Por que a temperatura na cidade e mais alta que no campo ou zona rural?

Veja nesse artigo uma explicação sobre a razão da diferença de temperatura que existe da zona urbana para a zona rural e os fatores que influenciam.

Home » Educação

Talvez você ainda não tenha notado isto, mas é um fato bastante conhecido de que a temperatura no campo ou na zona rural é bem mais baixo do que nas cidades, e isto tem uma boa explicação.

Eu lembro de um dia em que fui levar meu filho na chácara de um colega da escola e isto aconteceu à noite. Naquela época o meu carro tinha o marcador de temperatura e na volta para casa, lembro de ver acompanhando a diferença de temperatura desde uma região próxima à chácara e que ficava em uma baixada, na beira de um pequeno riacho até a parte central da cidade onde moro.

A diferença de temperatura foi significativa e na medida que eu me aproximava da cidade a temperatura já começava a subir até atingir valores bem mais altos quando eu estava já na região mais central da cidade.

Mas por que existe esta diferença de temperatura e quais os fatores que afetam esta mudança tão significativa entre o local e outro?

[caption id="attachment_3460" align="alignnone" width="800"]Campos do jordão A fria e bela Campos do Jordão no alto da Serra da Mantiqueira[/caption]

Temperatura na cidade

As nossas cidades são formadas basicamente por concreto, aço e asfalto. O uso desses materiais é extremamente abundante em nossas cidades e devemos levar em conta de que eles aquecem muito com a incidência do sol sobre eles.

O sol é a nossa principal fonte de calor. Durante o dia o sol aquece todos os ambientes onde ele tem uma incidência direta ou até indireta. Mas alguns materiais reagem de maneira diferente, alguns não absorvem este calor enquanto outros vão reter esse calor e permanecer quentes inclusive a noite, mesmo depois do sol se pôr.

É isto que acontece em nossas cidades, durante o dia o sol aquece todas as estruturas feitas de concreto, asfalto, aço, e outros materiais que usamos abundantemente nas cidades. Quando chegar noite, por sua característica esses materiais mantêm ser aquecido, fazendo com que a temperatura de maneira geral acaba ficando alta, mesmo à noite quando o sol se pôs.

Este efeito é conhecido como ilha de calor e será visto com mais detalhes abaixo.

Temperatura no campo

A temperatura no campo é de certa forma parecida com o que eu expliquei acima em relação as cidades, afinal de contas o sol que brilha na cidade, também brilha no campo e o aquecimento que ele traz para as cidades, também se aplica a zona rural.

A diferença reside no fato do tipo de material que existe em cada um desses locais e como cada um deles reagem ao calor do sol.

Na zona rural o que predomina são as plantas que estas não retêm o calor como o concreto e o asfalto por exemplo. Como nós sabemos as plantas absorvem a radiação solar para fazer o processo de fotossíntese, mas isso não significa que elas permanecem aquecidas e portanto mesmo que durante o dia o aquecimento também seja alto, tão logo o sol se ponha a temperatura tende a cair drasticamente, visto que as plantas não retém o calor.

Fatores que impactam na temperatura

Para entender melhor é preciso ainda considerar alguns fatores que podem afetar a temperatura sobre a superfície de um local. Abaixo veremos alguns deles.

Ilha de calor

A ilha de calor é o que foi explicado acima, ou seja, é o que acontece nas cidades com o aquecimento do sol e como os materiais usados na construção das nossas cidades vão reter esse calor e manter a cidade quente mesmo durante a noite.

A ilha de calor é o principal fator de tornar as cidades muito mais quentes o que a zonas rurais e quanto maior a cidade maior a ilha de calor que ela irá produzir.

Como explicado acima, a ilha de calor informada devido aos materiais utilizados na construção da cidade serem basicamente de concreto, asfalto e aço. E esses materiais quando aquecidos permanecem aquecidos por muito tempo, diferente de outros materiais encontrados na natureza que mesmo aquecidos não absorve o calor liberando os tons logo a fonte de calor deixa de incidir sobre eles.

Efeito da altitude

Outro fator que impacta muito a temperatura e altitude, ou seja, a distância vertical deste local em relação ao nível do mar.

Por padrão quanto maior for a altitude mais frio tende a ser, mas existe independentemente se for na cidade ou no campo. É claro que esse mesmo efeito pode produzir mais frio no campo do que na cidade, mas de uma maneira geral a sua atuação é parecida.

Efeito baixada

Outro fator pouco conhecido mas que tem uma grande importância para a temperatura é o chamado efeito baixada, ele ocorre dentro de um microclima e isto significa que dentro de uma cidade a região mais baixa da cidade tende a ser um pouco mais fria do que a parte mais alta da mesma, mas isso se aplica praticamente a noite apenas.

Isto é diferente da altitude, já que não é feito baixada o que acontece é que durante a noite a terra começa a perder a temperatura que ela ganhou durante o dia com incidência do Sol, e como o ar frio é mais denso, ele acaba se acumulando nas partes mais baixas e com isso as baixadas e proximidades de rio tende a ser mais frio do que a parte mais alta.

Efeitos climáticos como chuva, vento e massa de ar polar

Para finalizar é importante observar que a temperatura pode ser duramente impactada por outros efeitos climáticos como chuva que geralmente baixa temperatura, o vento que também pode impactar, mas principalmente a presença de massa de ar polar que tornam as temperaturas muito baixas e que são comuns com a passagem de uma frente fria, especialmente na região sul, sudeste e centro-oeste do Brasil.

Desta forma a temperatura na zona rural será sempre mais baixa do que na cidade, ou pelo menos na maioria das vezes ela tende a ser mais baixo.

Apenas quando a incidência de uma forte frente fria com uma massa de ar polar muito forte é que as temperaturas na zona rural e na cidade tendem a ser basicamente as mesmas, uma vez que a influência dessa massa de ar polar é bem generalizada, mas a maioria dos outros casos a tendência é ter temperaturas um pouco mais amenas nas regiões rurais.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.