Tipos de conexão a internet. 3G/4G/5G, fibra óptica, cabo ou via rádio

O que é conexão discada e banda larga. Conheça os tipos de acesso a internet que pode ser via rádio, internet 3G, 4G, 5G (internet móvel), internet via cabo e outras modalidades de conexão. Veja uma análise de cada uma delas.

Home » Tecnologia

Conexão a internet é o termo usado para indicar que um computador está ligado à rede mundial de computadores. Esta conexão é um processo físico (hardware) e lógico (software e comunicação). Inicialmente podemos dividir o processo de conexão a internet em duas: conexão discada ou banda estreita e conexão de banda larga.

Cabo de rede de internet

O que é conexão discada

A conexão discada é aquela em que o computador usa um modem convencional ligado à linha telefônica para acessar a internet. Em toda conexão é necessário uma discagem que emite um som que sinaliza o sucesso ou não da conexão.

A conexão discada suporta no máximo 56kbps de velocidade, considerado muito baixo se comparado com as conexões de banda larga existentes atualmente.

A conexão discada foi muito usada no início da internet no Brasil, onde a maioria das pessoas usava este meio para acessar a internet. Com as diversas opções de banda larga existentes hoje, a conexão discada tende a ser cada vez menos usada.

O que é banda larga

O termo ainda não está bem definido, mas uma das definições mais aceitas no Brasil é qualquer conexão acima dos 56kbps convencionais. Diferente da conexão discada que usa a linha telefônica para estabelecer uma conexão com a internet, a banda larga pode usar vários meios, como conexão ADSL, por cabo, via rádio, 3G/4G, fibra óptica e outros que possivelmente ainda virão.

Conexão a internet 3G / 4G

A conexão 3G ou 4G é uma das mais usadas recentemente nos aparelhos celulares, tablets e outros. Com essa tecnologia é possível ter internet móvel, isto graças a grande quantidade de antenas que estão espalhadas em nossas cidades, rodovias e até nas zonas rurais.

Vantagens:

É prático e móvel. Ideal para uso em celular, tablet e outros dispositivos compatíveis.

Desvantagens:

Alguns planos tem quantidade de acesso limitado e por usar a rede celular, poderá não funcionar em todas as localidades, ou funcionar com limitações de velocidade.

5G

Na data de atualização deste artigo (25/11/2020), o 5G ainda não estava disponível comercialmente e ainda em discussão sobre a implantação. É uma grande promessa, mas mesmo antes da implantação ela já vem rodeada de polêmicas. Mas sua grande aposta em altíssima velocidade é um atrativo e tanto. Veremos.

Conexão a internet por cabo

A conexão a internet por cabo é aquela que geralmente usa o cabo da TV a Cabo para acessar a internet. Nestes casos o mesmo cabo é usado para trazer o sinal da TV, internet e atualmente de telefone também.

Vantagens:

As principais vantagens deste modelo são praticidade e custo, já que com um único cabo você recebe até três serviços diferentes. O custo do pacote geralmente é mais baixo.

Desvantagens:

Como desvantagens temos a limitação de área, isto é, a banda larga a cabo não está disponível em todas as cidades e mesmo nas cidades onde o serviço está disponível, muitos bairros ou ruas não estão cabeadas e por isto não podem ser atendidas.

Conexão a internet via rádio

Esta conexão é oferecida geralmente por pequenos provedores de acesso em diversos locais. Sua característica é atender um mercado local, pois requer a instalação de antenas em pontos estratégicos da cidade a fim de gerar sinal para a área coberta.

Vantagens:

É uma boa opção quando não há conexão a cabo

Desvantagens:

Normalmente o preço é um pouco salgado em relação a outros modelos de banda larga. Como é uma operação local, não tenho informações de preços em outras cidades, podendo em alguns casos terem valores competitivos.

Internet por fibra óptica

A internet por fibra óptica tem sido o padrão mais adotado atualmente para as novas conexões e diversas empresas têm investido bastante para expandir suas redes de transmissão através desse meio afim de atender uma população cada vez maior nas cidades de médio e grande porte.

Ela ainda não atende a toda a população, uma vez que é necessário fazer um investimento significativo em infraestrutura para levar o cabo de fibra óptica até as pessoas. Com isso a opção que as empresas têm é investir em locais com maior concentração de pessoas e onde há probabilidade de retorno do investimento.

