10 itens sobre a diferença da cultura americana e a brasileira

A cultura brasileira é bem diferente da americana? Quais os pontos que existem em comum e quais são os pontos distintos e únicos em cada uma das delas? Valores, hábitos alimentares, lazer, religião e outros fatores que nos diferencia ou nos aproxima. Mas por que o Brasil não desenvolveu sua economia assim com a americana e quais os fatores que fizeram dos Estados Unidos serem melhores economicamente que o Brasil?

Home » Educação

Diferenças na colonização

A muitas diferenças entre cultura Brasileira e à cultura americana, a começar pela forma de colonização dos dois países, que segundo muitas pessoas foi exatamente aí a base que determinou umas bem diferente para os dois países. Em quantos Estados Unidos era colonizado pelos ingleses, o Brasil era colonizado pelos portugueses que começaria a diferença das culturas ponte baseado nisso senhor dos senhores é possível ainda de terminar algumas diferenças como as vistas abaixo:

Religião

A religião predominante nos Estados Unidos é o protestantismo e no Brasil o catolicismo, esta diferença exatamente pelo fato do primeiro tecido colonizado por um país que já era protestante e o segundo por um país católico.

Esta diferença ocorreu pelo fato de os povos que colonizaram os Estados Unidos eram ingleses, escoceses, dentre outros. Já no caso do Brasil, como sabemos foram os portugueses, que já tinham a tradição católica e consequentemente trouxeram esta tradição também para o Brasil.

Economia

A forte economia americana impulsionou os habitantes daquele país a ter um estilo de consumo extremamente elevado, criando uma enorme indústria de entretenimento vivo produtos e serviços o que são usados no mundo inteiro. Marcas e produtos americanos são muito populares, como exemplo podemos citar: McDonalds, Coca-cola, Ford, GM, iPhone, Windows, Intel, Oracle, Disney, entre tantos outros exemplos.

Já no Brasil consumo sempre foi limitado pela renda baixa dos brasileiros. Embora o país tenha uma grande população, a distribuição de renda é muito desigual e consequentemente o consumo também. No aspecto das exportações, o Brasil é forte nas commodities.

Hábitos de consumo

No Brasil existe o hábito de comprar a prazo e isto tornou-se muito popular por aqui. Além disso a ideia de fazer poupança também não é muito forte, talvez pelo fato de que muitos não tem o que poupar. De qualquer forma, esses dois fatores combinados geram em partes o perfil de consumo dos brasileiros.

No país norte americano, embora haja muito consumismo a ideia de fazer poupança é mais difundida do que aqui. Talvez isto seja fruto do modelo de educação ou mesmo pelo fato de ter uma economia mais estável e próspera do que a nossa.

Resumo em tabela

AmericanaBrasileira
Religiãomaioria protestantemaioria católica
Tipo de casasamplas, de madeira e sem murosalvenaria, geralmente murada e amontoadas
Principais esportesBasquete, beisebol e futebol americanoFutebol
ConsumoMuito alto, mas com maior senso de poupançaMediano, compras a prazo e pouca cultura de poupança
MúsicaJazz, Blues, pop e outrosPagode, sertanejo, samba e MPB

Por que os Estados Unidos é mais desenvolvido que o Brasil?

É comum encontrarmos pessoas reclamando do Brasil e apontando para o quanto as coisas são diferentes nos Estados Unidos da América. Mas por que o Brasil não desenvolveu sua economia assim com a americana e quais os fatores que fizeram dos Estados Unidos serem melhores economicamente que o Brasil?

Esta pergunta poderia ser respondida de diversas formas talvez necessitassem livro inteiro para uma resposta mais convincente, visto que os motivos podem ser vários e  alguns  muito subjetivos. Seria necessária uma análise muito profunda, histórica é sem dúvida nenhuma seria necessário garimpar muita informação para tentar chegar a uma conclusão convincente.

Alguns fatores

Mas de uma maneira rápida é possível identificar alguns fatores que podem ter contribuído ou até determinado o enorme progresso econômico dos Estados Unidos e o pouco desenvolvimento do Brasil ou da economia brasileira. Um desses fatores que para mim é de extrema importância foi os meios de transportes que tiveram um grande desenvolvimento dos Estados Unidos eu mesmo não aconteceu por aqui, por exemplo, estradas de ferro.

Exemplo 1

Recentemente eu estive acompanhando alguns episódios da série Gigantes da Indústria no canal History e se você não viu, vale a pena ver. O documentário em forma de série conta a história da industrialização americana e fica claro que o sistema ferroviário que foi criado lá permitiu o desenvolvimento de todo o país. Um sistema amplo ligando todas as regiões do país. É impressionante.

Exemplo 2

Outro exemplo foi uma reportagem que vi no Canal Rural onde um grupo de produtores rurais brasileiros esteve nos Estados Unidos visitantes proprietários rurais de lá e no final um dos brasileiros fez uma avaliação da situação americana e brasileira. Ele mostrou claramente que lá os produtores têm linhas férreas muito próximas o que facilita o escoamento da produção e aqui a história é outra.

É claro que não foi apenas o sistema ferroviário que ajudou os Estados Unidos a ser o que é, mas economicamente falando creio que foi um dos itens determinantes.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.