Curso Técnico e Superior em Biotecnologia. Faculdades gratuitas e pagas

Conheça o Curso Técnico e o Curso Superior em Biotecnologia. Carga horária e conteúdo proposto para o curso, salário, escolas técnicas e universidades públicas e particulares. Veja também diversas perguntas e respostas sobre o curso.

Home » Educação

O técnico em Biotecnologia é uma profissão relativamente nova e tem atraído muitos estudantes por ser um curso interessante, novo e de grande futuro, com salários interessantes e futuro promissor na área. O técnico em Biotecnologia pode trabalhar em laboratórios, institutos de pesquisa, universidades, indústrias entre outros mercados. Hoje a biotecnologia tem tido uma importância muito grande, quando vemos o bi combustível, alimentos transgênicos e materiais recicláveis totalmente.

A biotecnologia visa transformar com a tecnologia oque a natureza já nos dá de graça, porém tudo está se exaurindo que a biotecnologia visa criar novas ideias para que plantas, materiais e alimentos possam perdurar e com o auxílio da biotecnologia em todo seu processo futuro.

Curso Técnico e Curso Superior em Biotecnologia

Curso Técnico em Biotecnologia

o MEC recomenda 1200 horas para o Curso Técnico em Biotecnologia que poderá tratar de assuntos como biologia celular e molecular, Bioquímica, Microbiologia, genética bacteriana, manejo de animais de experimentação, purificação de água e processo de liofilização, biossegurança, entre outros.

De acordo com minhas pesquisas, o Curso Técnico em Biotecnologia poderá ser encontrado no Senai do Paraná e de Minas e também no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Veja abaixo:

  • Senai PR (www.pr.senai.br)

    Encontre o Senai PR em Guarapuava, Curitiba - Cic, Toledo, Telêmaco Borba, União da Vitória, Fazenda Rio Grande, Araucária e em outras localidades do Paraná

  • Senai MG (https://www7.fiemg.com.br/senai)

    Já o Senai MG pode ser encontrado em São João Del Rei, Ituiutaba, Muriaé, Araxá, Nova Lima, Patos de Minas, Governador Valadares e em outras cidades de Minas.

  • Instituto Federal no Rio de Janeiro (www.ifrj.edu.br)

    O Instituto Federal no Rio de Janeiro tem unidades na cidade do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo, Pinheiral, Mesquita, Engº Paulo de Frontin, São Gonçalo, Volta Redonda e em outras cidades do estado.

Consulte os sites citados para verificar em quais localidades o curso está disponível.

Curso Superior em Biotecnologia

Já o Curso Superior em Biotecnologia pode ser encontrado em diversas instituições públicas e, portanto curso gratuito, como em universidade e faculdades particulares. Veja abaixo.

Em Instituições públicas

universidades públicas com Curso Superior em Biotecnologia

Entre outras universidades públicas

Em Instituições particulares

Faculdades particulares com Curso Superior em Biotecnologia

Para consultar a lista completa de faculdades e universidades que oferecem o curso, acesse o site E-MEC onde consta o catálogo nacional de cursos superiores. As imagens acima foram obtidas neste site. Você poderá incluir na sua pesquisa cidades específicas, conceito do MEC, entre outras opções.

Mercado de Trabalho

Instituições de pesquisa e desenvolvimento de produção de vacinas e kits de diagnóstico, laboratórios de controle de qualidade, indústrias e setor agropecuário.

Salário

Em consulta realizada em 12/02/2013, a faixa salarial para um profissional de biotecnologia era de R$ 1.473,00 (média nacional), mas é importante considerar a sua região e o tipo de empresa que estará contratando. No site Salariometro do Governo de São Paulo é possível fazer uma consulta de valor de salário para a profissão de biotecnologia e outras. Acesse o site: https://www.salarios.org.br.

Com informações: SETEC - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – MEC.

Perguntas e respostas

Qual o perfil preciso ter para me encaixar no curso?

Para que você saiba que, no futuro, obterá êxito no ramo da Biotecnologia é necessário que, pelo menos, se encaixe nos requisitos de perfil que o curso exige.

Antes de tudo você deve se identificar com tecnologia, pois é a partir dela que todos os trabalhos serão desenvolvidos, além disso, há também outros quesitos como organização, capacidade de observação, disciplina e dedicação são essências.

