Faculdade e Curso Técnico em Farmácia no RJ, SP e MG

Onde Fazer um curso técnico em farmácia ou uma faculdade nesta área? Qual o salário de um profissional de farmácia. Qual perfil preciso ter para ingressar no curso? O Farmacêutico também pode produzir medicamentos? Veja essas e outras informações aqui.

Home » Educação

O técnico em farmácia não é só aquele profissional que encontramos atrás de um balcão em farmácias, mas ele também deve saber fazer cálculos de medicamentos, aprender a fazer diluição deles, saber a composição e tipos de medicamentos para cada tipo de problema, sendo que antigamente, a mais de 50, 100 anos atrás, o farmacêutico era o profissional de saúde mais próximo das pessoas mais simples e humildes financeiramente, e elas o procuravam com bastante regularidade, indo a um médico só em casos mais graves.

Curso Técnico em Farmácia

Faculdade e Curso Técnico em Farmácia

A sugestão do MEC é que o Curso Técnico em Farmácia tenha uma Carga horária: 1.200 horas e no desenvolvimento do curso poderão ser abordados assuntos como: Noções de farmacologia e de farmacotécnica, microbiologia, anatomia e fisiologia humana, biossegurança, legislação farmacêutica e sanitária, comercialização, estoques e atendimento ao cliente, controle de qualidade, produção e manipulação de formas farmacêuticas e de cosméticos.

Onde Fazer um curso técnico em farmácia?

Há diversas opções de escolas técnicas no Brasil que oferece este curso.  Alguns exemplos abaixo:

Faculdade – Curso Superior em Farmácia

Segundo consulta no catálogo de cursos do MEC, o curso superior em farmácia está ativo em 483 localidades. 113 só no Estado de São Paulo. Essas localidades podem ser campi de uma mesma faculdade. 80 dessas localidades são de instituições públicas (cursos gratuitos) e o restante de faculdades particulares. A faculdade de farmácia está disponível na modalidade de bacharelado em instituições públicas e privadas.

Para consultar o catálogo do MEC e verificar o curso mais próximo de você, acesse o site: https://emec.mec.gov.br

Mercado de Trabalho

O profissional de farmácia poderá trabalhar em diversos locais, como drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais, distribuidoras de medicamentos, insumos e correlatos.

Salário

O salário de um profissional de farmácia dependerá de vários fatores como a região, porte e tipo da empresa, experiência, entre outros. No site Salariometro do Governo de São Paulo era possível fazer uma consulta de valor de salário para a profissão de farmácia e outras. O site www.salariometro.sp.gov.br não está mais disponível..

Com informações da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – MEC.

Perguntas e respostas

Qual a área de trabalho do farmacêutico?

O profissional formado em farmácia tem uma vasta área de atuação. Dentre elas destacamos as seguintes:

  • Análise de alimentos
  • Análises Clínicas e toxicológicas
  • Atenção farmacêutica
  • Controle de recursos e meios na Área Ambiental
  • Análise da biologia molecular
  • Análise da Bioquímica Clínica
  • Cosmetologia
  • Farmácia Clínica
  • Farmacovigilância
  • Gestão
  • Medicamentos
  • Pesquisa Clínica
  • Vendas
  • Vigilância Sanitária

Em quais áreas posso me especializar?

Depois que se conclui o curso desejado muitas pessoas optam por darem continuidade em seus estudos e levam em conta fazerem uma pós-graduação. Para quem se formar em Farmácia há a oportunidade de escolher entre diversos ramos de especialização.

Aqui estão algumas possibilidades:

  • Acupuntura
  • Auditoria Farmacêutica
  • Banco de Sangue
  • Banco de Órgãos
  • Controle de Pragas Urbanas
  • Farmácia Veterinária
  • Fitoterapia
  • Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde
  • Parasitologia Clínica
  • Toxicologia Forense

Qual perfil preciso ter para ingressar no curso?

Para que você possa conseguir entrar e concluir o curso de farmácia, há os seguintes requisitos:

  • Nível técnico: Ter concluído o ensino médio ou estar cursando pelo menos o 2º ano do mesmo
  • Curso Superior: Ser aprovado no exame vestibular, que pode ser o tradicional ou através da nota do ENEM.

Além dos requisitos formais descritos acima, temos de considerar ainda que um bom farmacêutico deve ser alguém de espírito humanístico, que se importe, antes de tudo, com o impacto que suas ações causarão no próximo, além do estudo do próprio metabolismo humano.

Além disso, ele deve ser alguém que preze muito pela ética e profissionalismo, pois estará lidando diretamente ou indiretamente com vidas, que precisam ser zeladas e preservadas.

Também há a necessidade de uma conduta responsável e cautelosa em todas as decisões e ações desenvolvidas. Sempre que possível, ele deve se atualizar em novos produtos, métodos e aplicados à Farmácia.

O curso de Farmácia é gratuito?

Existe curso pago e gratuito.

As instituições públicas oferecem o curso gratuitamente, tanto técnicos, como a graduação. Neste caso estão as universidades federais e estaduais, o Instituto Federal de Educação e outras instituições de nível médio e superior.

Nas instituições particulares, os cursos são pagos, tanto os técnicos, como os de nível superior.

Se você deseja conseguir o curso de forma gratuita terá a opção de procurar a faculdade pública mais próxima de você e prestar o vestibular dela. Se você obtiver um nível de aproveitamento satisfatório, de acordo com os requisitos da faculdade, será possível o ingresso sem o pagamento de nenhuma quantia.

Há também a opção de recorrer a programas desenvolvidos pelo Governo Federal para isso, como o ENEM, que todos os anos oferece bolsas integrais de estudo em Instituições Públicas e Particulares para quem consegue, também, atingir um nível satisfatório no Exame que o ENEM o submete.

Existe algum outro requisito para começar atuar na área?

Para que você possa se efetivar como Farmacêutico não basta só o diploma de conclusão do curso de nível Superior, você também vai precisar de uma autorização expedida no Conselho Regional de Farmácia (CRF) de seu Estado.

Esse registro é obrigatório par a modalidade, sem ele o seu diploma não terá a devida utilidade. Mas, para que consiga fazê-lo tem de se submeter a um Exame que lhe qualifique ao cargo.

No momento que você fecha com o CRF a sua autorização estará se responsabilizando por todos os requisitos pré-estabelecidos por eles para a sua atuação como Farmacêutico, cuidado com as regras, ok?!

O Farmacêutico também pode produzir medicamentos?

Sim. Essa é uma das especialidades dele. Quem se formar no curso verá no decorrer dele matérias que serão voltadas especificamente a essa ação: produção de medicamentos.

Muitas pessoas têm doenças raras e alergias que os impedem de utilizar remédios comuns, por isso a necessidade do Farmacêutico para que eles possam ter seus próprios medicamentos sem nenhuma preocupação com a qualidade e reações.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.