10 itens sobre aposentadoria: Especial, invalidez, idade e contribuição

Especial, invalidez, idade e tempo de contribuição. Saiba quais os tipos de aposentadoria que existem no Brasil, quem tem direito a receber e quais as regras são exigidas em cada caso. Para ter aposentadoria é necessário pagar o INSS, mas será que vale a pena pagar o INSS pensando na aposentadoria?

Home » Educação

Quais os tipos de aposentadoria que existem no Brasil?

A Previdência Social é o ministério do governo que cuida do pagamento das aposentadorias, bem como estabelece regras para a concessão dos benefícios a pessoas que gozam dos direitos estabelecidos. Há pelo menos 4 tipos de aposentadorias no Brasil, contudo existem outros tipos de benefícios como é o caso dos auxílios, pensões e salário-família quem não entra é o caso. Os tipos de aposentadoria da Previdência Social são: especial, invalidez, idade e tempo de serviço.

Especial e invalidez

Especial: Este tipo de aposentadoria é concedido em situações especiais e para pessoas que trabalharam com exposição a condições prejudiciais à saúde. Mas há outras exigências, como o tempo mínimo de contribuição e a comprovação de que trabalho de alguma forma exposto a condições prejudiciais que pode ser física, química, biológicos e outros.

Invalidez: Este tipo de aposentadoria é concedido a pessoas que sofreram acidades no trabalho ou foram afetados de doença que o impede de desempenhar seu trabalho e garantir seu sustento. Nesse caso é necessária a perícia médica para comprovar a situação de incapacidade da volta ao trabalho.

Idade

A aposentadoria por idade é destinada a pessoas que contribuíram para a previdência social por pelo menos 15 anos e que tenham 65 anos de idade para homens e 60 anos de idade para mulheres. A regra para os trabalhadores rurais é de 60 anos para homens e 55 para mulheres.

A partir da reforma previdenciária de 2019, o tempo de contribuição dos homens passou de 15 anos para 20 anos. A idade mínima para aposentadoria das mulheres passou de 60 para 62 anos.

Tempo de serviço

Já este caso é bastante variável as suas regras, pois ele pode ser proporcional ou integral. Geralmente pode aposentar com 35 anos de contribuição para homens e 30 anos para mulheres, isto para integral. A forma proporcional pode ser feita a partir de 53 anos de idade para homens com 30 anos de contribuição e 48 para mulheres com 25 anos de contribuição.

Mas a regra para esses casos é bem complexa. Você poderá obter a legislação específica que trata de todas essas questões aqui: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc103.htm

Cálculo do benefício

Ao atingir a idade e o tempo de contribuição mínimos, os trabalhadores do RGPS poderão se aposentar com 60% da média de todas as contribuições previdenciárias efetuadas desde julho de 1994. A cada ano a mais de contribuição, além do mínimo exigido, serão acrescidos dois pontos percentuais aos 60%. Assim, para ter direito à aposentadoria no valor de 100% da média de contribuições, as mulheres deverão contribuir por 35 anos e os homens, por 40 ano.

Fonte: Principais mudanças da nova previdência

Como investir para aposentadoria e o futuro?

Quais as estratégias são recomendáveis para uma pessoa começar a economizar dinheiro agora pensando no futuro, como no caso da aposentadoria? Como investir agora pensando lá na frente e quais seriam as melhores alternativas para investimentos em longo prazo?

Não são todas as pessoas que pensam na aposentadoria ou como irão se manter na idade avançada quando não puder mais trabalhar. Mas é esta é uma preocupação que precisa ser refletida agora e não esperar para quando você precisar. Então a pergunta é: O que fazer agora para economizar dinheiro para o futuro o pensar na aposentadoria?

Contribuição com o INSS

A primeira preocupação que você precisa ter que é que você deve contribuir com INSS que é o recurso usado para aposentadoria oficial no Brasil. Se você é trabalhador formal com carteira registrada certamente já faz essa contribuição, mas se você trabalhar como autônomo ou desenvolve outro tipo de atividade, deverá recolher a contribuição individualmente para poder receber benefício quando você for aposentar.

Previdência privada

Mas além da aposentadoria do governo que é do INSS, muitas pessoas optam também pela chamada aposentadoria complementar ou previdência privada o que é aquela onde você paga mensalmente um valor referente a um plano de aposentadoria para ser usada também em determinado período da vida para fins de aposentadoria complementar ao INSS.

Renda passiva

Além disso outras pessoas optam por fazer investimentos em imóveis, renda fixa, ações, fundos de investimentos e outros investimentos que irão gerar renda quando eles pararem de trabalhar. Este método é também conhecido como renda passiva, pois em determinado momento a expectativa é que o montante investido gere uma renda sem você precisar trabalhar. Esta é uma alternativa também viável, mas é preciso pensar em algum plano de aposentadoria como os mostrada acima.

Observação: Este método requer muita disciplina e controle financeiro. O ideal para quem quer investir em renda passiva é aprender pouco mais sobre educação financeira e assim traçar uma estratégia sustentável.

Vale a pena pagar o INSS pensando na aposentadoria?

Na verdade esta questão não é nem se vale a pena pagar o INSS uma vez que ele é obrigatório para todos os trabalhadores formais é portanto não é necessariamente uma opção e sim uma obrigação. Para todos os trabalhadores que tem carteira assinada a empresa é obrigada a recolher do salário do trabalhador o percentual destinado pagamento mensal do INSS que na maioria dos casos gira em torno de 8% a 11% do salário do trabalhador. Este valor vai ser acumulado na conta dele e de acordo com uma tabela de anos da Previdência Social em que o trabalhador deverá fazer a contribuição, a partir de então ele passa a ter o direito de gozar da aposentadoria por ter contribuído no tempo estabelecido pela Previdência.

Se fosse uma opção, creio que muitas pessoas não pagariam, mas é preciso pensar no futuro e a aposentadoria é um benefício que as pessoas vão precisar no momento bastante delicado da vida. O que muitas pessoas fazem é pagar um plano de previdência privada, que somado ao INSS irá ajudar a complementar os rendimentos durante a sua aposentadoria.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.