10 itens sobre browser ou navegador: IE, Firefox, Chrome e outros

Perguntas e respostas sobre o que é browser ou navegador. Qual é o melhor browser e qual é o papel que ele desenvolve no processo de navegação em um website qualquer.

Home » Educação

O que é navegador de internet?

Browser é um termo em inglês que significa navegador e ele é usado com muita frequência para o navegador de internet, como o Internet Explorer, Chrome, Firefox, Safari e outros. Esses programas foram criados para permitir que as pessoas pudessem visualizar documentos HTML e navegar entre eles através de ligações em hipertexto que chamamos de hyperlink ou simplesmente de link.

O mercado de navegadores não é muito amplo e existem poucos que são de fato relevantes. Vejamos a seguir os principais.

Internet Explorer

Um dos mais conhecidos e populares, foi o primeiro a obter controle absoluto na internet, antes que surgissem seus atuais concorrentes. O IE, como é conhecido deixou de existir oficialmente na versão 10 do Windows que vem com um substituto chamado de Edge.

Historicamente este navegador é muito importante pois ele ajudou a popularizar o uso da internet.

Ele esteve no centro de discussões acaloradas, muitas delas nos tribunais, pela forma como a Microsoft distribuía este programa que já vinha instalado no Windows. Segundo alguns, esta estratégia da Microsoft priorizava seu navegador em detrimento de outros.

Edge

O Edge é o novo navegador da Microsoft e veio para substituir o Internet Explorer, embora em algumas versões do Windows, ambos os navegadores ainda estavam presentes.

Apesar de ser um bom navegador, ele não conseguiu fazer o mesmo sucesso do seu antecessor. Aquele já foi o mais usado navegador em sua época, este está longe disso.

Mas participação do mercado não é tudo que devemos olhar para um software qualquer. É preciso entender que atualmente ele é tão bom quanto outros navegadores que temos.

Para quem usa o Windows, o Edge já vem instalado.

Chrome

Atualmente é o mais popular dos browsers em atividade. Conhecido por ser muito rápido, ele logo ganhou notoriedade e muito mercado de seus concorrentes. O Chrome é do Google e assim como ou demais é um programa gratuito que pode ser usado tanto em desktops e notebooks, como em dispositivos móveis.

Há muitas críticas ao Chrome quanto a forma que ele usa memória e a quantidade de instâncias que ele cria. Ainda assim temos de reconhecer que é um excelente navegador.

Este é o link para baixar e instalar a versão mais atual do Google Chrome.

Firefox

Foi muito aclamado no início para ser o grande rival do Internet Explorer e superá-lo, mas não teve tanta força assim e acabou como um programa para especialistas de tecnologia e aficionados.

Embora seja um bom navegador e bastante utilizado, especialmente por profissionais de tecnologias e desenvolvedores, foi na verdade o Chrome que ganhou a popularidade que se esperava que o Firefox teria.

O Firefox é mantido pela Fundação Mozilla e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Safari

Tem grande popularidade pelo fato de ser o navegador oficial da Apple e presente em seus dispositivos, como o iPad e o iPhone. Apesar de existir versões para Windows, é nos aparelhos da Apple que ele é mais usado.

No iPhone ele roda muito bem, rápido e oferece uma excelente experiência de usuário. Contudo usá-lo no Windows não faz tanto sentido, pois acredito que o Edge ou o Chrome seria a melhores opções para usar neste sistema operacional.

Use este link para fazer o download do Safari

Samsung Internet

Este é o navegador usado nos dispositivos móveis baseando nos dispositivos da Samsung, geralmente com o sistema Android do Google e padrão em celulares e tablets, como é comum nos modelos da Samsung.

Como a Samsung é um dos maiores fabricantes de smartphones, existem muitos aparelhos com este navegador e com isso a participação dele é bastante significativa.

Este é link no Google Play para instalar o Samsung Internet

Outros navegadores

Mas existem muitos outros navegadores, como o Opera, por exemplo, que já chegou a ser bastante popular. Abaixo uma pequena lista de navegadores para desktops ou de celulares:

  • Opera
  • Opera Mini
  • Android Browser
  • UC Browser
  • Dentre outros

O que um browser faz?

Quando um usuário digita um endereço de um site qualquer, o browser ou navegador faz uma requisição ou pedido. Esse pedido passa por algumas etapas, como resolver o domínio, isto é, obter qual é o DNS ou o IP daquele endereço. Depois o pedido é redirecionado para a hospedagem onde está o site e o servidor da hospedagem irá dar uma resposta ao navegador. Esta resposta pode ser os arquivos daquele site ou uma informação dizendo que ele não existe, por exemplo.

Se o browser receber os arquivos é sua função organizá-los e montar a página, de acordo com as informações contidas no código HTML, CSS e Javascript que o servidor devolver.

Qual é o melhor browser?

Isto é um pouco relativo, pois dependerá da necessidade, estilo e até gostos de cada usuário. O Chrome geralmente é reclamado como sendo o melhor pelo fato de ser mais rápido, contudo, muitas pessoas preferem o Firefox pelas inúmeras ferramentas que ele disponibiliza, especialmente para desenvolvedores. O Edge é bem visto por muitos usuários e pelo fato de já estar instalado no Windows.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.