Cursos de tecnologia ou tecnólogos são graduação ou faculdade?

A formação de tecnólogo sempre enfrentou um obstáculo cultural. Há uma crença de que formações mais extensas são de qualidade superior e as mais curtas de qualidade inferior. Isso produz uma ideia negativa.

Home » Educação

Tecnólogo é uma graduação?

Sim, é a formação em um curso tecnólogo é um tipo de graduação apenas mais rápida e especializada do que um diploma de bacharel comum. A graduação em tecnologia tem duração média de 2 a 3 anos, a depender da área. Os cursos de bacharelado contam geralmente com ao menos 4 anos para ser concluído. Conteúdo mais pragmático é um dos benefícios apontados pelos entusiastas do modo tecnólogo.

O curso apresenta boa dinamicidade e forma você para entrar no mercado mais brevemente, sem perda de qualidade.

Basta dizer cursos tecnólogos para dar início aos inúmeros questionamentos. A dúvida sobre se é uma licenciatura ou um curso nível técnico é somente uma das primeiras questões- e igualmente a mais simples de dar uma resposta: é uma graduação. Mas estes profissionais realmente têm melhores chances no mercado? A formação é mais barata? Veja isso e mais sobre os cursos de tecnologia.

Os cursos possuem reconhecimento?

No Brasil, os cursos tecnólogos passaram a ser oferecidos nos anos de 1970, e possuem reconhecimento do Ministério da Educação. Todavia, a regulamentação em definitivo da atividade de tecnólogo segue aguardando votação na Câmera através de projeto de lei de 2007.

Curso tecnólogo e o peso no mercado de trabalho

No Brasil, esse modo de formação não apresenta o mesmo valor que possui no exterior. Diferente do que ocorrem, por exemplo, na Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, que possuem aproximadamente cinquenta por cento de suas matrículas do Ensino Superior nessa modalidade.

A formação de tecnólogo sempre enfrentou um obstáculo cultural. Há uma crença de que formações mais extensas são de qualidade superior e as mais curtas de qualidade inferior. Isso produz uma ideia negativa.

Há mais oportunidades de trabalho?

Isso varia dependendo do curso optado e igualmente do recrutador. Ainda há quem não conheça precisamente as particularidades de um programa tecnólogo. Uma das dúvidas é achar que é um curso técnico de nível médio. Exemplo, se o recrutador não entender que o curso tecnólogo é mais prático, ele pediria aos profissionais para que realizassem outra formação.

Custos do curso de tecnólogo?

Segundo dados sobre o Ensino Superior no Brasil no ano passado, algumas mensalidades de graduação são bastante acessíveis, como de Pedagogia, com custo médio de seiscentos reais. Já medicina custa aproximadamente seis mil reais mensalmente, bem mais caro do que um curso tecnólogo – um dos que apresentam a mensalidade mais alta é o de gastronomia, com valor que pode chegar a um mil reais.

Fies e Prouni podem ajudar?

São muitas as questões sobre financiamentos, outros recursos disponíveis para o custeio dos cursos de tecnologia. De acordo com o MEC, os cursos de graduação em tecnologia são diferentes dos cursos de graduação apenas na questão de duração. As três modalidades - bacharelado, licenciatura e tecnólogo - são tidas com o mesmo peso, ou seja, são cursos superiores que podem ser financiados pelo estado.

Há cursos tecnólogos gratuitos?

De forma alguma. Mesmo que a maioria das vagas está na rede privada, há uma série de cursos para tecnólogos em instituições gratuitas. Para se tornar apto para um desses cursos gratuitos você deve fazer o vestibular que é realizado no começo de cada semestre.

Deve-se ficar atento para não se enganar, confundindo os cursos tecnólogos com os oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizado Industrial (Senai). Mesmo a organização oferendo cursos gratuitos de educação técnica e continuada, os seus cursos tecnólogos são pagos.

Os cursos são muito procurados?

Há um interesse crescente em cursos tecnólogos. Entre os anos de 2000 e 2016 as matrículas nos cursos traspassaram de vinte mil para mais de cento e quarenta mil. Vale destacar, entretanto, que no ano de 2013 houve um recorde de quinhentas e vinte e cinco mil matrículas, e recentemente esse número diminuiu.

Cursos de mestrado

Sim, você pode fazer a sua inscrição em um programa de mestrado ou MBA depois de concluir um curso tecnólogo. Como o período de formação é curto, você pode se formar brevemente. Quem faz esse tipo de curso consegue partir para o mestrado, sem que academicamente perca nada.

Tempo médio

Como vimos até aqui, os cursos tecnólogos são cursos de menor duração. Dessa forma, você deve estar se perguntando qual o tempo para obter o diploma nesse tipo de graduação. Os cursos tecnólogos tem tempo médio de dois anos. Alguns podem chegar a dois anos e meio enquanto outros igualmente podem ser concluídos com um ano e meio.

Essa rápida possibilidade de formação é o que leva tantos estudantes e profissionais a optarem por essa modalidade de Ensino Superior. Para os jovens é uma possibilidade de ingressar rapidamente no mercado de trabalho e para profissionais que desejam mudar de área.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.