10 itens sobre cheques sem fundo: Motivos de devolução e encerramento de conta
Cheque sem fundo encerra a conta do correntista no banco? Quando uma pessoa dá um cheque sem fundos, a conta desta pessoa será encerrada imediatamente após o cheque voltar ou não.
Índice deste artigo
O que é cheque
Um cheque é um documento de ordem de pagamento a vista que uma pessoa emite em favor de outra. É um documento fornecido pelos bancos aos seus correntistas a fim que esses possam realizar pagamentos.
O cheque já foi muito popular no Brasil, mas em função da ascensão dos meios de pagamentos eletrônicos ele tem sido bem menos usado hoje do que foi no passado.
O que é cheque sem fundo
Um cheque sem fundo é o termo usado para designar a situação em que o correntista não tem dinheiro suficiente na conta para pagar o valor do cheque quando este é apresentado.
Nesses casos o banco devolve o cheque, isto é, não faz o pagamento dele, gerando assim o cheque sem fundo.
Quando uma pessoa emite um cheque, é necessário que ele providencie o saldo suficiente para pagamento do mesmo. Quando isso não acontece, seja por descontrole financeiro ou qualquer outro motivo, o cheque normalmente não é pago pelo banco.
Cheque sem fundo encerra a conta do correntista no banco?
Quando uma pessoa dá um cheque sem fundos, a conta desta pessoa será encerrada imediatamente após o cheque voltar ou não? Quais são os motivos que levam ao encerramento ter uma conta corrente em qualquer banco em função da devolução de cheques?
A emissão de cheques deve ser feita de forma responsável e levando-se em conta a capacidade de pagamento, mas quando isso não acontece diversos problemas podem acontecer, indo de alguns inconvenientes até um possível encerramento da conta.
Devolução de cheque
Quando um cheque é devolvido por falta de fundos, a conta do correntista não é encerrada, já que o seu encerramento dependerá da postura do banco e da quantidade de vezes que o cheque for apresentado. O Banco Central usa alguns códigos para designar o motivo da devolução e no caso da insuficiência de fundos pelo menos quatro códigos são usados, conforme pode ser visto a seguir.
Tipos de devolução
11 – Insuficiência de fundos (1ª apresentação)
12 – Insuficiência de fundos (2ª apresentação)
13 – Conta encerrada
14 – Prática espúria
É importante ressaltar que os motivos 12, 13 e 14 incluem automaticamente o nome do emitente do cheque no CCF que é o Cadastro de emitentes de cheques sem fundos.
Motivos para encerramento da conta
Antigamente a terceira apresentação do cheque sem previsão de fundos encerrava automaticamente a conta da pessoa, mas esta atitude poderá ser interpretada de forma diferente pelo banco dependendo das circunstâncias.
De qualquer forma é bom ficar muito atento a isso?
Esquecimento
Um problema que pode gerar dores de cabeça é quando você encerra uma conta e esqueceu de um cheque que após o encerramento foi depositado e consequentemente irá voltar pelo motivo 13. Neste caso, mesmo com a conta encerrada o emitente terá seu nome incluído no CCF.
Um cheque pode ser pago, mesmo sem saldo?
Pode. Mas isto fica a critério do banco que poderá decidir fazer o pagamento do cheque em algumas situações.
Imagine que o cheque seja de um bom cliente do banco e o seu gerente conhece bem o cliente. Neste caso ele pode entender que vale a pena pagar o cheque. Também pode ser que o gerente entre em contato com o cliente e avisa que o cheque está sem fundo. O cliente garante que irá depositar o dinheiro ao longo do dia e sendo um cliente confiável, o gerente poderá optar por fazer o pagamento.
O que é cheque especial?
Cheque especial é o nome dado ao limite de crédito que um correntista tem disponível em sua conta corrente para ser usado em situações emergenciais. Desta forma, mesmo que a pessoa esteja com saldo zerado, mas se ele tiver limite de crédito, um cheque poderá ser pago normalmente, pois será usado o dinheiro do limite para o seu pagamento.
Normalmente usar o limite do cheque especial é uma atitude bastante desaconselhável, pois as taxas de juros são muito altas.
O futuro do cheque?
Há muitos concorrentes, sendo o PIX uma forma de pagamento bem mais interessante. É possível que o cheque continue a existir por muito tempo, mas é inegável que seu uso fique restrito a situações mais específicas.
Especialmente no ambiente empresarial, pode ser que algumas situações ele ainda faça sentido.
Veja também
- 10 itens sobre abertura de microempresa: MEI, empresa individual e mais
- Cartão Cidadão - Cartão do trabalhador na Caixa. PIS e FGTS
- Curso técnico de informática ou administração, qual fazer?
- Diferença entre Pix, DOC, TED e TEF em transferências bancárias
- Qual a diferença de educação tradicional e construtivismo?
- Box model: padding, borda e espaçamento em CSS
- Excel básico grátis: Como usar fórmulas básicas de soma e multiplicação
- Faculdades e cursos de graduação no Rio de Janeiro - Públicas e particulares
- Importância do banco de dados e do backup
- Inscrição no FIES, condições e simulação de financiamento