Vantagens e desvantagens de trabalhar em casa ou do trabalho home office

Horário de trabalho flexível, menos interferência de outras pessoas nas tarefas do dia-a-dia, dividir a casa entre moradia e trabalho. Veja essas e outras vantagens e desvantagens. Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.

Home » Cidadania

Trabalhar em casa? Será? Esta ideia soa muito estranho para alguns, afinal nossa sociedade sempre separou casa e trabalho como lugares distintos. Historicamente o trabalho está associado a um lugar externo. Mas a vida moderna de alguma maneira está nos levando a cada dia mais considerarmos esta possibilidade de trabalharmos em casa. Mas quais os motivos que fundamentam esta ideia?

O Home Office ou escritório em casa é um conceito antigo e ao mesmo tempo novo. Antigo, pois a ideia de trabalhar em casa já foi concebida e discutida muito antes dos nossos dias. Novo, pois muitos estão tendo contado ou incorporando a ideia do escritório em casa agora. Conheça as dicas para quem pretende adotar o home office como alternativa de trabalho. O autor deixou o emprego em uma agência de publicidade para trabalhar em casa.

Primeiro temos que considerar a tecnologia disponível. Uma boa conexão com a internet, um computador e um pequeno espaço é o que muita gente precisa para trabalhar. Muitos tipos de trabalhos podem ser feitos usando apenas os recursos acima, especialmente na prestação de serviços, suporte, comunicação, programação, design, redação, entre outros.

Segundo que os custos com transporte e manutenção de espaços físicos podem ter impactos muito grandes.  Por fim, creio que é um modelo que contribui muito para a qualidade de vida das pessoas.

Veja abaixo alguns pontos que julgo valiosos na análise de vantagens e desvantagens de trabalhar em casa.

Vantagens de trabalhar em casa

  • Mais tempo para dedicar à família, lazer, exercícios, igreja, estudos, etc. O tempo é coisa importante e muitos tem reclamado da falta dele, talvez perdendo muito tempo por ter de dedicar muito tempo em trajeto para o trabalho;
  • Melhor alimentação, sono e cuidados pessoais. Como você consegue organizar melhor o tempo significa que aqueles 40 minutos que você gastava para ir trabalhar pode ser aproveitado mais no sono. Poder se alimentar em casa e tirar uns minutos para uma atividade física também são considerados;
  • Menos stress. Só o fato de não ter de encarar o trânsito todo o dia já é um grande alívio;
  • Horário de trabalho flexível. Você precisa trabalhar e talvez trabalhe até mais, contudo poderá organizar melhor esse horário ou dar uma saída durante o dia para resolver questões pessoais;
  • Menos interferência de outras pessoas nas tarefas do dia-a-dia. Sabe aqueles ruídos típicos do ambiente de trabalho? Com falas desnecessárias, interferências e opiniões diversas? Pois é;
  • Não precisar enfrentar trânsito, especialmente nos horários de pico. Com já citado acima, livrar-se do trânsito é uma das grandes bandeiras de trabalhar em casa.

Desvantagens de trabalhar em casa

  • Ter de dividir a casa entre moradia e trabalho. Saber administrar isso é muito importante, especialmente se você tiver filhos pequenos que não saberão diferenciar a hora que você está trabalhando da hora em que está disponível para eles;
  • Perda de algumas regalias que possivelmente a empresa oferecia. Sim, mas isto pode ser compensado pelas vantagens acima;
  • Resistir a sedução da geladeira e da cama após o almoço. No começo talvez você ganhe uns quilos a mais, mas com o tempo é possível administrar bem isto;
  • Perda ou redução do contato físico com colegas de trabalho. O ambiente de trabalho, mesmo com todos os seus problemas, tem seu lado positivo como a comunicação com outras pessoas que podem trazer crescimento. Essa perda é ruim;
  • Maior custo com infraestrutura, comunicação, abertura de empresa, etc. Tudo deve ser ponderado com muito cuidado e pesar os pontos contrários e a favor para ver se vale a pena financeiramente;
  • Perda de garantias trabalhistas. Houve mudanças na legislação trabalhista que facilitou bastante a possibilidade de trabalhar em casa. Há empresas que tem optado por deixar seus funcionários trabalhar em casa um dia por semana e por ai vai.

