10 itens sobre Internet, www e web: conceito, história e outros

O que significa internet, porque se usa NET, sua história e quem foram os inventores da rede mundial de computadores. Perguntas e respostas sobre o WWW, o que significa esta sigla, quem criou, diferenças entre web e internet.

Home » Educação

O que é internet?

Ao contrário do que muitos possam pensar a internet não é uma grande rede de computadores e sim um conjunto de grandes redes que estão interconectadas. Quando você acessa a internet é possível afirmar que você estabelece uma comunicação com uma dessas redes, enquanto ela está conectada com as demais.

Na prática a internet é uma enorme infraestrutura de redes, sistemas de comunicação, softwares e pessoas que 24 horas por dia trabalham para manter toda essa infraestrutura funcionando.

A comunicação pela internet é feita via satélite?

Não. O sistema de comunicação via satélite não é robusto o bastante para suportar a enorme quantidade de dados que são trafegados continuamente. A comunicação entre as redes de computadores que formam a internet é feita através de cabos de fibra óptica que conectam países e continentes. Inclusive esses cabos ligam um continente ao outro através dos cabos submarinos, uma infraestrutura extraordinária.

Veja o mapa dos cabos submarinos aqui: https://www.submarinecablemap.com

Qual a diferença de internet e Net?

A palavra internet é a junção de INTER + NET, ou rede internacional em uma tradução livre. Desta forma, apenas a palavra Net seria uma abreviação ou uma maneira simplificada de se referir a internet.

Qual a diferença entre internet e web?

Como explicado acima, internet está relacionado a infraestrutura de comunicação e redes, já web faz referência a uma das aplicações que rodam na internet. Embora ela seja a principal aplicação, não é a única. Web é uma simplificação de World Wide Web ou simplesmente www que é a aplicação criada por Tim Bernes Lee para permitir que documentos sejam acessados de qualquer computador através de um software especial chamado de navegador. Os documentos disponíveis na web precisam ser escritos também em uma linguagem própria chamada de HTML.

Esta é uma confusão bastante clássica, mas na prática elas não são a mesma coisa. A internet é formada por diversas redes de computadores que se interligam umas nas outras, portanto trata-se de redes ligadas a redes. A internet tem mais a ver com infraestrutura de comunicação. A web é uma aplicação que foi criada para rodar na internet, ou seja, a web depende da internet, isto é: quando você navega em um site, você está acessando a web, através da internet.

Quem inventou a internet?

A internet não foi necessariamente inventada, mas evoluiu de várias ideias e projetos até chegar no que é hoje. Talvez seu início tenha ocorrido durante a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

Quando ela foi inventada e os principais fatos históricos?

Provavelmente a ARPANET tenha sido o projeto que originou a internet que conhecemos hoje, isto ocorreu em 1969 na Agência de Pesquisa de Projetos Avançados, uma subdivisão do Departamento de Defesa dos Estados Unidos.

Em 1988 a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) se conectou ao Fermi National Accelerator Laboratory (Fermilab) em Chicago e esta foi a primeira conexão a internet feita no Brasil.

Em 1989 foi criado uma importante aplicação para a internet que foi chamada de World Wide Web. Este projeto teve como líder o cientista britânico Tim Berners-Lee e o CERN, Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire - Centro Europeu de Pesquisas Nucleares.

1994 Berners-Lee criou o World Wide Web Consortium ou W3C, hoje ele é o órgão principal na padronização de tecnologias para a internet.

O que significa o www?

WWW é sigla de World Wide Web, nome dado a aquilo que nós conhecemos hoje apenas como web é foi e é a maior aplicação da internet. Criado pelo Engenheiro Tim Bernes Lee, a web mudou a forma como as pessoas se comunicam, produzem e consomem informações, realizam negócios, entre outras atividades que são feitas nela.

Quem criou o www?

Como dito acima, ela foi criada pelo Engenheiro britânico Tim Bernes Lee no final dos anos 80, mas foi em meados de 1995 que ela ganhou força, especialmente aqui no Brasil. Até esse ponto ela estava um pouco restrita aos ambientes acadêmicos e de pesquisa, mas a partir daí ela se tornou comercial e a sua popularização só aumentou com isso.

Eu preciso digitar o www no endereço de um site?

Depende do site. Existe uma configuração que é feita pelo webmaster (pessoa que gerencia o site) e em alguns casos ele permite que o site seja acessado em o uso do www. Caso esta configuração não tenha sido feita, o seu uso é necessário.

Hoje praticamente é desnecessário colocar o www para a maioria dos sites, mas é possível que em alguns casos seja necessário a sua inclusão.

Quem controla a internet?

Não existe um órgão responsável pelo controle geral, mas sim de algumas partes ou aplicações. Por exemplo: O W3C, citado acima praticamente controla as tecnologias usadas, as empresas de telecomunicações controlam a engenharia de comunicação entre as redes, os governos controlam ou tentam controlar as questões legais e de uso, o ICANN e seus órgãos são responsáveis pelo controle e manutenção de domínios, entre outros.

Existe ainda as empresas de telecomunicações como a Vivo, Embratel, Claro e outras aqui no Brasil que são responsáveis pelos links de comunicação. E por fim existem os governos de cada país que pode gerenciar ou regulamentar de acordo com a necessidade.

Assim, não existe um controle central como em outros sistemas. A internet é uma enorme estrutura que até certo ponto ela é autônoma. Mas existem os controles regionais ou setorizados.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.