Com qualquer curso que envolva pesquisas científicas, ele quer do profissional certo anseio por descobertas e aprimoramentos, ver que tudo pode ser melhor a medida que eu estudo e aperfeiçôo aquelas relações antigas.

Em quais áreas poderei atura depois de formado?

Quando você concluir a sua formação e estiver com o diploma em mãos chegou a hora de pensar qual ramo seguir. A Biotecnologia é muito ampla deixando com que o profissional possa opinar a vontade.

Dentre muitos segmentos, listaremos apenas a base de alguns, e em seguida falaremos em detalhes.

  • Pesquisa: Essa parte se refere à análise de plantas em seus tipos, inovações e resistência, utilização de micro-organismos na produção de bens de consumo, efeitos de medicamentos e substâncias químicas no homem, entre outros.
  • Desenvolvimento: Nesse caso seria a criação de maneiras de combater materiais nocivos ao homem (bactérias e micro-organismos) como também processos que aprimorassem a agricultura como um todo, entre outros mais.
  • Estudo: Se instruir ao máximo em diversos assuntos, como o melhoramento da genética alcançável e a produção de novos modelos de vacinas e medicamentos mais eficientes que poderiam conter micro-organismos em sua composição, etc.
  • Controle e Atuação: O controle se focaria em temas que envolvessem a aplicação da biotecnologia no cotidiano humano, como a preocupação da quantidade de micro-organismos que são inseridos pela indústria farmacêutica nos medicamentos. Já a atuação seria equivalente a colocar a mão na massa dentro do processo biológico como na agricultura, por meio da avaliação e prevenção da contaminação do solo e da água.
  • Aprimoramento: O aprimoramento se resume em cultivar técnicas e modelos antigos em novas ideias e sugestões, aperfeiçoá-los para atingir um melhor aproveitamento, como o repensar das técnicas atuais de combate as pragas nas plantações, procurando um método mais eficiente e que não fosse muito nocivo ao homem.

Qual a diferença do curso Técnico para o curso Bacharelado?

O curso técnico, na verdade, se diferencia do Bacharelado por que tem um nível de escolaridade inferior. Enquanto o Técnico é de Nível Médio o Bacharelado é de Nível Superior.

Outra diferença bem marcante seria o fato de que no Técnico se estudam matérias mais voltadas para a realização de tarefas dentro da profissão em questão.

Já no curso de Bacharelado o futuro profissional se intera de todo o assunto, ele é mais generalizado, preparando ele para lidar com qualquer situação dentro do dia a dia de trabalho.

Há alguma outra modalidade de formação?

Há o curso Tecnólogo de duração média de 2 a 3 anos, e que se parece muito com o Técnico, só que ele é caracterizado como de Nível Superior.

Quais especializações eu poderei fazer depois de formado em Biotecnologia?

Quando já tiver concluído o curso que desejar na categoria e quiser continuar nos estudos, como medida de aproveitamento e atualização pode escolher se especializar. Vale ressaltar que os profissionais mais especializados sempre recebem salários melhores.

Dentre as áreas, estão:

  • Análises Clínicas
  • Medicina Veterinária
  • Ciências Biológicas
  • Ciências da Saúde
  • Ciências Exatas
  • Etc.

Quais as disciplinas que mais são desenvolvidas dentro do curso?

No curso de Biotecnologia você verá diversas disciplinas que falarão de muitos aspectos na área, principalmente se você escolheu fazer um curso de Bacharelado.

Elas podem ser mais específicas à atuação profissional e áreas administrativas, ou à própria biotecnologia, dentre elas estão:

  • Física
  • Matemática
  • Química
  • Estatística
  • Informática
  • Bioquímica
  • Biotecnologia Virtual
  • Biologia Celular
  • Microbiologia
  • Técnicas de Biologia Molecular
  • Etc.

Posso ingressar em outro curso e depois me especializar em Biotecnologia?

Com toda certeza. O ramo da Biotecnologia é muito diversificado, com já foi dito nesse post, e tem diversas especializações que te propiciarão trabalhar nele SM precisar ser especificamente um Biotecnólogo.

Depois de formado procure uma instituição que seja reconhecida pelo MEC e faça a sua pós-graduação sem problema algum no ramo. Boa Sorte!

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.