Como funciona o ENEM, onde a nota é usada e como é a prova?

Saiba os detalhes de como são as provas do Exame do Ensino Médio - ENEM, incluindo a redação. Veja em que situações a nota do Enem pode ser usada como substituição ou complementação do vestibular tradicional ou ainda como critério de seleção de bolsas.

Home » Educação

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova com o objetivo de avaliar os conhecimentos obtidos por alunos que concluíram ou desejam concluir o ensino médio. No entanto, o ENEM não avalia apenas os alunos, mas de forma indireta avalia também a qualidade das escolas publicas e particulares, por meio das notas obtidas pelos alunos de determinada escola ou localidade.

A prova em si é extensa e de acordo com muitos alunos cansativa, mesmo sendo divida em dois dias. É preciso muita paciência e atenção para conseguir passar pelas 180 questões e pela redação.

Inicialmente o ENEM tinha por objetivo de avaliar alunos concluintes do ensino médio e com isso avaliar também as escolas, ou seja, a qualidade do ensino médio no Brasil.

Mas ela tornou-se mais importante já que as faculdades e universidades passaram a usar a prova como vestibular ou como parte do vestibular. De acordo com o MEC, as faculdades e universidades poderiam usar a prova de quatro formas:

  • Como fase única, com o sistema de seleção unificada, informatizado e on-line;
  • Como primeira fase;
  • Combinado com o vestibular da instituição;
  • Como fase única para as vagas remanescentes do vestibular.

O uso da nota do Enem é opcional pelas instituições. Cada uma tem autonomia para decidir de que forma usarão o resultado do Enem como fator de classificação para as vagas da instituição.

Apesar de extensa, as questões do ENEM visam avaliar o conhecimento do aluno como um todo. Diferentemente da maioria dos vestibulares, as perguntas visam se aproximar do cotidiano do aluno e utilizam o conceito de transdisciplinaridade, onde o aluno pode recorrer mentalmente a mais de uma matéria do ensino médio para obter uma resposta correta entre as 5 alternativas disponíveis em cada questão.

enem redação prova objetiva

Como é aplicado a prova do ENEM:

  • Primeiro dia: Provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias. 5 horas e 30 minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.
  • Segundo dia: Provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Grau de importância das Notas

A redação é um dos itens mais importantes, pois ela sozinha corresponde a 50% do total de sua nota no final. As demais notas variam de 0 a 1000 em cada uma das matérias. As notas de cada matéria é somada (exceto a redação) ,  e o aluno obtém uma media dos pontos.

Para utilizar a nota do ENEM o aluno não pode de maneira alguma zerar na redação e nem obter desempenho médio inferior a 400 pontos na prova de múltipla escolha caso deseje utilizar sua nota no PROUNI.

Onde posso utilizar o ENEM ?

Diversas faculdades federais e estaduais já aderiram as notas do Enem como mecanismo de seleção de seus novos alunos (SISU). Além disso, as notas do ENEM também podem ser utilizadas para facilitar a entrada do aluno no ensino privado por meio do PROUNI, onde o aluno que for bem colocado no exame pode obter descontos parciais ou ate mesmo a totalidade do valor da mensalidade durante o curso.

Universidades federais através do SISU

As universidades federais vêm substituindo o tradicional vestibular pela nota do Enem e isto é feito pelo SISU, o sistema Unificado de Seleção do Ministério da Educação. Através dele o aluno presta o Enem e com a nota em mãos faz a inscrição no SISU e escolhe duas opções de curso e universidade e com isso ele entra na concorrência por aquela vaga usando a sua nota como fator de classificação. Veja aqui as informações do SISU.

Faculdades e universidade particulares através do Prouni

Alunos das instituições particulares que desejam pleitear uma bolsa de estudos através do Prouni usarão a nota do Enem do ano anterior. A nota é usada como critério na distribuição de bolsas e para ter direito o aluno preciso ter feito pelo menos 450 pontos no Enem e não ter zerado na redação. Sendo possível conquistar uma bolsa parcial (50%) ou integral (100%).

