Quais sites de imagens gratuitas, fotos e ilustrações free?

Conheça diversos sites e banco de imagens gratuitas na internet. Fotos e imagens em domínio público, Creative Commons e outras formas de licenças que permitem o uso gratuito.

Home » Tecnologia

O mundo virtual está cheio de vídeos, imagens, fotos e ilustrações. Mas isso não quer dizer que o seu uso seja gratuito. Permitir download da imagem não quer dizer autorização para reproduzi-la pessoalmente ou profissionalmente. Os sites estão cheios de imagens, porém fique atento para que não se comprometa usando imagens com copyrights e assim terminar sendo processado.

Não fique com medo pensando que não há mais como usar fotos da Internet,  secou, pois ainda existem diversos sites que produzem e disponibilizam suas imagens, fotos e ilustrações para divulgação profissional ou uso pessoal. Estes são chamados de bancos de imagens e são bem usados por empresas.

Sites de imagens gratuitas

www.public-domain-photos.com – Neste site você encontra mais de cinco mil otos e mais de oito mil clipearts. Todos são free para uso pessoal ou profissional. Ele também dispõe de uma área com mais fotos e imagens em geral, contudo são para venda, por uma taxa mensal paga pelo usuário. É preciso fazer login e senha para ter acesso a tais imagens.

www.designpacks.com – Neste site há diversos pacotes de imagens para download. Os arquivos estão zipados, totalizando 15 imagens ou fotos e separados por categorias, Exemplos: dinheiro, concreto, líquidos, flores, madeira, metal, vidros, luzes e outros mais que compõe a coleção de imagens do site que disponibiliza para projetos de design pessoal ou projetos profissionais na web.

https://pixelperfectdigital.com – As fotos desta página virtual são de publicações feitas por fotógrafos profissionais e todo mundo pode colaborar. Além das fotos serem totalmente free, o site fornece também texturas e fundos bem criativos. Autorizam o uso para fins pessoais e profissionais, portanto que o crédito da imagem seja dado a pixelperfectdigital.com.

www.publicdomainpictures.net – Este site é bem interessante, pois disponibiliza várias informações sobre a foto e a câmera que a tirou como a abertura da lente, a marca e modelo da máquina, distância da lente e todos esses detalhes que interessam os que já fazem fotografia ou querem fazer, além dos profissionais da área. Os downloads são feitos foto a foto, com atenção sobre a política de uso de cada uma. Algumas são gratuitas e podem ser usadas, outras não.

Domínio Público (https://www.dominiopublico.gov.br): Site do Ministério da Educação com imagens e outros conteúdos em domínio público, isto é, conteúdo gratuito.

www.freephotosbank.com – Nesta página virtual de imagens você encontra o que você quer bem rápido, pois ele é bem organizado em categorias e subcategorias. Exemplos: Categoria Vida, seus subcategorias: vida nas ruas, recreação e lazer. Categoria Natureza, suas subcategorias: árvores e folhas, animais e insetos, rios e lagos, paisagem, flores, rurais e variadas.

www.flickr.com/creativecommons - O Flickr é talvez o maior site de fotos do mundo. Com um enorme acervo de imagens enviado por usuários do mundo inteiro. A seção de imagens que indiquei no link estão disponíveis sob a licença Creative Commons e com isso podem ser usadas gratuitamente desde que respeitado os critérios da licença. Veja este artigo para entender sobre o Creative Commons.

https://br.fotolia.com/Info/Images/FreeImages - O Fotolia é um banco de imagens de alta qualidade e no meu entendimento o melhor que existe. Na seção que eu indiquei no link eles disponibilizam diariamente ou periodicamente em média de 15 imagens gratuitas. Para você poder baixá-las, basta curtir a página deles no Facebook.

www.sxc.hu - Este é um antigo e conhecido banco de imagens. Muito usado pelo pessoal das agências de publicidade para anúncios e peças publicitárias. O site tem imagens pagas e gratuitas.

