O que é melhor: Faculdade ou Curso Técnico, qual devo fazer?

Veja uma comparação entre faculdade ou curso técnico e entenda qual pode ser a melhor opção para você. Participe da discussão que está acontecendo sobre o tema.

Home » Educação

Esta pode ser uma dúvida para muitas pessoas, afinal, tanto a faculdade como o Curso Técnico tem suas vantagens e desvantagens. O valor do curso, o tempo de duração, aulas expositivas versus aulas práticas, tudo isto pode e deve pesar na hora de decidir entre Faculdade ou Curso Técnico.

O mercado de trabalho fica cada vez mais competitivo e por isso uma boa formação é sempre um caminho recomendado para aqueles que desejam atuar em algum segmento de trabalho. A faculdade as vezes é uma opção pouco viável para algumas pessoas, ficando aquela dúvida: será que só um curso técnico é o bastante?

Veremos abaixo algumas informações pertinentes que podem ajudar no desenvolvimento deste tema.

Mas, quais as características mais importantes? Como são as aulas em um curso superior e no curso de nível técnico?

Curso técnico

Montagem de computador - curso técnico

O curso técnico tem a característica de ser mais prático e atacar o problema sem muitos rodeios. Normalmente, o curso técnico prepara o aluno para atuar no mercado de trabalho agora, ou seja, é um curso muito focado nas necessidades do dia-a-dia das empresas.

Outro fato a ser considerado é que o curso técnico é de curta duração, normalmente 1000 a 1200 horas, o que torna necessário focar apenas nas questões fundamentais, deixando de lado outros fatores como pesquisa e muitos conteúdos teóricos.

Convém ressaltar ainda que alguns cursos técnicos têm um currículo muito específico, como é o caso do Curso de Informática para a Internet, que até onde eu sei não há similar em cursos superiores. Isto torna os cursos técnicos uma alternativa bastante viável, por oferecer realmente um diferencial em relação a uma faculdade.

Por último e não menos importante é necessário ressaltar que eles são geralmente muito práticos, tendo pouco espaço para teorias e conceitos intermináveis. O fato de ter uma carga horária menor, sugere que a pauta ou o currículo seja muito bem definida e priorizado as questões práticas. Isto o torna bastante diferente de alguns cursos superiores onde há muito espaço para teorias.

Faculdade

Faculdade ou universidade

Na faculdade ocorre o inverso do curso técnico. Há uma quantidade maior de disciplinas a cursar e também um enfoque mais teórico. Por serem cursos de longa duração, há mais tempo para desenvolver pesquisas e abordar assuntos conceituais.

Os cursos superiores também focam disciplinas correlatas, coisa que não ocorre com muita freqüência nos cursos técnicos. Um exemplo disso é o curso de Sistemas de Informação que estou fazendo na UNIP, neste curso temos aulas de Legislação Trabalhista, Desenvolvimento Sustentável, Dinâmica das Relações Interpessoais, etc. Essas disciplinas não são exatamente de Sistemas de Informação, mas estão relacionadas de alguma forma.

É inegável que uma faculdade terá um peso maior no seu currículo, isto é fato! Sem contar que você poderá fazer depois uma pós-graduação ou uma especialização qualquer.

Deve ser avaliado muito bem antes de tomar uma decisão entre Faculdade ou Curso Técnico. Para aqueles que precisam trabalhar e que talvez dependam deste trabalho para financiar uma faculdade, a dica é fazer um curso técnico para tentar entrar logo no mercado de trabalho e depois cursar uma faculdade.

Podemos ainda considerar os cursos superiores de 2 anos, que tem característica de curso técnico, mas é uma faculdade. A procura por este tipo de curso tem crescido muito e pode ser avaliado como uma alternativa. Nessa categoria há também a faculdade a distância que teoricamente tem o mesmo conteúdo de uma faculdade presencial.

Avalie. Avalie de novo e decida-se.

Espero que este post possa ajudá-lo de alguma forma. Se tiver alguma dúvida, post um comentário no formulário abaixo.

Educação a distância é confiável?

Eu estou em dúvida sob fazer um Curso Técnico ou EAD, gostaria de saber se esse Ensino a Distância já é bem aceito no mercado de trabalho ou um Técnico é a melhor opção.

Obrigado

Queli // Lajeado / RS

A modalidade EAD já está bastante difundida no Brasil. É verdade que no início houve certo receio se ela era boa ou não e se daria certo ou não, mas hoje é possível afirmar que ela veio para ficar e está presente em instituições públicas e particulares.

A questão é apenas escolher uma instituição boa, pois a modalidade é tranquila.Luis

Curso técnico a distância

Gostaria de saber se os cursos técnicos a distância são bem aceitos no mercado

laino // Ipatinga - MG

Os cursos técnicos são por natureza muito práticos e muitos deles têm um forte apelo presencial, por isso é mais comum encontrar na modalidade presencial. Não conheço muitos casos de pessoas que fizeram curso técnico a distância e por isso não sei opinar, mas creio que irá variar um pouco de área para área.

Luis

Contabilidade e matemática

Olá,Tenho 30 anos e há 11 anos conclui o 2 grau,estou precisando trabalhar mas gostaria de fazer um curso técnico porque nunca trabalhei,mas não sei em que área.Gosto um pouco de matemática e gostaria de fazer ciências contábeis mas tenho medo de não me identificar com o curso.Quero um curso técnico pois tenho pressa em conseguir trabalho,tenho 2 filhos e não quero ficar mais dependendo só do meu marido. Por favor me ajudem.

Espero que tenham me entendido.

Obrigada

Ionara // Candeias

Procure se informar melhor sobre a área de contabilidade, de preferência que você faça um curso livre antes ou esses cursos rápidos que tem em vários sites. Assim você irá confirmar se é mesmo essa área. Contabilidade é um pouco chato, mas esta é a minha opinião e salgo engano, foi a única matéria na faculdade que fiquei de DP, por isso não gosto muito, mas faça o que disse acima e se você gostar ficará mais fácil entrar na faculdade sem medo.

Luis

Reaproveitamento de matéria – técnico para superior

Ola. GOstria de saber se eu fizesse um curso tecnico relacionado a uma faculdade e depois fizer essa faculdade, os semestres dela diminuem? por exemplo: eu quero fazer um curso de design interiores no SENAC, e depois fazer uma faculdade de Arquitetura e Urbanismo na UNINOVE, os semestre da faculdade diminuem? e precisa fazer pós-graduação?

desde ja agradeço!

Atenciosamente Aline Bueno

Aline // São Paulo

Isto não acontece Aline. As faculdades não aproveitam matérias cursadas em ensino técnico já que são níveis diferentes. Existe sim na legislação brasileira o chamado reaproveitamento de matéria, mas isto apenas dentro do mesmo nível de ensino, tipo: técnico para técnico e superior para superior.

Luis

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.