Serviço Social a Distância. Curso e faculdades

Veja quais as faculdades e universidades oferecem o curso de Serviço Social a Distância no Brasil. Veja as posições contrárias à faculdade de serviço social na modalidade a distância.

Home Educação

O Serviço Social é um meio de promover o uso da cidadania nas famílias, comunidades e instituições públicas e privadas. Tem como forte apelo a educação e os direitos e deveres de todos os cidadãos. É uma área interessante, de grande valor social e naturalmente exige pessoas dedicadas e capacitadas para o exercício desta profissão.

Curso de Serviço Social a Distância

Historicamente este curso foi feito na modalidade presencial seguindo o modelo de educação que imperou no Brasil até então, mas hoje muitas faculdades oferecem o curso de serviço social a distância (veja a lista abaixo) trazendo muitos benefícios à aqueles que não podem frequentar uma universidade presencial.

Posições contrárias

No entanto muitos assistentes sociais não veem com bons olhos uma formação no modelo EAD, tanto é que o Conselho Federal de Assistência Social posiciona-se contrário aos cursos a distância. Leia aqui a posição do Conselho Federal antes de tomar a decisão de fazer o curso na modalidade EAD. Contudo o Ministério da Educação que é quem autoriza cursos e faculdades no Brasil mantém o curso tornando absolutamente legal a formação a distância.

Onde encontrar

Veja abaixo as faculdades e universidades no Brasil que já oferecem o curso na modalidade EAD. Consulte os links para obter informações sobre valores e outras informações.

Serviço Social a Distância na UNIP Interativa

Curso de Serviço Social é na Unip Interativa da Universidade Paulista. O curso tem duração de três anos e meio com carga horária de 2700 horas. O valor da mensalidade deverá ser consultado diretamente nos pólos da Unip. Informações do curso aqui

Uniderp Interativa

Curso de graduação com habilitação em serviço social. Metodologia a distância com duração de sete semestres (3340 horas). Link e informações do curso

Serviço Social a Distância – ULBRA

A ULBRA é a Universidade Luterana do Brasil. Oferece o curso a distância com metodologia de aulas em vídeo-aulas e material didático, com avaliações e encontros semanais nos pólos. Duração de sete semestres. Informações sobre o curso, veja Aqui.

Uniseb – Centro Universitário

A Uniseb oferece o curso Bacharelado em Serviço Social a distância. Duração de 8 semestres. Veja as informações AQUI.

Outras faculdades

De acordo com o catálogo de cursos do MEC as seguintes instituições estão autorizadas a oferecer o curso na modalidade a distância:

serviço social ead MEC

Você poderá fazer uma consulta atualizada no site do MEC sobre esse curso ou outros cursos superiores, para isso acesse o site: https://emec.mec.gov.br/

Perguntas frequentes:

Os cursos de Educação a Distância possuem o mesmo valor para o mercado?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, de 1996, certificados de cursos tanto da educação básica, quanto de educação superior, como cursos livres, ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação cursados na modalidade Educação a Distância, devem ter o mesmo valor do que os cursos presenciais. Isso significa que os cursos de Educação a Distância estão amparados pela lei e não podem nem devem sofrer distinção pelas empresas contratantes.

E quanto aos diplomas, são aceitos normalmente em oportunidades de trabalho e concursos públicos que possam vir a solicitar o documento?

Sim, os cursos à distância estão previstos na lei brasileira (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e a validade de seu diploma deve ser aceita, assim como os cursos presenciais, uma vez que a lei não diferencia as duas modalidades. Vale ressaltar que o certificado não especifica que o curso foi realizado na modalidade Educação a Distância. Os diplomas seguem uma legislação única e são padronizados, portanto, não há com o que se preocupar sobre a importância legal do seu certificado de conclusão de curso.

Quais são os motivos alegados pelo Conselho Federal de Assistência Social para se posicionar contra os cursos da modalidade Educação a Distância? E qual é a posição do MEC sobre o assunto?

O Conselho Federal de Assistência Social alega que os cursos ministrados na modalidade Educação a Distância são de baixa qualidade e não oferecem os requisitos necessários para formar bons profissionais na área. O Conselho defende ainda que o modelo de Educação a Distância é mercantilista e visa apenas o lucro financeiro em detrimento da qualidade na educação.

Por outro lado, nenhuma instituição que oferece cursos de Serviço Social na modalidade Educação a Distância recebeu avaliação negativa do MEC. O Ministério da Educação, o MEC, órgão responsável pelas instituições de ensino de todo o país, reconhece diversos cursos na modalidade Educação a Distância. O Ministério da Educação avalia ainda os cursos da modalidade EAD da mesma maneira que faz com os cursos presenciais, ou seja, utilizando os mesmos critérios e a mesma rigidez, de forma a garantir que os cursos sejam de qualidade e possam formar bons profissionais.

Gostou? Compartilhe



 

Leia também:



© 2008-2019 | Professor Digital | Política de Privacidade | Em Jesus Cristo eu confio