Como saber a diferença entre Pix, boleto bancário, fatura e duplicata?

Quais as definições de boleto bancário, fatura e duplicata e quais as diferenças entre esses meios de pagamento, extrato de cobrança ou demonstrativo de uso? Veja também o Pix, a mais nova modalidade de pagamento do Banco Central.

Home » Cidadania

Existem algumas formas de pagamento de contas que precisam de certa atenção. Por isso, é preciso seguir as regras e quesitos para cada uma delas. Nesse post vamos ver as diferenças existentes entre boleto, fatura e duplicata. Muitos não sabemos diferenciá-las, principalmente pela confusão na hora do significado e a função delas. É importante saber qual a diferença entre uma forma e outra, pois algumas são padrões, e exigem uma forma única para o pagamento das contas. Veja aqui como distinguir o Pix, boleto, fatura e a duplicata:

Boleto bancário

É um documento emitido pela empresa em que se deve através do computador via internet ou emitido pela própria empresa responsável da cobrança. Ele tem que ser pago em agências bancárias e lotéricas, essa é a sua única finalidade, por isso se dá o nome de Boleto Bancário. Foi um dos métodos para facilitar o pagamento de contas de pessoas que não possuem conta bancaria ou que querem fazer o pagamento em agências vizinhas a sua localização. Funciona de maneira eficiente e facilitada através de um código de barras que o cobrador utiliza para identificar o valor e os detalhes de pagamento. O boleto só pode ser emitido para concluir uma compra, ou seja, tem que ser no exato momento. Por exemplo: Em uma passagem de avião, você faz uma reserva e essa reserva irá gerar um boleto, você deverá paga-lo   para concluir a sua compra, só assim ela será confirmada.

Fatura

É um documento comercial que representa a compra, uso ou aquisição de algo que ainda não foi pago, ou seja, que deve ser pago. A fatura também pode ser usada como controle, como por exemplo, de um telefone fixo ou móvel, onde o cliente pode ver detalhes de uso, relação e valores das chamadas, vencimento e todas as explicações da empresa contratada para o serviço depois de utilizar todos os serviços que lhe foram disponibilizados ao usuário.

A fatura é emitida sempre pela empresa e geralmente é acompanhada do boleto bancário para o pagamento.

Duplicata

A duplicata é uma espécie de credito dado ao contratado ou a empresa em questão. Ela pode ser usada para pagar faturas e contas sem notas fiscais, sendo também uma forma mais facilitada de pagamento. Um exemplo: esses créditos são guardados com o vendedor ou com a empresa (pode ser a fatura dividida em varias duplicatas ou em apenas uma, como um parcelamento de conta), depois que o cliente paga uma das duplicatas ele recebe-a de volta como comprovante de pagamento da conta, até quitar suas contas. É um documento legal, onde deve conter o valor, e a assinatura do individuo.

Pix

O sistema bancário financeiro frequentemente implementa novidades visando agilizar as transações financeiras entre pessoas, empresas e governo. A mais nova modalidade é o Pix, pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central do Brasil para permitir que pessoas e empresas possam transferir dinheiro entre contas de maneira instantânea a qualquer hora do dia e a qualquer dia da semana.

Esta modalidade não vem para substituir os tradicionais TED, DOC, boleto, cheque ou outra modalidade de pagamento e transferência, mas vem para trazer uma alternativa mais moderna, que pretende ser mais barata e bastante alinhada ao uso das tecnologias atuais.

Como funciona o Pix?

Uma pessoa que tem uma conta bancária, deve criar uma chave Pix que estará associada ao número do seu telefone, CPF, CNPJ, ou em uma conta de e-mail. Quando precisar passar os dados da sua conta para outra pessoa fazer uma transferência, ao invés de informar agência, número da conta, CPF e nome do recebedor, etc, basta informar a chave Pix que todos os dados já serão identificados.

Desta forma não importa qual seja o banco que você tem a conta, inclusive quem estiver fazendo a transferência nem terá acesso a essa informação, apenas à sua chave Pix que é o necessário para fazer a identificação. A ideia é muito bacana e está perfeitamente alinhada ao uso das novas tecnologias, já que tudo isso pode ser feito pelo celular podendo fazer transferências e pagamentos de maneira muito rápida e tudo isso em tempo real, inclusive nos finais de semana.

Para aderir ao Pix é necessário criar em sua conta bancária uma chave e associá-la ao e-mail, telefone, CPF, CNPJ ou optar por criar uma chave alfanumérica aleatória que não esteja ligado a nenhum desses itens.

Vale lembrar que o Pix se pode ser feito para atender transferências e pagamentos entre pessoas físicas, de pessoas físicas para empresas, entre empresas ou para pagamento de tributos e impostos governamentais.

Vale lembrar ainda que não existe valor mínimo nem máximo para transferência, podendo ser feito um pagamento ou transferência a partir de R$ 0,01. Contudo os bancos estão liberados para estabelecer limites caso entenderem que seja necessário para evitar fraudes ou outros critérios que o banco entender necessário.

Para saber mais sobre o Pix e como ele funciona em todos os detalhes acesse o site do Banco Central do Brasil que tem todas as informações detalhadas sobre este método de pagamento. https://www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pix

Perguntas e respostas

O que é o EBANX?

É um mecanismo de pagamento que permite a compra em websites, isso será para os brasileiros, para que consigam comprar em outros países, utilizando o boleto bancário como forma de pagamento.

Quantos dias eu tenho para realizar o pagamento de um boleto?

O prazo é entre 3 á 5 dias, isso irá depender da taxa do vencimento que está descrita no boleto, se não for realizado o pagamento durante esse tempo será cancelado e vai ser necessário a impressão de um novo boleto.

Quais formas de pagamento podem ser aplicadas á uma fatura?

Para pagar uma fatura existem duas maneiras para fazer isso e elas são:

  • Pagamento integral - onde o valor é pago totalmente até o dia de vencimento.
  • Pagamento parcial - O valor é pago apenas uma parte do total, o valor restante será refinanciado pelo crédito rotativo e será cobrado novos juros em cima do valor.

Como proceder em caso de não recebimento de fatura?

A fatura chegará todo mês no endereço fornecido por você, é muito importante que os dados cadastrais estejam sempre atualizados. Caso os dados estejam correto e você não receba a fatura até o dia de vencimento entre em contato com a central de atendimento.

Onde surgiu a duplicata?

A duplicata surgiu no instituto da duplicata de fatura, como se sabe, surgiu no art. 219 do Código Comercial Brasileiro, por volta de 1912. Quando se realiza uma venda de algum produto ou serviço o vendedor poderá ficar com uma duplicata do documento. As duplicatas deverão ser apresentadas ao devedor em um período de 30 dias.

O que se origina com a duplicata?

Origina-se em um processo de pagamento de um contrato com compra e venda á prazo. Poderá ser emitida de forma facultativa pelo vendedor ou comprador. Porem é obrigatória para a entrada ou saída de algum produto.

Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Fatura

https://marcelo-gomes.com/administracao/diferenca-entre-boleto-e-duplicata

https://www.portaleducacao.com.br/contabilidade/artigos/61104/o-que-e-duplicata#ixzz43BbnK6CR

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.