Qual a cidade mais bonita do Brasil ou as 10 mais bonitas?

Veja a minha lista das 10 cidades visitei e que considero as mais bonitas do Brasil. Será que é a mesma lista que você tem? Dá uma olhada e confira porque selecionei essas.

A beleza é algo relativo e aquilo que é bonito para uma pessoa pode não ser para o outro, logo quando nos dispomos a fazer uma lista de alguma coisa que consideramos belo, corremos o risco de ser mal interpretados, Já que a nossa lista pode não corresponder com o que outras pessoas considerariam.

Aqui pretendo dar a minha opinião sobre as cidades brasileiras que eu considero serem as mais bonitas, embora eu não conheça todas as cidades e portanto a minha análise é parcial.

Minha análise será baseada em algumas das cidades que conheço de vários estados brasileiros, a saber: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, bem como algumas cidades de Goiás e ainda o Distrito Federal. Ainda assim, não conheço todas e limitarei à aquelas em que estive lá pelo menos uma vez.

Assim, depois de conhecer diversas das cidades desses estados creio que posso dar a minha opinião sobre aquelas que me causaram o maior impacto e que teve algum tipo de beleza que me chamou a atenção.

Sendo assim relacionei aqui 10 cidades, não necessariamente em ordem de importância ou beleza, que eu consideraria com algum tipo de beleza e que vale a pena ser incluído nessa lista.

Rio de Janeiro

A cidade do Rio de Janeiro normalmente aparece em primeiro lugar das listas que as pessoas fazem quando o assunto é cidades mais belas no Brasil. Estive na cidade do Rio de Janeiro por duas vezes como turista e conheci o essencial dela, aquele roteiro turístico básico que é comum a maioria dos turistas, creio eu.

Dizer que a cidade do Rio de Janeiro é belíssima é um pouco exagerado, e o rótulo de cidade maravilhosa, me desculpe os cariocas, não me convenceu.

Ainda assim considero a cidade do Rio de Janeiro muito bonita, especialmente algumas regiões, como aquelas com proximidade das praias. O problema é que eu Rio de Janeiro tem locais bem complicados e fica difícil fazer uma análise geral da cidade como bela. Então eu diria que ela tem pontos muito bonitos, enquanto outros, nem tanto.

Vale a pena conhecer? Claro que sim! Tomando todos os cuidados é uma cidade que tem muito a oferecer e uma coisa que me chamou muito a atenção, foi a forma muito receptiva dos cariocas com turistas. Muito legal mesmo.

Curitiba

Curitiba é outra cidade muito bem cotada nesse sentido, nas duas vezes em que estive na cidade conheci um pouco dela e realmente a locais bem bonitos como o Jardim Botânico, sem contar que a cidade como um todo é bem organizada com belas avenidas e muita área verde, o que torna a cidade realmente bastante agradável e atraente.

O clima da cidade é muito agradável também, sendo provavelmente a capital mais fria do país e como gosto muito de frio, isto me atrai. Penso que de todas as capitais, seria a melhor para morar, a menos que esteja muito enganado.

Balneário Camboriú

Eu poderia incluir aqui Florianópolis, mas a minha opção é por Balneário Camboriú. Em 2017, fizemos um tour por boa parte do estado de Santa Catarina, incluindo a região da Serra e praticamente quase todas as cidades pelo litoral.

Florianópolis me decepcionou um pouco, já que eu tinha uma expectativa muito maior da cidade. Mas quando eu vi Balneário Camboriú, com certeza ela se tornou muito mais atraente com sua bela orla.

Fiquei pouco tempo na cidade, mas fiquei com vontade de voltar para explorar mais e passar ali de repente um final de semana ou até um período maior. A impressão que me deixou da cidade foi realmente muito boa.

Mas Florianópolis é bem bacana também, contudo, acho que fui com uma expectativa muito elevada em relação a ela.

Brasília

A cidade de Brasília não é nenhum símbolo de beleza, o que importa muito por lá mesmo é o poder, mas ainda assim não podemos desconsiderar a cidade que foi planejada e que tem muitos méritos desta organização paisagística.

Com ruas largas, bastante simetria e uma organização bem interessante, a cidade chega ser bonita sobe certo aspecto e merece ser visitada. Chama atenção arquitetura da cidade ao estilo de Oscar Niemeyer que é referência inclusive para estudantes do mundo inteiro na área de arquitetura.

Fui apenas uma vez na capital federal e fiz um bom passeio pelo plano piloto e conhece alguns dos principais pontos da cidade. Há um bom documentário no programa Brasil Visto de Cima que explora muito bem os atrativos, história e belezas da capital do Brasil.

São Paulo

Existem pessoas que veem beleza em São Paulo, eu talvez inclua nesse grupo. Claro que São Paulo não é nenhum exemplo de beleza, mas por ser uma cidade muito grande ela tem algumas partes interessantes e graças as belas construções e o seu poderio comercial, a cidade conseguiu construir algumas regiões e algumas coisas que merecem ser observadas.

