Como emitir Antecedentes Criminais pela Internet? SP e outros estados

Qual a finalidade de um atestado de antecedentes criminais? Veja como tirar o Atestado de Antecedentes Criminais no Estado de São Paulo e outros estados. O que é preciso ter em mãos caso o RG for de SP ou de outros estados do Brasil.

Home » Cidadania

Se o seu RG for do estado de São Paulo, Bahia ou Espírito Santo é possível emitir o atestado de antecedentes criminais pela web sem grandes complicações. O serviço já está disponível para outros estados também (ver lista baixo). E emissão é rápida, simples e válida, portanto não perca tempo.

O atestado de antecedentes criminais é bastante procurado, principalmente por necessidade de trabalho, muitas empresas solicitam o atestado antes de efetuar uma contratação de um funcionário. Mas há diversas situações em que ele pode ser requerido e emiti-lo pela internet é a forma mais rápida e prática.

Emissão do antecedentes criminais passo-a-passo

O processo abaixo é válido apenas se você tem um RG do estado São Paulo. Se for de outro estado veja a opção “Links para outros estados”.

Passo 1:

Para iniciar a emissão, acesse o site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo pelo link: https://www2.ssp.sp.gov.br/atestado

Passo 2:

Leia atentamente as informações mostradas nesta página e depois no final dela clique no botão “Solicitar Atestado”.

solicitação atestado antecedentes criminais

Passo 3:

Novamente leia as informações da página de solicitação e preencha o formulário com os dados solicitados. Você precisará estar munido dos seguintes dados para fazer a emissão do atestado de antecedentes criminais:

  • Seu Nome
  • Nº do RG
  • Data de expedição
  • Sexo
  • Data de nascimento
  • Nome do pai
  • Nome da mãe

formulário policia civil atestado antecedentes

Passo 4:

Se os dados digitados estiverem corretos será mostrado uma página com o resultado como pode ser visto na figura abaixo.

PS: A imagem acima mostra o resultado de um antecedente que não consta nenhum problema, no entanto é possível que outras informações sejam mostradas, caso exista alguma pendência com a polícia.

Existem casos em que ele não consegue emitir o atestado, neste caso não indica necessariamente que há problemas com você, mas que provavelmente com as informações fornecidas não foi possível identificá-lo. Neste caso você deverá procurar o Poupatempo ou uma delegacia de polícia mais próxima.

Links para outros estados

Alguns estados também já disponibilizam o serviço pela internet, nos estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais os links são esses:

Estado da Bahia

https://www.ba.gov.br/antecedentes/

Estado do Espírito Santo: https://www.es.gov.br/

Minas Gerais: https://wwws.pc.mg.gov.br/atestado

Alguns estados ainda não liberaram o serviço de emissão de antecedentes pela internet, por isso coloquei na lista acima apenas os estados onde o serviço está disponível online. Caso o seu estado tenha disponibilizado na web, envie o link para que eu possa atualizar.

Residentes em SP com RG de outros estados

Se você mora no estado de São Paulo, mas o seu RG é de outro estado, o antecedente deverá ser requerido pessoalmente nos Postos do Poupatempo e Postos de Identificação do IIRGD, tendo o documento em mãos. As pessoas que moram em outros estados deverão procurar a Secretaria de Segurança Pública do seu estado.

Além do atestado de Antecedentes criminais, o site do governo de São Paulo disponibiliza outros serviços online, como O cadastro da Nota Fiscal Paulista, a consulta de pontos na carteira de habilitação, o Boletim de ocorrência, entre outros.

Outros serviços públicos federais e de outros estados, como emitir certidão negativa (nada consta) na Justiça Federal, Declarações de Imposto de Renda, entre outros podem ser vistos nas categorias Serviços Públicos São Paulo e Serviços Públicos Brasil.

Perguntas e respostas

Quem faz a emissão deste documento?

No estado de São Paulo, o Atestado de Antecedentes é um documento fornecido pelo Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt (IIRGD), órgão da Secretaria da Segurança Pública de SP, que tem por objetivo informar a existência ou a inexistência de registro de antecedentes criminais, apresentando a situação do cidadão no exato momento da pesquisa nos registros informatizados do Instituto.

Em outros estados ele é emitido pela Polícia Civil, Secretaria de Segurança Pública ou órgãos competentes para tal.

O que consta no Atestado de Antecedentes Criminais?

O Atestado de Antecedentes não apresenta a ficha pessoal do cidadão. Ele só coloca disponível uma resposta negativa ou positiva quanto a possíveis pendências jurídico criminais atuais.

Este documento é útil em diversas situações onde é necessário apresentar sua situação perante os órgãos de justiça. Normalmente ele é requerido em casos de admissão de emprego em uma empresa. Diversas empresas incluem o antecedente criminal na lista de documentação necessária para a contratação, especialmente nas grandes empresas onde há um número muito grande de funcionários e nos cargos públicos. Também é necessário em caso da emissão do passaporte para a saída do país, você não conseguirá sair do Brasil se estiver com pendências com a justiça.

Qual a finalidade de um atestado de antecedentes criminais?

Há situações em que ele poderá ser solicitado, como em caso de admissão em trabalho (apesar que, salvo engano, as empresas não possam exigir mais o antecedente), para emissão de passaporte, para concorrer a cargos públicos, inclusive em eleições, entre outros.

Ele também poderá ser usado para fins pessoais, onde uma pessoa deseja saber se ele tem alguma pendência jurídico criminal.

Que tipo de pendência poderá aparecer no atestado?

Geralmente alguma pendência de natureza criminal, isto evidentemente se houver algo provado e confirmado. Não sei exatamente todos os casos que podem ser inclusos, mas é fato de que tem que ser de natureza criminal. Questões cíveis, como dívidas ou desacordos comerciais não fazem parte.

O que fazer se o atestado for positivo, ou seja, houver pendência?

Caso o atestado de antecedentes criminais der positivo, indica que existe algum tipo de crime e por isso é importante consultar um advogado para que o mesmo possa orientá-lo e mesmo assessorá-lo quanto a solução do problema.

Quais as formas de emitir o atestado no estado de São Paulo?

Pela internet

Para emitir o Atestado de Antecedentes Criminais em SP (nada costa) pela internet, basta acessar o site da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e clicar no botão solicitar o atestado. Preencha o formulário com os dados solicitados e aguarde a emissão do documento. Lembrando que a emissão do atestado de antecedentes criminais pela internet e gratuito.

Poupatempo

Caso houver problemas na emissão ou por algum motivo o atestado não puder ser feito pela internet, procure uma agência do Poupa Tempo. Veja no vídeo abaixo como funciona o Poupatempo, quais os serviços oferecidos e documentos que você precisa levar para ser atendido.

Delegacia

Se não foi possível emitir pela internet e não há nenhum posto do Poupatempo em sua cidade, procure a delegacia de polícia local. Normalmente quando emitido na delegacia o tempo de espera é maior.

Fonte: Com informações da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.