A internet for por fibra óptica é sem dúvida a melhor alternativa para conexão uma vez que ela trafega dados em altíssima velocidade e é extremamente estável. Para se ter uma ideia é por fibra óptica que os países são conectados em enormes cabos, alguns deles submarinos. Isto mostra a qualidade da conexão por fibra óptica.

Vantagens: A grande vantagem como já citado é estabilidade e altíssima velocidade.

Desvantagens: A desvantagem é a disponibilidade dela, pois como já explicado acima, é necessário passar um cabo de fibra óptica para atender as pessoas de uma determinada localidade, por exemplo. Isto significa que pessoas que moram em regiões mais remotas tendem a não ser atendidas por esse padrão de conexão.

Internet pela rede elétrica

Ainda é uma promessa, mas certamente será uma excelente opção devido a comodidade e a disponibilidade. Quando ela entrar em funcionamento, bastará plugar o modem na tomada e pronto. Simples, como ligar uma geladeira.

A expectativa é que em breve as operadoras de energia elétrica disponibilizem esta opção aos seus usuários, já que a Anatel recentemente regulamentou a oferta.

Qual é a melhor conexão?

Isto é muito relativo. Eu prefiro a conexão por fibra óptica, acho que é a melhor, mas como visto acima, nem todas as localidades tem o serviço disponível.

Perguntas frequentes:

Como saber se na minha cidade está disponível o serviço de internet banda larga?

Hoje em dia, a maioria das operadoras já disponibiliza o serviço de internet banda larga em todas as localidades. Este, deixou de ser um privilégio de poucos, como era logo que internet se popularizou no Brasil e passou a ser algo mais disponível às pessoas. Em todo caso, o mais seguro a se fazer é consultar as operadoras e checar se o serviço de internet banda larga desejado está disponível em sua localidade.

Que aspectos devo levar em conta quando eu for escolher uma conexão?

Atualmente, há uma enorme oferta de operadoras que oferecem os mais variados serviços e os preços, diferente do que era praticado antigamente, caíram bastante.

O primeiro ponto a ser pensado é: para que você precisa de internet? A resposta para esta pergunta irá dizer muito sobre o pacote que você deve escolher. Se a sua resposta é enviar e receber e-mails e ter acesso às redes sociais, você irá necessitar de um pacote diferente daquele que responder que usa a internet para baixar filmes e músicas, por exemplo.

Outro ponto importantíssimo a ser levado em consideração é quanto você está disposto a pagar por um serviço de internet. Vale ressaltar que a maioria das operadoras engrossam os pacotes com serviços que talvez você nem use, mas está pagando por eles. Fique atento e contrate apenas os serviços que irá realmente utilizar.

O terceiro ponto é pesquisar o que as operadoras estão oferecendo. Cada uma delas deve ter vantagens diferentes, cabe a você analisa-las e ver o que melhor se adequa à sua realidade. Compare a velocidade de conexão, a franquia de dados (funciona como a franquia de minutos nos planos de telefonia) e o modem (algumas operadoras fornecem o modem gratuitas; em outras, no entanto, é preciso pagar por ele).

Por fim, mas não menos importante, pergunte a opinião de pessoas que utilizam ou que já utilizaram o serviço. Procure saber sobre a estabilidade e qualidade do serviço e até mesmo do atendimento ao cliente oferecido pela operadora.

Se eu fechar com alguma operadora um pacote básico de dados, todos da casa podem usar a internet, sem que haja perda de qualidade?

Todos da casa podem usar. Porém, se todos os membros da família estiverem utilizando a internet ao mesmo tempo, a tendência é que haja lentidão no tráfego. De maneira geral, independente do pacote escolhido, caso muitas pessoas estiverem fazendo uso da mesma conexão, isto irá acontecer. A conta é simples: quanto mais gente acessando, mais lento o tráfego ficará.

Fico mais tempo na rua do que em casa, portanto, o valor de um plano de banda larga não se justifica para mim. Neste caso, optando por um 3G/4G quais serão as limitações?

A grande vantagem da internet 3G/4G é a mobilidade. Com o 3G/4G é possível ter conexão em qualquer lugar (tanto em casa, quanto na rua), bastando apenas conectar o dispositivo ao seu notebook. Porém, a conexão não se compara ao de uma banda larga. Caso você necessite usar a internet para o básico, enviar e receber e-mails, acessar redes sociais e outras tarefas que não precisam de muitos dados, o 3G/4G irá suprir. Mas se você precisar de mais velocidade, talvez o 3G/4G não seja a melhor escolha.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.