Neste caso aceita a nota do Enem todas as faculdades ou universidades que aceitam as bolsas do Prouni. Veja aqui as instituições que aceitam o Prouni.

Faculdades e universidade particulares através do Fies

O FIES – Financiamento estudantil para alunos da rede particular de ensino superior é um programa de financiamento do governo federal e tem como exigência a participação do Enem para pleitear o financiamento. Neste caso algumas pessoas estarão isentas do Enem, como é o caso de professores da rede pública, entre outros casos de pessoas ligadas à instituições públicas. Desta forma as instituições que aceitam o FIES estão aceitando também a nota do Enem. Veja aqui as instituições que aceitam o Fies.

É importante mencionar que o financiamento pelo FIES depende da aprovação da faculdade, uma vez que algumas preferem outras formas próprias de financiamento. Há diversas opções e percentuais disponíveis para quem precisa de um financiamento, sendo possível juntar uma bolsa parcial do PROUNI com um financiamento do valor restante pelo FIES.

Uma observação importante é que no caso do Prouni ou do Fies a nota do Enem não é usada como substituição do vestibular e sim como critério para obtenção da bolsa ou do financiamento.

OBS. Hoje em dia o Prouni é utilizado como forma de ingresso na universidade também, não apenas como critério para bolsa! Deixei esse comentário aqui pois pediu pra que não apagasse o texto!

Complementação do vestibular

Uma faculdade poderá também usar a nota do Enem como complemento do vestibular da instituição. A Unip – Universidade Paulista é um exemplo, veja o que diz o manual do candidato desta instituição:

O candidato que realizou o ENEM em um dos três anos anteriores pode ser dispensado de fazer as provas do Processo Seletivo 2013 - 1.º Semestre para ingressar na UNIP. Nesse caso, basta fazer a inscrição em um campus da UNIP e entregar uma cópia autenticada do Boletim Individual de Notas do ENEM até 48 horas antes da Prova Tradicional. Nessas condições, ele estará concorrendo a 10% do total de vagas do 1.º semestre de 2013. A nota obtida no ENEM será padronizada com as notas da prova do Processo Seletivo 2013 - 1.º Semestre da UNIP.

Definição de alguns termos relacionados

Vestibular ou processo seletivo

O vestibular é um processo seletivo que as faculdades e universidades do Brasil usam para selecionar dentre os candidatos aqueles que estão mais bem preparados para ingressar no ensino superior e obter o melhor aproveitamento dos cursos oferecidos.

O vestibular mais concorrido do Brasil é o da Fuvest que seleciona candidatos para a Universidade de São Paulo – USP. Todas as faculdades tem seus processos seletivos, alguns são bem simples como por exemplo o desenvolvimento de uma redação, outros como o caso da Fuvest além da redação contém outros conteúdos como as perguntas de múltipla escolha, com análise de cenários, interpretação de textos, entre outros.

Nas universidades públicas o vestibular é muito concorrido e em alguns casos a relação candidato vaga é alta e muitos candidatos não conseguem entrar. Nas instituições particulares é mais tranquilo.

Interdisciplinar e multidisciplinar

Segundo o Dicionário Pliberam e definição o termo inter vem do latim e significa entre, enquanto que multi também vem do latim e indica múltiplo. Com isso interdisciplinar indica a relação entre dois ou duas, isto pode ser aplicado a várias coisas, como por exemplo uma aula interdisciplinar poderia ser entendida como duas disciplinas ou dois conteúdos distintos.

Já o multidisciplinar é múltiplo e indica a relação entre várias coisas. Pensem por exemplo em uma equipe multidisciplinar em uma escola para avaliar a situação de um aluno com problemas. Poderia ter um professor, um assistente social, um psicólogo, um médico, entre outros. Cada um com sua especialidade formariam um time multidisciplinar para tentar resolver o problema.

Por Luis Ribeiro. Revisão Luana Fieszt

Referência: Perguntas Frequentes do ENEM, acesso em 01/12/2020


VEJA TAMBÉM:

CANAL NO YOUTUBE

INSCREVA-SE:



Sistemas Web

Playlist de SQL

Youtube Youtube Youtube
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.