20 dicas de segurança e privacidade no Facebook que você deve conhecer

Perguntas e respostas sobre o uso de login no Facebook, manter-se logado, entrar com a conta de outro usuário, criar duas contas no Face para uso próprio, dentre outras questões de segurança, privacidade e uso.

Home » Tecnologia

O Facebook é um site no formato de rede social, criado pelo americano Mark Zuckerberg, ela é uma das mais populares e conecta pessoas de todas as partes do planeta em inúmeros idiomas. Famosa no Brasil, ela também é considerada uma dor de cabeça para muitas pessoas e não são poucos os casos de intrigas e brigas causadas por comentários feitos na rede, muito embora o Facebook em si não ter culpa de nada disso.

Embora possa parecer novo, o conceito de rede social, na verdade é antigo. Rede social que nada mais é do que a reunião de pessoas em torno de alguma coisa em comum, é muito antigo, porém, nos últimos anos tornou-se muito popular com a internet. O Facebook tornou-se uma das mais populares de todas.

Para criar uma conta, basta entrar no site https://www.facebook.com e preencher o formulário de cadastro que existe na própria página. No formulário é exigido que você informe o nome, sobrenome, e-mail, senha, data de nascimento e sexo.

Feita esta introdução, vamos às perguntas e respostas e dicas de segurança, privacidade e uso:

1 - O que é um login e por que ele é necessário?

Login é um termo em inglês que usamos para indicar que uma pessoa precisa se identificar ou autenticar-se para acessar um determinado site ou recurso na internet. Em muitos sites, existem as chamadas áreas restritas ou páginas em que o acesso a eles depende de autenticação ou identificação de usuários.

O Facebook exige que para ter acesso ao mural de notícias e aos dados do seu perfil, seja feito o login. Isto é necessário para que o site possa identificar você e com isso retornar apenas as informações que estão de fato relacionadas ao seu perfil.

2 - Dá para logar uma vez apenas e depois entrar direto?

Sim, isto é possível. Para tanto ao fazer o login você precisará marcar a opção “Mantenha-me conectado”. Com isso o site irá gravar algumas informações em seu computador e usar sempre que você entrar novamente, dispensando assim de você ter de informar o e-mail e senha todas as vezes em que precisar entrar.

O login no Face pode ser feito apenas uma vez e depois você pode entrar direto, sem precisar fazer a autenticação, para isto é necessário marcar a opção: “Mantenha-me conectado” logo abaixo do local onde você informa o e-mail e a senha de acesso à rede social.

3 - Mesmo entrando direto, as vezes ele pede o login de novo, por quê?

Sim, isto poderá acontecer mesmo. O que acontece é o seguinte: Quando você usa a opção “Mantenha-me conectado” o site grava um cookie (pequeno arquivo de texto) em seu computador. Este arquivo fica gravado em uma pasta temporária que o próprio navegador usa. Se você pedir para o navegador excluir os arquivos temporários de internet, como sites visitados e outros, o cookie também pode ser apagado e aí o Facebook ao tentar ler o arquivo não o encontra e neste caso ele pedirá que você faça o login novamente.

4 - Se em meu computador estiver marcado para entrar direto, qualquer pessoa poderá usar a minha conta?

Sim. Este é um cuidado que você precisará tomar para evitar o uso indevido da sua conta. Desta forma é altamente desaconselhável usar a opção “Mantenha-me conectado” em computadores públicos. Só use em computador pessoal onde apenas você tem o hábito de usar.

5 - Como forçá-lo a pedir o login novamente, caso eu não queira que entre direto mais?

Se ele está entrando direto e por alguma razão você deseja que ele solicite novamente o login, basta clicar na opção sair que ele fará o logoff e com isso pedirá a senha novamente sempre que for entrar no site novamente.

6 - Como proceder para entrar com a conta de outro usuário?

Se você já está logado e deseja entrar com outra conta, é necessário você fazer o logoff ou clicar no botão sair para permitir que você possa informar o e-mail e a senha da outra conta. Outra possibilidade sem precisar fazer logoff é você usar um segundo navegador, já que neste caso seria possível manter-se logado em duas contas diferentes ao mesmo tempo.

7 - Dá para logar duas pessoas ou duas contas no mesmo computador?

Sim. Como explicado acima, a alternativa para fazer isso é usar dois navegadores diferentes, como o Chrome e o Internet Explorer, por exemplo. Neste caso você fará o login em cada um deles com dados de contas diferentes. No mesmo navegador, não é possível.

8 - Posso criar duas contas no Face para uso próprio?

Pode. Desde que você informe no cadastro e-mails diferentes isto é perfeitamente possível. Há vários casos de pessoas que fazem isto por diversos fins e, portanto, cabe apenas a necessidade de gerenciar duas contas.

9 - Eu consigo entrar na conta de outra pessoa?

Somente se você tiver os dados de acesso dela como o e-mail e a senha e ainda se tiver a permissão dela. Caso contrário é considerado invasão e os problemas para este caso podem ser grandes.