Vale montar um escritório doméstico a pena trabalhar em casa?

Do ponto de vista estrutural a resposta é sim, isto é, se considerarmos o fato de termos hoje internet banda larga, PDAs, Smartphones e uma população literalmente conectada, o conceito de trabalho as vezes não difere muito de estar na empresa ou em casa.

Outro ponto que justifica o trabalho em casa são os custos, dificuldades e riscos de locomoção, especialmente nas grandes cidades. Nesses casos, o stress do trânsito, o tempo perdido em longas filas e os riscos em que as pessoas são submetidas, poderia ser substituído por uma vida e trabalho mais light no conforto de casa.

Mas nem tudo são flores para aqueles que pretendem trocar o dia-a-dia das empresas pelo Home Office. É preciso levar em conta o modelo de trabalho de cada um. Inicialmente você deverá responder a algumas perguntas:

  • A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?
  • Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?
  • Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?
  • Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?
  • Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?
  • Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?

Claro que muitas outras perguntas poderiam ser feitas, mas essas foram apenas para nortear a decisão de optar pelo Home Office.

Desta forma, creio que a decisão de ter um escritório em casa e prestar serviços a distância pode ser uma boa saída para muitos, porém, não antes de fazer uma análise profunda das implicações favoráveis e desfavoráveis que o modelo de home Office poderá trazer.

Atualização:

Este post foi escrito no início de 2009, quando eu estava prestes a adotar o home Office como alternativa de trabalho. Agora, mais de dez anos depois, pretendo responder as perguntas que fiz naquela época:

A minha atividade profissional poderá ser exercida em casa sem prejuízos para as partes envolvidas?

No meu caso sim.

Tenho cultura e educação para trabalhar em casa?

Não. Acho que boa parte das pessoas não tem, isto precisa ser criado. Temos a cultura de trabalhar fora, sair de manhã e voltar a noite. Mas depois de algum tempo você assimila bem a ideia do home office e ai não quer sair mais.

Saberei administrar o tempo e conciliar as atividades profissionais com as atividades pessoais ou domésticas?

Esta é a parte mais delicada e é onde ainda preciso melhorar muito. A concorrência é altíssima. Se você não se policiar, acaba sofrendo muito com a concorrência de atividades domésticas do dia a dia. Não encontrei ainda uma fórmula, mas a ideia de estabelecer tarefas no dia anterior parece funcionar bem. Outra alternativa é dividir o dia e alguns períodos, destinando parte para as atividades domésticas e outras para as profissionais.

De novo é preciso dar tempo ao tempo. No começo foi bem mais difícil, mas hoje tudo isso está muito bem adaptado.

Minha família entenderá o novo modelo de trabalho?

Acho que sim. Receio, porém, que nem todas as famílias entenderão bem isso.

De novo: tempo ao tempo. Se minha esposa ou meu filho chega em casa e eu não estou no escritório, eles estranham.

Tenho um espaço físico adequado para a montagem do escritório?

No meu caso sim. Dependendo da atividade profissionais uma mesa com um computador já ajuda. Agora, ter um escritório separado é melhor ainda.

Quando construi minha casa, fiz um escritório pensando no meu trabalho. Apesar de pequeno, 3 x 1,7, mas é um espaço precioso na minha casa e caiu como uma luva.

Sentirei culpa por não sair de casa de manhã para trabalhar?

No começo um pouco. Agora, me libertei desta culpa. Acho que a qualidade de vida compensa.

Conclusão

Como visto acima, há vantagens e desvantagens que precisam ser analisadas com bastante cuidado antes de tomar a decisão de deixar um emprego fixo para trabalhar em casa. Eu compartilho hoje as duas tarefas, ou seja, tenho um emprego fixo e externo em uma empresa e tenho o escritório em casa. Confesso que é um desafio interessante. Ainda não consegui chegar ao nível esperado de equilíbrio entre todos os pontos acima, mas estou aprendendo muita coisa.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.