Os exemplos acima são alguns de dezenas de sites que se possam achar na internet como banco de imagens gratuitas. É importante sempre saber sobre a autorização de uso da imagem, se não for apenas para o seu acervo pessoal, pois as imagens e fotos são propriedades materiais e intelectuais dos seus donos e somente os mesmos podem autorizar o devido uso da imagem e seus fins.

https://pixabay.com/pt – O melhor fica por último. Na minha opinião este é o melhor site de fotos gratuitas da internet. A proposta dele é bem simples e funciona como um site colaborativo, onde pessoas de todas as partes do mundo podem publicar fotos e disponibilizá-las para uso sob uma licença Creative Commons bastante liberal, onde o uso pode ser para fins pessoais e comerciais, sem a necessidade de pagamento de royalties ou mesmo de dar atribuição com backlink ou outro crédito à imagem ou ao autor.

Google Imagens – Você pode usar o Google para procurar imagens gratuitas, ou seja, quem podem ser usadas sem o pagamento de royalties. Nem todas as imagens que o Google encontra e mostra podem ser usadas, por isso é importante fazer o uso correto desta ferramenta. Ao entrar no Google Imagens é importante habilitar a opção “Marcadas para reutilização”, assim, ele fará a busca apenas em sites que atendem a esse critério. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Google imagens

Os exemplos acima são alguns de dezenas de sites que se possam achar na internet como banco de imagens gratuitas. É importante sempre saber sobre a autorização de uso da imagem, se não for apenas para o seu acervo pessoal, pois as imagens e fotos são propriedades materiais e intelectuais dos seus donos e somente eles podem autorizar o devido uso da imagem e seus fins.

Qual um bom editor de imagens? Photoshop é o melhor?

Para editar uma imagem de fazer correções de imperfeições outros ajustes na qualidade de uma foto, por exemplo, qual é o melhor programa para fazer esse tipo de trabalho? Dentre os editores de imagens disponíveis qual deles é o melhor

O melhor editor de imagens é sem dúvida nenhuma o Photoshop, sua qualidade para trabalhar com imagens no tratamento de imperfeições, aplicações de filtros, tratamento de cores e outras atividades destinadas à melhoria da qualidade de uma foto ou de uma imagem qualquer é praticamente inquestionável a maioria dos profissionais na área de design e áreas correlatas. Então se a necessidade realmente usar o melhor programa para edição de imagens, o Photoshop não pode ser desconsiderado momento algum.

Mas existem algumas alternativas que podem ser usadas com qualidade também dependendo do trabalho que você precisa fazer com a foto ou imagem. Muitos programas similares fazem um bom trabalho também. O problema do Photoshop é que ele é pago e o seu custo é relativamente alto, então se uma pessoa precisa de um programa para uso doméstico apenas, talvez não esteja disposta a pagar caro pelo Photoshop. Neste caso a melhor alternativa buscar programas gratuitos que faz esse tipo de trabalho. Dentre os programas editores de imagens podemos citar os seguintes:

  • Paint.NET
  • GIMP
  • Picasa
  • Fireworks
  • Entre outros

Diferença entre os formatos de imagens BMP e JPG?

Entre todos os formatos de imagens existentes o destaque é para o formato JPG que é usado na maioria das câmeras digitais, celulares com câmeras, entre outros. Mas existe também o formato BMP e então fica a pergunta:

O formato de imagem JPG não é popular somente em dispositivos eletrônicos como as câmeras digitais, mas também na internet onde é o principal padrão de imagem usado na criação de sites e publicação de imagens digitais. Na verdade existem basicamente quatro padrões de imagens que são suportados pelos navegadores da internet: GIF, PNG, SVG e JPG. A vantagem do JPG é a alta taxa de compactação obtida em seus arquivos que ocupa pouco espaço sem perder muito a qualidade da imagem.

O BMP é o formato de imagem usado pelo Windows para seus arquivos gráficos o que é portanto em formato bastante restrito a este uso. Tem como desvantagem a baixa baixa taxa de compactação o que acaba gerando arquivos muito grandes e portanto inviável para algumas aplicações como por exemplo no uso da internet.

Acredito que a principal diferença existente em o JPG e o BMP seja a mesma taxa de compactação de cada um desses e o resultado final em que um permite criar arquivos pequenos (jpg) e no caso do BMP geralmente os arquivos fica um pouco maiores. Por conta disso outra diferença ocorre na aplicação ou uso de cada um sendo JPG de uso geral em dispositivos eletrônicos e internet e o BMP mais restrito ao uso no Windows alguns de seus aplicativos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.