10 itens sobre o Financiamento Estudantil - FIES que você precisa saber

Entenda tudo sobre o FIES no texto de hoje - cotas, tarifas, quem pode se inscrever, como participar, enfim, um texto completo sobre o tema.

Home » Educação

O que o FIES

O FIES, é uma abreviação de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, é uma iniciativa de empréstimo governamental de longo prazo para alunos de baixa renda. A intenção é que eles cursem a universidade sem se aquietar com mensalidades por enquanto.

O valor concedido deverá ser pago ao governo após a conclusão do curso. No entanto, o período de pagamento é flexível e mais amigável que os empréstimos convencionais e sem juros.

O FIES é uma das formas de ingressar na universidade mais conhecida dos últimos anos, pois concede a você a oportunidade de estudar agora e custear a universidade somente depois. O melhor de tudo é que os termos de pagamento da dívida da universidade são maleáveis e sem juros. Tem como ficar ainda melhor?

Como o FIES funciona

As inscrições são permitidas semestralmente em um único site de acesso para estudantes que anseiam ingressar no Ensino Superior em uma universidade particular no Brasil. De acordo com o art. 48 da lei 209 de 7 de março do ano de 2018, incumbido por estabelecer as determinações do FIES, a proporção dos financiamentos contratuais se altera de cinquenta a cem por cento.

Quem pode participar?

Qualquer indivíduo com ou sem diploma universitário cuja família tenha rendimento de até 3 salários mínimos por pessoa pode se candidatar a uma bolsa que exige renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. Além disso, o interessado deve ter realizado uma edição do Enem desde 2010, não ter redigido uma redação com nota igual a zero e ter obtido nota mínima de 450 pontos no teste.

Novo FIES

Desde o ano de 2018, o financiamento zerou os juros para aqueles que mais precisam. Além do tamanho dos fundos variar de acordo com a renda familiar do requerente. Ou seja, as mensalidades são pagas com base no limite de rendimento do estudante, o que reduz muito os custos.

Como se inscrever?

O FIES tem 4 fases de inscrição. Para se registrar, o interessado deverá acessar a página do FIES e cadastrar uma conta gov.br com seu CPF, nascimento, senha de entrada ao portal e um endereço de e-mail válido. Em seguida, será remetido um e-mail ao solicitante para confirmação do cadastro. Em seguida deverá fornecer as demais informações de inscrição, especificar o curso desejado e a instituição de ensino esperada.

Entenda a classificação

A categorização no FIES é feita em ordem decrescente e conforme a nota adquirida no Enem. Ressalta-se que será dada preferência aos estudantes que não possuam uma formação de nível superior e que nunca tenham obtido o FIES.

Se ainda houver vagas será oferecido a quem já possui diploma ou pagamento do FIES. Para obter todos os dados sobre os resultados, é necessário fazer login no portal de acesso único ou nos institutos onde você se matriculou.

Nota de corte

A nota de corte do programa muda conforme o curso e a universidade que você deseja cursar, e as notas dos alunos matriculados na universidade que você deseja se matricular. A seletiva do FIES considera a nota de corte com base no volume de vagas disponíveis e no número de alunos inscritos em um específico curso.

E se eu passar?

Assim que descobrir sobre da sua classificação, acesse o website do SIS Fies. Após a publicação do resultado da chamada inicial, você tem cinco dias corridos para se inscrever no website do SIS Fies – e esse site efetivará sua participação.

Mas espere, outro processo de inscrição, em outro website? É isso mesmo. Se você foi selecionado, também deve se cadastrar no website do SIS Fies. Este segundo registro exigirá dados que você pode não ter em mãos. Por isso tenha cuidado!

Início do pagamento do financiamento

Assim, antes era possível após se formar começar a custear o empréstimo após dezoito meses. Hoje, assim que der início ao trabalho com contrato regular, terá que começar a pagar as prestações.

Você saberá o valor desse depósito quando falar com a universidade e o banco ok?

Não passou de primeira?

Bem, para entrar na fila do Fies, você não deve fazer absolutamente nada. Isso mesmo, se você não conseguiu obter uma vaga no processo regular você não deve fazer absolutamente nada, porque o sistema vai te colocar na listagem de espera de modo automático, o que permite com que você possa efetivamente se preocupar com o que importa.

O modo P-Fies não possui listagem de espera, caso você não tenha atendido a primeira chamada, lamentavelmente não há mais opções.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.