10 itens sobre ENEM e vestibular: SISU, PROUNI e mais
Depois de fazer a prova do Enem é necessário ainda prestar o exame vestibular para entrar na faculdade ou só com a nota dele dá para entrar em qualquer universidade pública do Brasil?
Índice deste artigo
O Enem pode ser usado para eliminar o vestibular?
O ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio pode ser usado em substituição ao tradicional vestibular? Ou seja, depois de fazer a prova do Enem é necessário ainda prestar o exame vestibular para entrar na faculdade ou só com a nota dele dá para entrar em qualquer universidade pública do Brasil?
Para entender esta questão é preciso pensar que o propósito inicial do Enem era avaliar o ensino médio e com o passar do tempo ele começou a ter outras finalidades, inclusive de ser usado em substituição ao vestibular. Contudo duas coisas são preciso ser esclarecido sobre esta questão:
Substituição do vestibular
A primeira é que o uso do Enem em substituição ao vestibular é uma decisão das instituições de ensino e não do Ministério da Educação, ou seja, nenhuma faculdade ou universidade é obrigada a usar a nota do Enem. Contudo as universidades federais que são do governo federal e estão subordinadas ao MEC aceitam a nota do Enem como substituição total ou parcial do vestibular, geralmente através do SISU que é o sistema Unificado de Seleção do MEC.
Uso da nota do ENEM
A segunda observação é que uma instituição terá também autonomia de como usará a nota da prova do Enem em relação ao vestibular. Um exemplo é o que acontece na Universidade Federal de São Carlos no estado de São Paulo. Segundo informações da universidade, apenas um curso, o de licenciatura em música tem prova específica, para todas as vagas para os demais cursos são feitos através do SISU, ou seja, do Enem.
SISU
Desta forma se você quiser usar a nota do Enem em substituição ao vestibular, além de fazer a prova do Enem, você deverá fazer a inscrição no SISU que acontece duas vezes ao ano, sendo no início do primeiro semestre e no início do segundo semestre. Mais informações aqui: https://sisu.mec.gov.br
Finalidade da prova do Enem
O Enem tornou-se a grande prova do Brasil e ganhou muita popularidade. Mas qual a finalidade da prova do Enem e para que ela foi criada. Tipo, uma pessoa faz este exame por que e onde exatamente ela pode ser usada?
O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio foi criado para avaliar a qualidade da educação básica no Brasil. De início ele tinha essa finalidade, ou seja, os alunos que estavam terminando o ensino médio deveriam ser submetidos a esta prova que serviria como indicador de como este aluno estava saindo do ensino médio e assim avaliar como estava este nível da educação no Brasil.
Mas o Enem cresceu e passou a ter outras finalidades, chegando hoje ao status de prova mais importante do país e com várias aplicações. O aluno que faz hoje a prova do Enem provavelmente está fazendo por um dos motivos abaixo que são os locais onde ela pode ser usada:
Entrar em uma universidade federal
Muitas universidades usam a nota do Enem em substituição ao tradicional vestibular. Neste caso o acesso é feito através do SISU que é um processo geral de seleção de candidatos a vagas em instituições federais de ensino e que usam o ENEM como critério de seleção.
Bolsa de estudos do Prouni
Para conseguir uma bolsa no Prouni o aluno precisa ter feito o Enem e obtido pelo menos 450 pontos de média. O PROUNI é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudos em instituições de ensino superior privado. É uma alternativa para quem não consegue entrar nas instituições públicas.
Financiamento do Fies
Outra razão pela qual um aluno participará do Enem é para conseguir acesso ao financiamento estudantil, o FIES que também exige que o candidato ao financiamento tenha feito o Enem. O FIES é também um programa do governo federal para financiar as mensalidades de cursos superiores em instituições privadas. Note que ele é diferente do PROUNI, pois enquanto lá ele oferece bolsas de estudos, aqui trata-se de um financiamento estudantil.
Concluir o ensino médio
Esta finalidade já existiu no ENEM e permitia que uma pessoa que não tivesse concluído o ensino médio, a obter a certificação através da prova. Para isso ele deveria obter pelo menos 400 pontos de média na prova objetiva e 500 pontos na redação.
Contudo esta opção não existe mais e aqueles que desejam fazer a prova para obter a certificação do ensino médio deverão submeter-se à prova do Encceja.
Experiência
Muitos participam do Enem para obter experiência apenas. Pode ser alunos que ainda estejam estudando o ensino médio ou pessoas que querem testar seus conhecimentos por diversos motivos. São os chamados treineiros. Muitos talvez não tenham ainda concluído o ensino médio, mas já querem saber na prática como é a prova e assim ir ganhando experiências para fazer a prova pra valer depois que terminarem o ensino médio.
Veja também
- 10 itens sobre intranet, webmail e portal
- 20 dicas de segurança e privacidade no Facebook que você deve conhecer
- O que é chave primária, chave estrangeira e candidata?
- Nome sujo? Como consultar pendências de cheque, SPC e protestos?
- O que significa HTTP, WWW e domínio no endereço do site
- Horário de ônibus e passagens: Gontijo/São Geraldo e Viação Motta
- Quais os prejuízos que as queimadas causam no meio ambiente?
- Tipos de faculdades e universidades no Brasil. Principais Diferenças
- Tipos de seguros: seguro de vida, seguro saúde, educação e outros
- Vale a pena conhecer as cidades históricas de Minas. Quais delas?