Resumo de matérias ou disciplinas que cursei na faculdade

Resumo das disciplinas Recursos patrimoniais e logísticos – Logística, bem como Dinâmica das relações interpessoais na Universidade Paulista - UNIP, quando fiz faculdade nesta instituição.

Home » Tecnologia

Abaixo um breve resumo de algumas das disciplinas que cursei na época da faculdade de Gestão de Sistemas da Informação na Universidade Paulista, UNIP. Hoje este curso passou a ser Gestão da Tecnologia da Informação, com uma leve mudança da questão mais específica que é sistema para a mais abrangente que é tecnologia.

Disciplina: Recursos patrimoniais e logísticos – Logística

A disciplina Recursos Patrimoniais e Logísticos ou simplesmente Logística, foi uma das mais tranquilas do curso de Sistemas de informação na Unip – Universidade Paulista. Veremos neste post algumas dicas do conteúdo desta disciplina.

Basicamente, não há muita coisa complicada em logística, tudo parece ser um pouco obvio e de fácil compreensão. A disciplina foca inicialmente o conceito de logística que é a função que estuda a melhor maneira de facilitar o fluxo de produtos entre produtores e consumidores.

Como conteúdo de Recursos Patrimoniais e Logísticos, são abordados os seguintes assuntos:

  • Transporte;
  • Manutenção de estoque;
  • Processamento de pedidos;
  • Armazenagem e manuseio;
  • Embalagem;
  • Compras e produção;
  • Distribuição física.

Outros aspectos analisados também são os tipos de demanda: permanente, irregular, derivada, em declínio e sazonal. Achei bastante relevante estes itens do ponto de vista de Sistemas de Informação.

Como disse acima, a disciplina Logística é bem tranquila, porém, alguns termos podem ser desconhecidos e bom você ficar atento. Vou mostrar alguns:

Curva ABC

A Curva ABC diz que 20% dos produtos representam 80% do faturamento e que 80% dos produtos comercializados, movimentam apenas 20% do volume financeiro. Este conceito foi criado pelo sociólogo e economista italiano Vilfredo Pareto, também conhecido como princípio de pareto (https://pt.wikipedia.org/wiki/Principio_de_Pareto).

Just-in-time

Just-in-time é um processo que procura não trabalhar com estoque, ou seja, a intenção e suprir a linha de produção usando o menor estoque possível. Isto é possível ou mais facilmente aplicado em processos com demanda conhecida, estável e com tempo de reposição curto.

MRP

Vem da sigla “material requiriment planning” ou  planejamento das necessidades de materiais. É uma ferramenta usada quando componentes podem ser usados  em vários produtos e assim controlar  a quantidade que cada um deve usar.

Trade OFF

Trade off é usado na logística como tomada de decisão sobre qual meio de transporte usar para determinados produtos. Esta decisão não leva em conta apenas o custo do frete, mas um conjunto de itens que irão determinar o caminho mais econômico.

Para finalizar temos: Logística e recursos patrimoniais, que define a operação do sistema logístico e a Gestão de recursos patrimoniais.

Bem, a aplicabilidade desta disciplina em sistemas de informação é bem grande e os conceitos logísticos devem ser bem avaliados em um projeto de sistema. Agora, a teoria é uma coisa, a prática é outra. Em sistemas de informação o que conta é a prática, ou não?

Além Recursos Patrimoniais e Logísticos, estou escrevendo alguns posts sobre as disciplinas do curso, que podem ser vistas no link Sistemas de informação.

Disciplina: Dinâmica das relações interpessoais

A disciplina Dinâmica das Relações Interpessoais foi uma das disciplinas que mais gostei no curso de sistemas de informação, talvez pela própria dinâmica do professor, que a meu ver deu um show em suas aulas. Também, para falar de dinâmica de relações interpessoais tinha mesmo que ser um professor dinâmico né?

Esta disciplina, apesar de curta, trata dos assuntos relacionados à nossas relações no local de trabalho, como a sociedade e conosco também. Dois grandes pontos foram analisados: O homem versus relações interpessoais e Conflitos nas relações interpessoais. Veremos um breve esboço dos pontos que assimilei e julgo importante.

O homem versus relações interpessoais

Vimos o papel do líder na gestão de pessoas, o meio ambiente em que as relações se desenvolvem, os indivíduos envolvidos, suas crenças, valores, cultura, opiniões e outras variáveis.

Outro ponto importante é a questão dos grupos sociais e como eles se formam. Grupos de interesses são formados por pessoas do mesmo interesse, grupos de amizades, grupos temporários, grupos de departamentos e etc. Pode parecer muito óbvio tudo isto, mas achei muito relevante entender o comportamento destes grupos. Um ponto que eu formulo aqui é: se um indivíduo entra para determinado grupo, ele acaba sendo de alguma forma influenciado por ele.

Conflitos nas relações interpessoais

Toda relação gera conflitos e estes conflitos ocorrem pela divergência de opiniões, ponto de vista ou interesses. Resolver os conflitos implica em primeiro lugar identificá-los e classificá-los em alguns tipos.

Tipos de conflitos

Conflito interno. Constituem as nossas dissonâncias internas. Campo das relações intrapessoais.

Conflito externo. Ocorre nas nossas relações interpessoais e podem ser:

  • Conflito de interesse. Tudo que contrapõe aos nossos interesses, sejam eles materiais, de posição na sociedade, local de trabalho e etc.
  • Conflito de valores. Crenças e valores. Quando gerado este conflito, torna-se de difícil solução, pois entra no campo moral e cultural.
  • Conflito de direitos. Ocorre quando somos lesados ou nos vemos envolvidos em situações de implicações legais.

Um ponto que considerei importante foi a observação de que os conflitos podem ter níveis de gravidades variados, começando com o conflito percebido, passando pelo conflito experienciado e chegando ao conflito manifestado.

Bom, eu poderia escrever ainda muita coisa sobre a Dinâmica das relações interpessoais, mas acho que já deu para você ter uma ideia do que é esta disciplina. Se você for cursá-la, aproveite, ela é uma das melhores.

Veja outras disciplinas do curso de Sistemas de informação.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.