10 - Posso manter logado na mesma conta em dispositivos diferentes?

Sim. Isto é possível para a mesma conta. Imagine que você tenha uma conta no Face e acesse a mesma tanto pelo PC como pelo celular. Neste caso, é possível se manter logado para esta mesma conta em ambos os dispositivos.

O mesmo também se aplica a navegadores diferentes em um mesmo computador. Isto também é possível, uma vez que cada navegador tem gerenciamento próprio e portanto você poderá ficar logado tanto em um como no outro. Isso vale para dispositivos diferentes, como já explicado acima.

11 - Houve alguns comentários que o Facebook seria pago, isto é verdade?

Sim, houve rumores que o Facebook planejava a cobrança pelo uso da rede social, mas isto não passou de boatos e para acabar com este tipo de especulação, a rede social incluiu uma informação na tela de cadastro com os seguintes dizeres: “É gratuito e sempre será.”

12 - O que é necessário fazer após o cadastro?

Após o cadastro geralmente eles enviar um e-mail para o endereço que você informou no cadastro. Neste e-mail é necessário você clicar no link que constará nele para ativação da sua conta. Este procedimento é quase padrão na maioria dos sites e tem como função ter certeza de que foi você mesmo que efetuou o cadastro.

13 - Quem não tem cadastro pode ver meu perfil no Face?

Pode, mas com limitações. Se você não estiver logado e tentar entrar no perfil de uma pessoa, poderá ver apenas algumas informações básicas, mas não de forma completa.

14 - É possível fazer mais de um cadastro?

É possível fazer quantos cadastros quiser, mas para cada um deles é necessário em e-mail diferente, pois o e-mail é um campo de identificação e uma vez usado não poderá ser reutilizado no mesmo site para contas diferentes.

15 - Qual a utilidade desta rede social?

A rede social pode ser útil para diversos fins, como os exemplos abaixo:

  • Manter contato com familiares e pessoas amigas;
  • Comunicar com os mesmos alguma notícia ou assunto de interesse geral;
  • Discutir algum problema e propor soluções;
  • Criar eventos e usar a rede para convites;
  • Realizar a divulgação de produtos ou serviços que você tenha ou represente;
  • Entre outras coisas.

16 - O que significa fazer login?

Fazer login é o mesmo que autenticar-se em um site. Em outras palavras, quando um site reserva uma área do mesmo para o acesso restrito de pessoas cadastradas é necessário que a entrar nesta área seja feito uma autenticação ou login. Isto é feito pelo site, após o usuário informar o nome de usuário e a senha.

17 - O que é o feed de notícias?

Pode ser chamado também de mural que é conhecido tradicionalmente como um quadro de avisos que algumas instituições têm para comunicar alguma coisa ao público. Ele é comum em escolas e repartições públicas, por exemplo. No Facebook não se usa o termo mural, mas como como Feed de Notícias, que é a página onde você poderá acessar todas as postagens de seus amigos na rede social.

18 - Quais os cuidados ao usar o Facebook?

Não postar informações pessoais e íntimas, como endereço, nº de telefone, sua rotina diária, entre outras coisas que permita uma identificação pessoal de você por pessoas estranhas. Evite também comentários que de alguma forma viole o direito das pessoas.

19 - Porque não consigo entrar no Facebook?

O acesso ao Facebook não deve ser um problema diário para as pessoas, pelo menos no que diz respeito ao aspecto técnico, isto é, não existe nenhuma razão para uma pessoa não conseguir acessar a sua conta no Facebook. Se isto acontecer é um claro indicador de que existe alguma irregularidade. Entre os possíveis motivos, podemos destacar os seguintes:

  • E-mail e senha inválidos. Isto poderá acontecer se você esquecer o e-mail ou a senha de acesso à rede social ou ainda em caso de invasão na sua conta com alteração da senha.
  • Indisponibilidade no site. É pouco provável, mas poderá ocorrer sim de o site ficar indisponível para o acesso, mas se este for o caso, isto deverá ser temporário e a solução vira automaticamente.

Método de verificação. Atualmente o Facebook tem adotado uma espécie de método de verificação, isto acontece quando você troca de dispositivo para acessar a rede. Por exemplo: você sempre acessou pelo PC, um dia resolve fazer o acesso pelo celular ou vice-versa, nesses casos é comum ele faz algumas perguntas para certificar de que é você mesmo que está acessando sua conta.

20 – Como manter minha conta protegida?

Algumas dicas são válidas:

  • Não compartilhe sua senha com outras pessoas;
  • Escolha senhas fortes que misturam letras, números, símbolos, caixa alta e baixa;
  • Troque a senha regularmente
  • Ative a autenticação de dois fatores (veja aqui como ativar)
  • Ao acessar o Facebook em computadores públicos, não esqueça de clicar na opção sair, quando terminar o uso.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.