O que é desenvolvedor web, mercado de trabalho do programador web

O que faz um Desenvolvedor Web? Quais suas competências e tecnologias que terá de dominar para um bom exercício desta profissão? Veja também o mercado de trabalho na área de web. web design, programação web, web marketing, web writing

Home » Cidadania

Desenvolvedor web ou web developer é o nome mais comum para designar o profissional responsável pela criação de sites e aplicações baseadas em internet. O termo as vezes se funde ou confunde com web designer,  web master ou simplesmente programador. Mas há diferenças entre eles e essas diferenças foram explicadas no post Novas profissões e os novos profissionais de internet.

O que faz um desenvolvedor web?

O trabalho de desenvolvimento web consiste em planejar, construir, testar e dar manutenção em sites e aplicações de internet. Sites institucionais, blogs, lojas virtuais, sistemas web e diversos tipos de aplicações que rodam em plataforma web. Faz parte também do seu trabalho o atendimento a clientes tanto na fase de elaboração do projeto como no suporte e melhorias em projetos já desenvolvidos. Esse trabalho de relacionamento é o mais delicado e exige uma visão ampla do mercado, dos processos de gestão de empresas, de marketing e outras competências necessárias.

Quais as tecnologias que um desenvolvedor web precisa dominar?

Um desenvolvedor precisar dominar diversas tecnologias e em diferentes camadas. Vejamos algumas delas:

Na camada de apresentação, temos: HTML, CSS e Javascript como tecnologias obrigatórias. Pode-se considerar ainda outras tecnologias como os frameworks de Javascript jQuery, Framework7, dentre outros, bem como os frameworks de CSS, como o famoso Bootstrap. Saber HTML e CSS é o mínimo possível pensar em produzir um site.

Na camada de regra de negócios a linguagem PHP, a tecnologia ASP.NET, dentre outras são o ponto de partida. Há contudo diversas tecnologias como JSP, ColdFusion, Ruby on Rails, CGI, entre outras. Naturalmente que para usar qualquer uma dessas linguagens é necessário o conhecimento de lógica de programação a fim de minimizar o tempo e o esforço e maximizar os resultados.

Na camada de dados é imprescindível o conhecimento da linguagem SQL e de alguns dos banco de dados mais usados na web, como o MySQL e o SQL Server.

Quais as competências um desenvolvedor web precisa ter?

Creio que a autonomia é um ponto importante para o desenvolvedor, embora ele tenha que trabalhar em equipe, suas decisões precisam ter um toque pessoal. Saber interpretar os problemas e apresentar soluções simples são competências altamente desejáveis. Como mostrado acima o relacionamento com clientes exige um certo grau de conhecimento do mercado a fim de poder propor soluções adequadas.

O web developer é bem remunerado?

Isso depende. Depende da região, da empresa, do desenvolvedor e muitos outros fatores. Penso que ele poderia ser melhor remunerado. Também é preciso pensar no porte da empresa, no tipo de contratação, na experiência do desenvolvedor e outros fatores.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho na área de web vem crescendo ano após ano e não há sinais que este crescimento vá parar tão breve. Mas trabalhar com web pode significar muitas coisas já que é um mercado muito amplo e acaba envolvendo diversas áreas correlatas. Seja como webdesign, programador web, web writing ou suporte técnico, o mercado está aquecido.

Veremos aqui algumas das principais áreas para se trabalhar com web.

Web design

Está área trabalha com criação, portanto é necessário ter conhecimento de cores, formas, formatos de imagens, entre outras. Um detalhe muito importante aqui é ter domínio das limitações e diferenças dos navegadores já que isto impacta diretamente no projeto do site.

Os principais softwares que você precisará usar como webdesign são:

  • Corel Draw, Photoshop ou Fireworks para criação de layouts;
  • Flash para criar animações
  • HTML, CSS e Javascript para produção de sites estáticos

Programador web

O programador web tem como função criar sites dinâmicos, ou seja, aquelas páginas que acessam banco de dados para leitura e gravação de dados. A maioria dos sites atuais tem algum recurso de programação o que torna bastante interessante a ideia de trabalhar com programação.

As principais linguagens e tecnologias que você precisa conhecer para trabalhar como programador web são:

  • ASP - Uma das mais usadas na web, no entanto está sendo substituída pela tecnologia ASP.NET
  • ASP.NET - Tecnologia robusta e com suporte a diversas linguagens como VB, C#, C++, J++ e outras
  • PHP - Tem como vantagem de ser um software livre
  • JSP - Linguagem robusta e indicada para adeptos do Java
  • ColdFusion - O Eduardo Fleury que foi meu professor de certificação, usa na empresa que ele trabalha, os Correios. Ele disse que é muito boa.
  • Javascript - É uma linguagem de script, ou seja, roda no browser e não no servidor.

Web writing

Redator para web, podemos traduzir assim? Por incrível que pareça eu acho que é uma área muito interessante para trabalhar e o mercado vem reconhecendo o papel do web writing, já que os textos do site impacta diretamente na imagem da empresa, certo?

Planejamento de websites

O planejamento de sites é basicamente a etapa inicial de todo o processo e nela você irá definir as tecnologias que serão usadas, hospedagem do site, público alvo, verba, critérios de avaliação, marketing, entre outras.

Para fazer um bom planejamento é necessário ter uma visão ampla do projeto, desde o cliente até o usuário final do site.

Web marketing, marketing digital, SEO, etc

O marketing para a web ou web marketing não é diferente do marketing tradicional, porém, ele precisa ser adaptado a uma realidade diferente. Os principais pilares do web marketing são os links patrocinados, banners, email marketing (outros chamam de spam) e porque não dizer um site, já que ele também é um produto de marketing.

Profissionais que atuam em SEO podem ter um mercado também promissor, isto porque ele atua em uma área muito crítica para as empresas que é focar em resultados em um segmento extremamente concorrido. O SEO é um braço importante do marketing digital.

Suporte técnico

Dar suporte exige talento, paciência (muuuuita paciência) e um bom conhecimento do funcionamento de sites, domínios e provedores de hospedagens. É uma boa opção para quem quer começar a trabalhar com web.

Testes de usabilidade e acessibilidade

Pouco valorizada ainda, mas tão necessária como qualquer outra etapa de um projeto de site. Consiste em analisar o resultado de um site baseado na experiência do usuário, que em outras palavras pode ser definido como a capacidade do site em ser usável e acessível por qualquer pessoa, inclusive deficientes.

Mas um bom programador web, um bom webdesign ou qualquer outro profissional da área precisa estar antenado nas constantes modificações que este mercado oferece. Boa sorte.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.