10 itens sobre o Google: Busca, importância, dinheiro e mais

Qual é a importância que o Google tem no mercado mundial de internet e o mercado físico também? Veja algumas questões sobre o Google, como eles ganham dinheiro e quem são seus donos.

Home » Educação

O Google

O Google tornou-se uma empresa global e um ícone da internet. A maioria das pessoas usa diariamente seu site para fazer buscas, consultar mapas, ler e enviar e-mails, entre outras funções.

O Google é uma peça fundamental na estratégia global da internet e em muito contribui para o mercado mundial. Muitos colocam ele como o centro da internet, mas não sei se poderíamos chegar a tal ponto. Não resta dúvida de que sua enorme popularidade com seu famoso sistema de busca o tenha tornado um ícone da tecnologia atual e sua contribuição para o desenvolvimento da internet tenha sido imensurável.

O Google tem como principais acionistas os fundadores do site de buscas, o americano Larry Page e o russo Sergey Brin.

Segmento vital

A grande questão que fundamenta a importância do Google no mercado de internet é que ele domina um segmento que é vital para as pessoas que é encontrar as coisas na internet. Embora existam concorrentes, a vantagem do gigante da Califórnia é muito grande em relação aos seus concorrentes e no Brasil esta vantagem não é diferente.

Domínio

Dominar o mercado de buscas é fundamental para dominar a internet e isto eles entenderam muito bem. Aliado a busca existe também o fato dos produtos e serviços agregados que o Google oferece como é o caso do Gmail, Google Drive, o serviço de mapas e outros que proporcionaram uma experiência nova e em alguns casos até única, como é o caso do Street View ou a vista de rua, um serviço inédito e sem comparação.

Contribuição

Por essas e outras é possível afirmar que a internet não seria o que é sem a enorme contribuição que o Google deu e continua dando e sua importância não pode ser questionada tanto na internet como para o mercado físico também.

É claro que como qualquer outra empresa, o Google tem como finalidade de ganhar dinheiro, mas isto não tira o mérito da empresa por sua importante atuação nos segmentos em que ela atua.

Como funciona

O Google é o maior e mais conhecido sistema de buscas da atualidade e ele não chegou até aqui por acaso, seu sistema é eficiente e é o que melhor responde às necessidades dos usuários. Mas o Google trabalha com conteúdo de terceiros, isto é, ele cataloga e organiza da melhor forma possível os sites existentes na internet.

Veja abaixo como ele funciona: Primeiro um robô chamado Googlebot fica percorrendo a internet constantemente em busca de novos sites, novas páginas dentro dos sites existentes ou modificações nelas. Quando ele encontra, ele copia o conteúdo desta página ou site para o chamado índice do Google.

Ranking de busca

Quando um usuário faz uma busca no Google ele terá de montar um ranking de páginas que melhor atende aquela solicitação. Para montar esse ranking, especula-se que mais de 200 critérios são analisados. Na verdade ele analisa o que o usuário digitou (palavras-chave) e compara com o que ele tem no índice. Entre os principais critérios que são conhecidos estão:

  • Se o título da página contém a palavra-chave procurada
  • Se no texto da página contém a palavra-chave, a quantidade de vezes que ela se repete.
  • Se há imagens ou vídeos relacionados
  • Se o site é uma autoridade para aquele termo buscado
  • A idade do site
  • A quantidade de links que outros sites estão apontando para determinada página relacionada com o termo buscado.
  • A velocidade de carregamento da página
  • O feedback de usuários (sim, ainda que isso seja feita por análise de comportamento do usuário nos históricos de buscas e uso desses resultados)
  • Entre outros critérios.

Depois de analisado tudo, ele classifica as páginas colocando algumas nas primeiras posições e outras mais para o final.

O que o Google ganha com isso?

Dinheiro, muito dinheiro. No lado direito da página de resultado da busca, perceba a existência de diversos anúncios (a quantidade vai depender do termo buscado). Esses anúncios são chamados de links patrocinados e são pagos por empresas que querem dar destaque a seus sites ou produtos. Quando um usuário clica em um desses anúncios o Google recebe alguns centavos ou até reais por cada clique.

Quem é mais popular: Facebook ou Google?

Embora o Facebook seja extremamente popular é muitíssimo usado nos seus diversos serviços que ele disponibiliza, parece que o título de mais popular da internet vai mesmo para o Google. Pelo menos numericamente isto é o que pude constatar com uma pesquisa na ferramenta Google Trends.

De acordo com uma consulta na ferramenta Google Trends em 21/07/2022 [1], o termo Google tinha uma popularidade de 86, enquanto o termo Facebook tinha 46. Vale lembrar que este é um ranking que eles usam onde 100 é muita popularidade e 50 é uma popularidade média.

Google versus Wikipedia

Diferente da Wikipedia, o Google tem a maioria dos seus ganhos provenientes de publicidades que eles colocam nos resultados das buscas, em sites próprios como o Gmail, Youtube e outros e também em sites de terceiros através de um programa chamado Google Adsense.

A Wikipedia não tem anúncios e sua fonte de receitas vem de doações. Eles têm uma campanha de doação que ocorre anualmente.

Principais serviços

O Google atua em diversas áreas e tem vários sites e ferramentas para competir nesses segmentos. Abaixo alguns dos mais populares:

  • Google Busca
  • Gmail
  • Youtube
  • Google Play
  • Android
  • Google Ads
  • Google Adsense
  • Google Drive
  • Dentre outros

[ref]

[1] https://trends.google.com.br/trends/explore?geo=BR&q=google,facebook, acesso em 21/07/2022

[/ref]

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.