O Google tornou-se uma empresa global e um ícone da internet. A maioria das pessoas usa diariamente seu site para fazer buscas, consultar mapas, ler e enviar e-mails, entre outras funções.
O Google é uma peça fundamental na estratégia global da internet e em muito contribui para o mercado mundial. Muitos colocam ele como o centro da internet, mas não sei se poderíamos chegar a tal ponto. Não resta dúvida de que sua enorme popularidade com seu famoso sistema de busca o tenha tornado um ícone da tecnologia atual e sua contribuição para o desenvolvimento da internet tenha sido imensurável.
O Google tem como principais acionistas os fundadores do site de buscas, o americano Larry Page e o russo Sergey Brin.
A grande questão que fundamenta a importância do Google no mercado de internet é que ele domina um segmento que é vital para as pessoas que é encontrar as coisas na internet. Embora existam concorrentes, a vantagem do gigante da Califórnia é muito grande em relação aos seus concorrentes e no Brasil esta vantagem não é diferente.
Dominar o mercado de buscas é fundamental para dominar a internet e isto eles entenderam muito bem. Aliado a busca existe também o fato dos produtos e serviços agregados que o Google oferece como é o caso do Gmail, Google Drive, o serviço de mapas e outros que proporcionaram uma experiência nova e em alguns casos até única, como é o caso do Street View ou a vista de rua, um serviço inédito e sem comparação.
Por essas e outras é possível afirmar que a internet não seria o que é sem a enorme contribuição que o Google deu e continua dando e sua importância não pode ser questionada tanto na internet como para o mercado físico também.
É claro que como qualquer outra empresa, o Google tem como finalidade de ganhar dinheiro, mas isto não tira o mérito da empresa por sua importante atuação nos segmentos em que ela atua.
O Google é o maior e mais conhecido sistema de buscas da atualidade e ele não chegou até aqui por acaso, seu sistema é eficiente e é o que melhor responde às necessidades dos usuários. Mas o Google trabalha com conteúdo de terceiros, isto é, ele cataloga e organiza da melhor forma possível os sites existentes na internet.
Veja abaixo como ele funciona: Primeiro um robô chamado Googlebot fica percorrendo a internet constantemente em busca de novos sites, novas páginas dentro dos sites existentes ou modificações nelas. Quando ele encontra, ele copia o conteúdo desta página ou site para o chamado índice do Google.
Quando um usuário faz uma busca no Google ele terá de montar um ranking de páginas que melhor atende aquela solicitação. Para montar esse ranking, especula-se que mais de 200 critérios são analisados. Na verdade ele analisa o que o usuário digitou (palavras-chave) e compara com o que ele tem no índice. Entre os principais critérios que são conhecidos estão:
Depois de analisado tudo, ele classifica as páginas colocando algumas nas primeiras posições e outras mais para o final.
Dinheiro, muito dinheiro. No lado direito da página de resultado da busca, perceba a existência de diversos anúncios (a quantidade vai depender do termo buscado). Esses anúncios são chamados de links patrocinados e são pagos por empresas que querem dar destaque a seus sites ou produtos. Quando um usuário clica em um desses anúncios o Google recebe alguns centavos ou até reais por cada clique.
Embora o Facebook seja extremamente popular é muitíssimo usado nos seus diversos serviços que ele disponibiliza, parece que o título de mais popular da internet vai mesmo para o Google. Pelo menos numericamente isto é o que pude constatar com uma pesquisa na ferramenta Google Trends.
De acordo com uma consulta na ferramenta Google Trends em 21/07/2022 [1], o termo Google tinha uma popularidade de 86, enquanto o termo Facebook tinha 46. Vale lembrar que este é um ranking que eles usam onde 100 é muita popularidade e 50 é uma popularidade média.
Diferente da Wikipedia, o Google tem a maioria dos seus ganhos provenientes de publicidades que eles colocam nos resultados das buscas, em sites próprios como o Gmail, Youtube e outros e também em sites de terceiros através de um programa chamado Google Adsense.
A Wikipedia não tem anúncios e sua fonte de receitas vem de doações. Eles têm uma campanha de doação que ocorre anualmente.
O Google atua em diversas áreas e tem vários sites e ferramentas para competir nesses segmentos. Abaixo alguns dos mais populares:
[ref]
[1] https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BR&q=google,facebook, acesso em 21/07/2022
[/ref]
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp