Como funciona o EJA ou supletivo nas escolas estaduais

Veja a entrevista com as explicações detalhadas de como funciona a modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos nas escolas estaduais. Leia a entrevista onde é explicado com detalhes o funcionamento desta modalidade de ensino nas escolas públicas.

Home » Educação

Diante das inúmeras dúvidas apresentadas pelos usuários deste blog sobre o tema Educação de Jovens e Adultos, a antiga modalidade supletivo, resolvi conversar com algumas escolas estaduais para trazer uma explicação mais detalhada sobre o funcionamento desta modalidade na rede estadual.

A Escola Carlos Drummond de Andrade em Mauá/SP foi uma delas e nos atendeu prontamente a participar da entrevista. Agradeço a Maria Helena da Silva, Gestor Escolar, que foi a responsável pelas informações que transcrevo abaixo:

Entrevista sobre o EJA

1. Como funciona a modalidade EJA nas escolas do estado?

A EJA é presencial com funcionamento de segunda a sexta-feira no período noturno.

2. O que um aluno interessado em terminar seus estudos deve fazer para começar a estudar?

Na minha opinião para o aluno chegar depois de um tempo parado a retomar seus estudos entendo que precisa ter “coragem”, pois sua estima está muito baixa. Em nossa Unidade Escolar atendemos prontamente, verificamos se é um ex-aluno (que muitas vezes retornam), requisitamos os documentos necessários e fazemos a matrícula. Lembrando que na Rede Estadual existe um período de inscrição que antecede a matrícula.

3. O aluno precisa frequentar as aulas todos os dias da semana? (Se um aluno não pode frequentar as aulas presenciais, que alternativa existe para ele)

Sim precisa freqüentar, pois o curso é presencial. Em nossa região existe uma alternativa que é o CEES (Centro Estadual de Ensino Supletivo) no qual o aluno faz eliminação de matéria sem necessariamente freqüentar diariamente.

4. O estado oferece livros ou materiais didáticos para o aluno estudar?

Os alunos recebem o Kit Pedagógico nos mesmos moldes do Ensino Regular, porém livros específicos para EJA até a presente data ainda nos foi fornecido. Os docentes fazem adaptações do Ensino Regular. Lembrando que nestes 15 anos de EJA na EE Carlos Drummond de Andrade nunca existiu material (livros) específicos para a EJA que não fosse uma adaptação  do regular.

5. Como são feitas as aulas. Existe um professor que irá dar aulas como no ensino regular ou o aluno precisa estudar por conta própria?

Existe um horário específico como no regular, bem como professores para os diversos componentes curriculares. O professor é quem troca de sala dado os 45 minutos de aula.

6. O que aluno precisa pagar?

O curso é totalmente gratuito, porém se algum aluno quiser reproduzir algum material é por conta dele, lembrando que nada é obrigatório.

7. Em condições normais, quanto tempo leva para o aluno concluir o ensino fundamental e o ensino médio?

O aluno do Ensino Fundamental conclui em quatro semestres, já o aluno do Ensino Médio conclui em 03 semestres.

8. Como são feitas as avaliações? Isto é, o aluno é avaliado na própria escola onde estuda ou ele precisa submeter às provas gerais (provão) da secretaria da educação do estado.

A própria Unidade Escolar tem autonomia para as avaliações que ocorrem de acordo com o combinado de cada docente com os alunos. São diversos tipos de instrumentos utilizados como avaliação.

9. Após concluir o ensino médio, o aluno recebe um diploma de conclusão?

Nossa prática é realizar uma formatura totalmente gratuita com direito a beca, canudo, solenidade e entregamos um certificado de conclusão. O histórico oficial ele retira depois da vistoria do supervisor de ensino e lançamento no sistema GDAE (GESTÃO DINÂMICA DA ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR) CONCLUINTES, sistema este que efetiva a conclusão do curso e qualquer cidadão poderá verificar na internet a veracidade do documento.

10. O aluno que concluiu seus estudos pela modalidade EJA, poderá fazer prestar vestibular e fazer faculdade?

Com certeza tem os mesmos direitos de um que concluiu o regular inclusive no ENEM. Verificar o nosso blog alunos que foram para a Universidade. www.eedrummond.blogspot.com

As perguntas são do editor do Blog luis.blog.br e as respostas da:

EE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

AVENIDA WASHINGTON LUIZ, 3.672 – VILA MAGINI – MAUÁ – SP – FONE: 4514-6220

RESPONSÁVEL: MARIA HELENA DA SILVA (GESTOR ESCOLAR)

Nota do editor

A era da internet e também a era da informação e ela despertou em nós a grande necessidade que temos de buscar conhecimento e o quão importante isto é para a vida das pessoas seja no aspecto profissional, pessoal ou no relacionamento com as outras pessoas. Assim muitas pessoas que pararam de estudar e não concluíram seus estudos em tempo hábil, tem despertado agora para esta necessidade.

Desta forma, muitos tem optado por voltar a estudar e se a pessoa não concluiu o ensino fundamental ou ensino médio, o caminho é através da Educação de Jovens e Adultos que habilita inclusive a concorrer depois uma vaga em uma universidade e assim ter uma formação superior.

A idade nunca foi e nunca será um problema para aqueles que querem estudar, a modalidade de educação de jovens e adultos não preza por limite de idade. Se você tem 30, 50 70 ou 90 anos, não faz diferença alguma e você poderá estudar e concluir o seus estudos de acordo com a sua necessidade.

Se você deseja concluir seus estudos no ensino fundamental ou ensino médio, procure uma escola estadual em sua cidade. Mesmo que esta escola não ofereça a modalidade EJA, as pessoas dali tem competência para informar em quais escolas você poderá estudar. Volte a estudar, pois a vida vai lhe cobrar isso!

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.