O que é pós-graduação stricto sensu - mestrado e doutorado?

Você acabou de se formar na universidade e quer conhecer um pouco mais sobre a pós-graduação em sentido estrito, stricto sensu? Na trilha da educação de nível superior, essa modalidade de formação é a continuação para aqueles que já são formados e querem adentrar ainda mais na academia.

Home » Educação

Pós-graduação stricto sensu: conhecendo

Há várias categorias de pós no país. Cada qual com seus propósitos particulares para atendimento às distintas metas profissionais e formativas dos indivíduos que concluíram o Ensino Superior. A pós-graduação stricto sensu é uma das oportunidades mais buscadas pelos formados no país. Você pode descobrir aqui o que é necessário conhecer acerca desse tipo de formação.

A pós-graduação stricto sensu é a categorização dada aos planos de doutorado ou mestrado nas faculdades brasileiras. Estes cursos destinam-se ao campo da investigação acadêmica, em que os alunos elaboram uma tese e fazem a sua defesa. A tese é elaborada acerca do assunto determinado que estão a pesquisar ao longo de sua formação..

Pós-graduação stricto sensu: o que significava?

O conceito stricto sensu, que indica no sentido estrito em latim, é utilizada em contraste com outra variação de pós, a lato sensu. Este denota "em aspecto amplo", pois este tipo de formação é mais amplo.

Pós-graduação stricto sensu: para que serve?

A formação em sentido estrito é a formação mais recomendada para aqueles que pretendem seguir na área acadêmica, nomeadamente como docente ou pesquisador. As formações, tanto de mestrado quanto de doutorado, são estudos teóricos com aprofundamento em um campo específico do saber.

Para obter o título de doutor ou mestre, o aluno deve se aprofundar em conjecturas e realizar o desenvolvimento de um plano teórico relacionado ao seu campo de estudo. No final do curso é necessário a apresentação de uma tese ou dissertação (dependendo do curso).

Diferença entre as pós stricto-sensu?

Há, é claro, uma diferença do doutorado e do mestrado. O mestrado é a etapa em sequência de um egresso que deseja prosseguir para a vida universitária, embora se possa ir da universidade e direto para o doutorado.

Quais os requisitos para a pós-graduação stricto sensu?

Para participar de uma pós-graduação em sentido estrito, os alunos devem possuir um diploma universitário, ou seja, uma graduação. Este é o pré-requisito imprescindível para o mestrado ou o doutorado. Cada faculdade igualmente tem seu próprio meio de selecionar os candidatos. E os alunos devem responder aos requisitos estabelecidos no edital de admissão do curso pretendido.

Diferença entre pós lato e stricto sensu?

Antes de se questionar sobre o que é um curso de especialização em sentido estrito, você possivelmente já deve ter se perguntado sobre qual a distinção entre "sentido estrito" e "sentido amplo". Os mestrados e doutorados visam prioritariamente o desempenho universitário, na academia, enquanto as especializações e os MBAs preparam os especialistas para atuação em segmentos específicos.

Vale a pena investir em uma pós-graduação a distância?

A desculpa de não ter tempo não legitima mais a falta de comprometimento com a carreira. Isso indica que para aqueles que pensam em se desenvolver profissionalmente não pode abandonar seus propósitos só porque não há mais tempo em sua rotina para novos compromissos. Os programas de pós-graduação remotos são projetados para tornar mais fácil o desenvolvimento do estudante.

Os programas de Ensino à Distância têm valor de mercado comparável ao ensino presencial. No entanto as companhias valorizam certas características desenvolvidas no ensino remoto, como a independência, a determinação, a organização. Escolher essa forma de estudo traz muitos benefícios para os alunos como horários flexíveis, custo mais baixo e a oportunidade de estudo em qualquer lugar.

Networking

A rede de contatos é significativa em todas as etapas do caminho acadêmico, e a construção deve iniciar logo na faculdade. Todavia, aumentar a rede de relações é um passo seguro, pois a maioria das pessoas já possui vivência na área.

Consequentemente, a conexão com amigos e docentes é uma excelente conexão para novos horizontes de atuação. Além disso, com esses relacionamentos você pode tornar seu nome mais famoso e reconhecido.

Adquirir reconhecimento

Além de um currículo excepcional, o egresso igualmente obtém reconhecimento, seja como empregado ou freelancer. O conhecimento especializado passa autoridade na área, o que pode auxiliar na garantia da ascensão na carreira, assim como facilitar a atração de mais clientes, para aqueles que trabalham com em seu próprio negócio.

Aumento das chances no mercado de trabalho

Aqueles com pós estão mais propensos a permanecer empregados. Estudos também mostram que os salários dos alunos de pós-graduação podem ser aumentados acima de cem por cento. Podemos predizer também que caso o profissional não ache a oportunidade como deseja no mercado de trabalho, ele recebeu o conhecimento essencial para colocar em prática o seu empreendedorismo.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.