

Veja a relação dos cursos superiores que você pode fazer se deseja trabalhar com a criação de projetos de casas e edifícios. Cursos, carga horária e outras informações sobre essas formações.

Home » Educação

A construção de uma casa depende antes da criação de um projeto que envolve diversos tipos de plantas. A elaboração desse projeto requer obviamente um profissional especializado e qualificado que consiga elaborar todas as etapas levando em consideração as boas práticas de construção, normas, necessidades dos clientes, dentre outros aspectos.

É uma área bastante interessante e certamente é do interesse de muita gente trabalhar nesta área da construção civil. Sendo assim, veremos aqui quais as faculdades ou cursos superiores você precisa fazer para trabalhar com a elaboração de plantas e projetos de casas.

Plantas e projetos

Antes, porém, é preciso entendermos um pouco sobre o que são plantas e projetos de casa. Nesse sentido, vale lembrar que um projeto é composto por diversas plantas. Cada planta tem a função de tratar uma parte específica da construção, como por exemplo a planta do projeto elétrico, planta baixa, hidrossanitário, telhado, fachada, dentre outros.

Também é importante destacar que as vezes é preciso de mais de um profissional para criar um projeto como um todo.

Existem coisas que são feitos pelo arquiteto, outras pelo engenheiro civil e pode existir ainda outras plantas que dependam de outras competências como por exemplo em projeto geológico dependendo do tipo de solo.

Arquitetura e Urbanismo

A faculdade ou curso superior de arquitetura e urbanismo é uma das faculdades que você pode fazer se deseja trabalhar com a construção de plantas e projetos de casa.

O arquiteto responsável pela criação do projeto levando em consideração a estética, funcionalidade, conforto térmico e acústico, paisagismo, decoração de interiores e outros aspectos.

É um curso que te daria uma ampla área de atuação dentro da construção civil e portanto bastante indicado para aqueles que desejam trabalhar com o planejamento de projetos de construção de casas, edifícios e outros elementos arquitetônicos.

O curso de arquitetura e urbanismo é um curso de bacharelado e tem cinco anos de duração.

Engenheiro Civil

Outra opção é o curso de engenharia civil que também é uma excelente opção para quem deseja trabalhar na área da construção civil.

Um engenheiro civil difere um pouco do arquiteto pois este atua um pouco mais voltado para a questão estrutural. Assim, no projeto de uma casa por exemplo, o projeto estrutural precisa ser feito por um engenheiro, já o projeto arquitetônico pode ser feito pelo arquiteto.

Um engenheiro civil também pode trabalhar na construção de pontes, edifícios, estradas, grandes estruturas, dentre outros tipos de edificações.

Engenharia Civil é também um curso superior de bacharelado e tem duração de 5 anos.

Outras engenharias, técnicos e tecnológicos

Além dos cursos acima citados, existem ainda outras formações superiores que podem ser consideradas quando se deseja trabalhar com a construção civil. Vejamos alguns exemplos:

Algumas engenharias

Alguns cursos superiores de engenharia podem não ser específicos para a construção civil, mas podem servir para a construção civil. Podemos citar a engenharia elétrica que embora tenha um foco mais amplo, certamente ela pode ser usada na elaboração de um projeto elétrico de uma casa ou edifício qualquer.

Também pode-se considerar a engenharia mecânica que embora não tenha muita relação com a construção civil, mas dada às muitas e variadas necessidades na construção de edifícios, pode ser que em alguns casos específicos tenha a necessidade de implementação de máquinas e questões mecânicas.

Cursos tecnológicos

Os cursos de tecnologia ou tecnológicos são aqueles de curta duração e são portanto um pouco mais focados em assuntos mais específicos. Eles também têm como foco serem mais práticos e por isso bastante interessantes para quem deseja entrar mais rápido no mercado de trabalho.

Dei uma olhada no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e separei alguns cursos que podem ser úteis para quem deseja trabalhar na construção civil, seja diretamente ou indiretamente. Segue:

  • Refrigeração e climatização
  • Construção de edifícios
  • Controle de obras
  • Estradas
  • Material de construção
  • Obras hidráulicas
  • Design de interiores

Esses e outros cursos de tecnologia podem ser visto com mais detalhes neste link no site do Ministério da Educação.

Cursos técnicos

  • Curso técnico em design de interiores: Este curso é de nível técnico e portanto focado em uma área específica dentro do amplo campo da arquitetura. Ele pode ser encontrado em escolas técnicas, como o Senac, por exemplo. A carga horária pode variar um pouco de escola para escola, mas deve ficar em torno de 1000 horas.
  • Técnico em Desenho de Construção Civil: Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos este curso destina-se a elaborar desenhos e detalhamentos de construções prediais, estradas, obras de saneamento, estruturas, instalações (hidráulicas, elétricas, telefônicas, de gás liquefeito de petróleo, de ar-condicionado, preventivas de incêndio) e redes (de esgoto, águas pluviais e de abastecimento de água), em meio analógico ou digital. Dentre outros
  • Técnico em Edificações: Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos este curso destina-se a desenvolver projetos de arquitetura, estrutura, instalações elétricas e hidrossanitárias de até 80 m2 usando meios físicos ou digitais. Elaborar orçamentos de obras e serviços. Planejar a execução dos serviços de construção e manutenção predial. Dentre outros

Você pode ver a relação completa de cursos técnicos neste link no site do Ministério da Educação.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.