O que é navegador de internet e qual é mais usado?

O que é Navegador de internet e qual é a definição para o termo navegador. Veja os exemplos dos navegadores existentes, sua história e outras informações, como algumas imagens que mostra a evolução do uso em relação ao tempo.

Home » Tecnologia

O termo navegador vem de navegar e desde o início da internet acessar  e visitar os sites ficou conceituado como navegar na internet. Na prática ele é um programa que deve ser instalado em seu computador para permitir o acesso aos sites em que deseja visitar. As vezes encontramos o termo browser que é a mesma definição só que em inglês.

História dos navegadores de internet

O primeiro navegador que existiu foi o WorldWideWeb (tudo sem espaço). Ele foi criado com o projeto original da web, liderado por Tim Bernes Lee, que também incluiu a linguagem HTML, o protoco HTTP e o ambiente de hospedagem de sites chamados de servidor web.

Netscape e Internet Explorer

Navegador Internet Explorer da Microsoft

Embora não fossem os primeiros, o Netscape e o Internet Explorer foram os que deram fôlego a internet e são os mais antigos e conhecidos dos usuários mais antigos da internet. (PS: antigo em internet é coisa de 15 a 20 anos atrás).

O Netscape veio primeiro, logo em seguida a Microsoft lançou aquele que seria o mais popular navegador de internet, o Internet Explorer. A batalha entre os dois durou algum tempo até que o IE se torna quase que absoluto em termos de navegadores.

Eu vi um documentário (acho que passou no canal History) sobre a guerra dos navegadores e deu para perceber que a coisa foi muito acirrada. Na época houve muita provocação entre os engenheiros e profissionais das duas empresas. O pessoal da Netscape acusava a Microsoft de fazer um programa ruim e houve um dia em que o pessoal da Microsoft, usando uma pick-up carregaram um enorme logo do Netscape e jogaram dentro de um lago na frente da empresa concorrente, assinalando assim o que já estava ocorrendo no mercado.

Posteriormente outros navegadores surgiram e tornaram-se bastante populares, entre eles podemos destacar os seguintes:

Safari

Navegador Safari da Apple

Navegador da Apple. Era usado inicialmente em Mac, mas recentemente ganhou versão para PC rodando em Windows. Ganhou muita popularidade com a chegada dos dispositivos iPhone e iPad e a popularização dos dispositivos da Apple. Hoje ele ocupa uma posição bastante privilegiada com a enorme popularidade dos dispositivos da Apple.

Firefox

Navegador Firefox da Fundação Mozilla

O Firefox foi o principal concorrente do Internet Explorer durante um bom tempo e tornou-se bastante popular entre os entusiastas e profissionais de tecnologia. É um navegador de código aberto mantido pela fundação Mozilla. Com a chegada do Chrome, sua participação no mercado foi bastante prejudicada e seu crescimento estabilizado.

Ainda continua firme no mercado, mas parece que estabilizou. Seu grande público ainda são os profissionais ligados a tecnologia que usa muitos de seus recursos para debugar (identificar problemas) códigos em websites, entre outros.

Opera

Um navegador bastante eficiente e charmoso. Ele é da Opera Software. Tem pouca participação no mercado, mas é bastante elogiado por especialistas, especialmente por sua boa compatibilidade com os padrões web.

Chrome

Navegador Chrome do Google

O Chrome é o navegador do Google, chegou ao mercado com a difícil missão de competir com o Internet Explorer e o Firefox e não demorou muito para ganhar a atenção do público e hoje é considerado um dos mais usados. É um navegador que chama a atenção pela ausência das famosas barras de ferramentas e por sua aparente capacidade de trabalhar melhor com javascript, algo que o Google usa e abusa em alguns de seus aplicativos online.

Ele é o principal navegador hoje (2016) com maior ou menor participação em determinados locais.

Android Browser

É o navegador usado nos tablets e celulares que rodam o sistema Android do Google. Ele tem uma participação bastante expressiva hoje por conta do enorme sucesso que é o sistema Android para celulares. Inclusive nos relatórios de visitas (ver abaixo) ele já ocupa uma posição de bastante destaque.

Edge

O mais novo navegador é o Microsoft Edge. Na verdade ele não é tão novo assim, afinal ele veio substituir o Internet Explorer que com o passar do tempo sofreu muito com a concorrência, diversos bugs que mancharam a imagem dele e uma certa lentidão para abrir as páginas.

O Edge é mais rápido, dinâmico e moderno. Ele está disponível nas versões atuais ou a partir do Windows 10 e é uma aposta da Microsoft para o concorrido mercado de navegadores. O tempo dirá se eles obterão êxito ou não.

O mercado de navegadores de internet

O mercado de navegadores de internet é extremamente concorrido e ao lado do mercado de buscas na internet é alvo dos grandes players do mercado. Até agora a Microsoft esteve bem posicionada neste mercado, mas devido a altíssima concorrência tudo indica que haverá dias difíceis para a Microsoft neste setor.

Não é fácil afirmar qual é o mais usado, já que isso dependerá de vários fatores. Veja a imagem abaixo que mostra quais os navegadores os usuários usaram para acessar o Luis.blog.br recentemente:

navegadores de internet participação

Evolução de 2008 a 2020

Em outubro de 2008

Uso de navegadores em 2008

 

Em outubro de 2010:

Uso de navegadores em 2010

 

Em outubro de 2012:

Uso de navegadores em 2012

 

Em outubro de 2014:

Uso de navegadores em 2014

 

ATUALIZAÇÃO em 2017:

Veja abaixo uma imagem do mesmo site acima e que mostra a situação em 2017 quanto a participação dos navegadores que os usuários usam para acessar este blog.

Lista de navegadores usados em 2017

ATUALIZAÇÃO em 2020:

Veja abaixo uma imagem do mesmo site acima e que mostra a situação em outubro de 2020 quanto a participação dos navegadores que os usuários usam para acessar este blog.

Navegadores em 2020

ATUALIZAÇÃO em 2023:

Seguindo com a série histórica, na imagem abaixo é possível ver como estava a participação dos navegadores, ou seja, quais navegadores os usuários usam para acessar este blog. Como podem perceber, pouca coisa mudou em termos de participação em relação à 2020.

participação dos navegadores em 2023

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.