Quando a internet foi criada? História da internet

Veja um resumo de alguns dos principais fatos histórico sobre o surgimento da internet, a web e os diversos aplicativos ou aplicações como conhecemos hoje. O comércio eletrônico, os blogs, as redes sociais e a internet comercial.

Home » Tecnologia

A internet é um feito recente em termos de história. Quando a internet foi criada não é possível determinar, pois a internet como a conhecemos não foi um projeto previamente pensado. Existem sim alguns fatos históricos que podem ser considerados.

A história da Internet

A história da internet pode ser considerada a partir do projeto Arphanet do governo americano. Este projeto visava criar uma estratégia de descentralizar as informações nos EUA durante a guerra fria. Desta forma foram colocados computadores e regiões geográficas diferentes e ligados em rede.

A internet foi criada para não ser o que ela é hoje (definição minha), isto é, a internet tornou-se totalmente diferente dos rumos traçados inicialmente para a ela. A internet foi criada ou deu seus primeiros passos no período da guerra fria entre os Estados Unidos e A União Soviética. Neste período os EUA criaram uma rede que foi chamada de ARPANET. Esta rede tinha como ponto principal uma estratégia de manter informações descentralizadas. Se um importante órgão fosse atingido, as informações estariam protegidas por cópias em outros locais.

E porque a internet foi criada? Acredita-se que os americanos queriam proteger suas informações e criar estratégias. Mas isto não se compara com o que chamamos internet hoje. A internet evoluiu e hoje é a rede mundial de computadores, ligando pessoas no mundo inteiro.

Como visto, o uso inicial estava restrito ao governo americano, mas com o passar do tempo as universidades adotaram também a ideia para criar redes de pesquisa e compartilhamento de informações acadêmicas.

A criação da web

Primeiro é preciso diferenciar internet de web. A internet foi criada dentro do departamento de defesa dos Estados Unidos e tinha de certa forma um propósito um pouco estratégico. Contribui também para sua evolução os projetos acadêmicos e as pesquisas que eram tão comuns entre universidades. Neste caso não podemos dizer que a internet foi criada, mas que ela foi evoluindo diversos modificações significativas.

A web foi criada a partir de um projeto do físico inglês Tim Berners Lee que projetou um ambiente composto por uma linguagem chamada de HTML, um servidor web e um navegador que usava a linguagem HTML para ter acesso de compartilhar as informações entre computadores ligados na rede da internet. Portanto a web partiu de um projeto que podemos dizer que ela foi criada. Neste sentido é importante dizer que a criação de web, assim como da internet tinha propósitos bem diferente do que usamos hoje, já que se imaginava que ela seria usada para fins de pesquisa, troca de informações entre pesquisadores e funções estratégicas de governo.

Até então havia a internet (rede e computadores), a web seria uma plataforma onde as pessoas pudessem acessar informações em um formato padrão (HTML), usando um programa específico para isso (browsers ou navegadores).

A internet comercial

No Brasil a internet não foi necessariamente criada, pois ela já existia. O que aconteceu aqui e em várias partes do mundo foi que o país ou algumas instituições aqui no Brasil passarama usar a internet ou a começar sua implantação e desenvolvimento por aqui. No início, a internet estava muito restrito a pesquisadores ou a professores das universidades.

Reza a história que foi na Universidade de São Paulo - USP que ocorreu os primeiros esforços na criação da rede que ligaria a comunidade acadêmica, isto teria acontecido em 1987. Já em 88 houve as primeiras conexões feitas do Brasil para o exterior, sendo a primeira do LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica ligando com a Universidade de Marylan nos Estados Unidos e depois com a Fapesp - Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo com Fermilab - Fermi National Accelerator Laboratory, também nos Estados Unidos.

Após esses feitos outras universidades também passaram a usar a internet sempre no sendo de trocar informações com a comunidade científica e acadêmica. A internet comercial como conhecemos hoje começou no Brasil por volta de 1995 e ai não parou mais.

A partir da criação da web, surge em seguida a chamada internet comercial. No Brasil, isto aconteceu por volta de 1995 com o surgimento dos primeiros portais, como o UOL, ZAZ (hoje Terra), Mandic, entre outros.

O Comércio eletrônico

Logo em seguida outro fato marcaria a história da internet, que foi o surgimento do comércio eletrônico e com ele a chamada bolha da internet. O comércio eletrônico teve um início extraordinário com inúmeras empresas e projetos milionários, mas não demorou muito para perceberem que não havia maturidade para todo aquele investimento e por volta do ano 2000/2001 ocorreu um fenômeno chamado de “o estouro da bolha”, onde boa parte das empresas pontoCom quebraram.

Quando a internet foi criada, ou quando ela deu seus passos inciais, ninguém imaginaria que ela fosse tão longe. Mas após o estouro da bolha houve um descrédito até que surgiram as redes sociais.

As Redes Sociais

O maior acontecimento histórico em termos de internet foi o surgimento das redes sociais. Blogs, sites de compartilhamento de informações como o Orkut, Facebook, Twitter, Instagram, Youtube, entre outros tornaram a internet um produto inimaginável.

Dentro das redes sociais é possível criarmos um pequeno histórico, como:

  • Surgimentos dos blogs;
  • Surgimento do MSN;
  • Surgimento do Okut;
  • Surgimento do Youtube;
  • Surgimento do Facebook;
  • Surgimento do Twitter;
  • Surgimento do Instagram e WhatsApp;
  • O quem vem pela frente?

Conclusão

Como exposto no início, a pergunta: quando a internet foi criada não pode ter uma resposta taxativa, mas sim ela deve ser respondida a partir dos diversos fatos que ocorreram até chegar na internet que conhecemos hoje.

Você pode conferir a história completa aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet_no_Brasil

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.