Sites e Blogs sobre a língua portuguesa. Português, redação, ortografia e gramática

Veja uma relação de Sites e Blogs sobre a língua portuguesa. Português, redação, ortografia e gramática

Home » Educação

A língua portuguesa é a quinta língua mais falada no mundo (segundo a Wikipedia), nada mal para um contingente de mais de seis mil idiomas. Além do Brasil e Portugal, a língua portuguesa é falada ainda em vários países como Angola, Moçambique, Timor Leste, Costa do Marfim, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Macau(China).

Embora o português seja o idioma oficial no Brasil, muitos brasileiros têm dificuldades de lidar com a língua portuguesa, especialmente na escrita. Para muitos escrever uma redação é quase uma tortura.  As regras ortográficas e gramaticais são realmente complicadas e é preciso estar atento.

Mas, há muitos sites e blogs dedicados ao ensino da língua portuguesa. Abaixo, fiz a relação de alguns que julgo interessantes.

Sites de ensino de português

Manual de Redação da Presidência da República – Acesse aqui 

Um guia para ajudá-lo na redação de seus textos. Dicas de acentuação gráfica, concordância, acordo ortográfico, como elaborar resumos, entre outros.

Guia de produção textual – https://www.pucrs.br/gpt/ (indisponível)

Um guia para ajudá-lo a escrever. Como iniciar textos, texto argumentativo, resenhas, paródia, coesão, ementa e muitas outras dicas valiosas.

Gramática Descritiva – https://radames.manosso.nom.br/linguagem

Este é um dos melhores sites em ensino de Língua Portuguesa. Ele está dividido em prolegômenos, fonética, grafologia, morfologia, sintaxe e semântica. Vale a pena conferir.

Atualização: O site mudou a proposta, mas ainda continua sendo válido

Outros sites e blogs

Dicas de português – Sérgio Nogueira – https://colunas.g1.com.br/portugues/

Gramática Online – Professor Dilson Catarino – https://www.gramaticaonline.com.br/

Dicas de português – Escola da Previdência Social –

https://escola.previdencia.gov.br/dicas.html

Veja uma lista com muitos sites sobre a gramática da língua portuguesa.

Dicionários de língua portuguesa

Michaelis – https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues

Dicionário Pliberam de Língua Portuguesa (Recomendado) –

https://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx

Se você conhece outro site ou blog que seja bom no ensino de português, não deixe de indicá-lo no formulário de comentários abaixo.

O que é um blog educacional ou para educação?

Qual o melhor entendimento para blog educacional? É um criado com conteúdo educacional, como geografia, história, matemática, etc? Quais os tipos de blog e como criar e manter um blog com conteúdos para educação?

Um blog é um tipo de site que permite a atualização rápida e pode ser feita por qualquer pessoa, independente do conhecimento técnico. As publicações feitas em um blog são chamadas de post e podem ser criadas inúmeras publicações com textos, imagens, vídeos, ilustrações, entre outros conteúdos.

O termo blog vem da junção dos termos em  inglês “web + log”, ou seja, diário da web. Embora inicialmente a ideia era mesmo usá-lo como um diário, hoje o conceito já mudou bastante e diversos usos foram adicionados aos blogs, como o blog educacional, por exemplo.

Tipos

Os blogs geralmente recebem uma classificação informal que pode ter diversas variações, mas as mais conhecidas formas de blogs são: pessoais, corporativos e educacionais.

Essa classificação acorre para diferenciar um blog de uma empresa onde a linguagem e o foco é corporativo de outro que é mantido por um adolescente, por exemplo, usando uma linguagem totalmente informal e como foco nos últimos acontecimentos na sua escola.

Blog Educacional

Um blog educacional pode ser entendido de várias formas não sendo possível exemplificar todas as possibilidades de exploração, já que educação é um conceito muito amplo e entendido de várias formas. Contudo alguns exemplos que poderemos aplicar são:

  • Criado com conteúdo educacional, como geografia, história, matemática, etc;
  • Criado para promover discussões acerca da educação em geral;
  • Criado por uma Instituição de ensino com informações voltadas à seus alunos;
  • Criado por professores ou alunos com o objetivo de usá-lo como ferramenta de ensino e aprendizado na sala de aula, como é a proposta do Programa Internet na Educação.

Vimos que o termo blog educacional é bastante amplo e certamente não se esgota com os exemplos acima.

Ainda sobre os blogs é importante fazer algumas afirmações:

  • Eles são gratuitos, embora existam opções pagas;
  • São livres, isto é, não há necessidade de ficar preso a um formato editorial;
  • Devem ser pensados como um projeto, ou seja, que tenha algum objetivo específico;
  • São facilmente operáveis. Com o nosso curso ficará mais fácil ainda.

Como criar um blog educacional?

Para criar um blog educacional ou não, a recomendação é usar as plataformas Wordpress ou Blogger (blogspot). Embora existam outras plataformas, mas essas duas são as mais usadas e contemplam todos os recursos que precisamos.


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.