Especialmente a noite, São Paulo tem sim a sua beleza e para aqueles que não conhecem, creio que seja um destino que vale a pena sim conhecer e explorar melhor.

Holambra

Holambra é uma pequena cidade no interior de São Paulo, na região de Campinas. A cidade é bem pequena mesmo, mas é a maior produtora de flores do Brasil e o nome Holambra vende uma mistura de Holanda com Brasil, já que ela foi fundada por holandeses e daí vem a sua vocação para o cultivo de flores, já que o país holandês é referência mundial no cultivo de flores, especialmente da famosa tulipa.

A cidade tem muito verde e muitas flores, embora seja bem pequena todo seu entorno também é muito bonito com belas plantações, estufas e uma paisagem que lembraria muito um país europeu. Por ela ficar bem próximo da cidade em que moro e frequentemente fazemos uma visita na pequena, porém bela cidade holandesa no Brasil.

Tiradentes

Tiradentes é uma das cidades históricas de Minas Gerais e certamente é uma das mais bem preservadas de todas as cidades históricas mineiras. Andar pelas ruas do centro histórico de Tiradentes é uma verdadeira volta ao passado, sem contar que ela está rodeada por morros e sua famosa igreja histórica que tem muito a contar de um período muito rico do Brasil.

É uma cidade pequena, mas muito bela e vale a pena ser visitada com certeza. Inclusive, acho que de todas as cidades históricas de Minas que visitei é a melhor para você ter uma boa experiência gastronômica.

Ouro Preto

Ouro Preto é a mais famosa de todas as cidades históricas de minas e sua beleza é incontestável, com suas inúmeras igrejas, museus, casarões e suas ladeiras, Ouro Preto tem muito a oferecer em termos de turismo.

Andar pelas ruas de Ouro Preto a noite com as igrejas iluminadas nos altos dos morros é realmente uma paisagem muito bela e muito incomum em relação a outras regiões brasileiras.

Como estive na cidade no mês de julho, fazia muito frio, não apenas por estar no inverno, mas também pelo fato de estar em meio às montanhas. É uma combinação belíssima de frio que a arquitetura da cidade.

Com certeza é uma das cidades que mais me impactou e que realmente vale a pena muito conhecer.

Blumenau / Pomerode

Blumenau não chega ser uma cidade tão bela a ponto de ser listada aqui no rol das mais belas do Brasil, mas o local é muito interessante e tem realmente alguns traços bem bacanas. Mas observe que eu incluir Pomerode que é uma pequena cidade que fica ao lado de Blumenau para fortalecer o elo entre as duas e tornar sim a região como digna de estar aqui nesta lista.

Para ser sincero eu gostei mais de Pomerode o que de Blumenau. É uma cidadezinha pequena, mas muito charmosa e o que chama muito atenção nessas duas cidades é a sua arquitetura no estilo enxaimel que é típico dos países europeus, especialmente da Alemanha. Vale lembrar que Blumenau e especialmente Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil.

Campos do Jordão

Mas a joia da coroa é mesmo Campos do Jordão, a belíssima cidade serrana do estado de São Paulo e que na minha opinião é sem dúvida a mais bela do Brasil.

Campos do Jordão tem uma bela arquitetura, no estilo alpino e é rodeada por morros e muito, mas muito verde mesmo. O que predomina na cidade são as famosas araucárias, típica das regiões altas do Brasil, bem como as árvores de Plátanos, típica das regiões frias.

A cidade é muito charmosa e tem muito a oferecer, mas talvez o que torna a cidade mais bonita é algo invisível aos olhos, estou falando do frio.

Campos do Jordão está situado a 1639 m acima do nível do mar e isto faz da cidade mais alta do Brasil. Como sabemos que no Brasil altitude é importante para efeito de temperatura, não é nenhum exagero dizer que a cidade mais fria do Brasil ao longo de todo o ano. É claro que existem cidades do Sul que atingem temperaturas muito mais baixas na época do inverno, mas graças altitude Campos do Jordão consegue ter frio o ano inteiro, praticamente. Como ouvi de um morador de lá: em Campos do Jordão você usar cobertor o ano inteiro.

De todas as cidades que conheci, creio que Campos do Jordão seja a que mais me impactou e fiquei com aquela vontade inclusive de mudar para lá, coisa que ainda penso até hoje. A combinação de clima, com arquitetura, com as belezas naturais, faz de Campos do Jordão uma cidade única no Brasil e que você precisa muito conhecer.

Outras

Cidades que são bonitas, mas não conheço pessoalmente e por isso não posso dar uma opinião mais concreta:

  • Gramado e Canela no Rio Grande do Sul
  • João Pessoa na Paraíba
  • Aracaju em Sergipe
  • Palmas no Tocantins
  • Dentre outras