O que significa HTTP, WWW e domínio no endereço do site

O que é o http no endereço do site e o www, para que ele serve? O que significa domínio? Veja as respostas para essas perguntas envolvendo a navegação nos sites.

Home » Tecnologia

O endereço do site é necessário para que o navegador possa fazer a chamada certa e então encontrar as páginas desejadas. Cada site tem um endereço específico e esse endereço é composto por alguns elementos que precisamos conhecer. Um endereço de site é composto por http, www, nome do site, e sua extensão.

Neste artigomostrei o que é e para que serve esses termos aplicados ao endereço dos sites que acessamos diariamente.

O que é o http no endereço do site

O http é o nome do protocolo que é usado para comunicação na web. Existem diversos protocolos, como o FTP (transferência de arquivos), SMTP (envio de emails), POP (recebimento de emails), HTTP (navegação em páginas web), entre outros.

Desta forma o http é obrigatório para a construção do endereço de um site e mesmo que você não tenha o hábito de usar, isto não significa que ele não seja usado. O que acontece é que os navegadores já sabem desta obrigatoriedade e mesmo que você não o informe, ele já é colocado automaticamente pelo próprio navegador.

Outra observação importante é que atualmente tem-se usado mais o protocolo https ao invés do http. Isto ocorre, pois, este novo protocolo usa uma camada de segurança e o S inserido no final é de security (segurança), assim, quando um site usa o https, indica que o mesmo está protegido por um certificado de segurança.

Anteriormente esta prática acontecia apenas em sites como bancos ou lojas virtuais, mas atualmente se tornou padrão, especialmente depois que o Chrome passou a avisar os usuários sobre os sites “inseguros”, ou seja, aqueles que ainda não usam o certificado de segurança.

E o https?

O "s" que aparece no final do http é de security ou segurança. Este protocolo é usado quando o site é hospedado em um ambiente seguro, isto é, protegido por um certificado de segurança que é instalado no servidor e que permite que a navegação naquele site seja segura.

Atualmente o navegador Chrome gera uma espécie de bloqueio quando você tenta acessar um site que não tem o certificado de segurança instalado. Ele permite, mas primeiro gera uma tela de aviso, o que acaba inviabilizando a visita naquele site.

E o www, para que ele serve?

O www é sigla de World Wide Web, nome dado à plataforma onde ficam armazenadas as páginas que iremos acessar. Normalmente os navegadores mais modernos conseguem localizar um site mesmo que não seja digitado o http e o www. Por exemplo: abra seu navegador e digite uol.com.br, provavelmente abrirá o site do UOL, porém, observe que quando o site for aberto o navegador irá completar os itens que você não informou, ou seja, ficará assim na barra de endereços: https://www.uol.com.br

Este não é obrigatório e muitos sites optam por não usá-lo, talvez até para deixar o endereço mais curto.

 

Nome do site

O nome do site á parte de do endereço, ele identifica o nome da empresa, produto, serviço ou pessoa. Quando alguém deseja ter um site, ele precisa fazer o registro do endereço, também chamado de domínio na esfera administrativa.

O que é a extensão do endereço do site

A extensão ou complemento pode estar dividido em dois grupos ou poderá ser apenas um. No exemplo do site do UOL, temos como extensão .COM e .BR, mas em muitos casos teremos apenas o .COM.

O .COM é uma indicação do tipo de site, neste caso indica que é um site comercial, porém, ele poderá ser .GOV (governos), .ORG (organizações não governamentais), .NET (empresas de tecnologias), .BLOG (blogs), .ADV (sites de advogados), .MED (sites de médicos), entre outros. Veja a lista completa Aqui.

O .BR indica a localização do site ou pelo menos onde o site foi registrado. Neste caso o .BR indica que o site foi registrado no Brasil, mas poderá ser .AR (Argentina), .ES (Espanha), .US (Estados Unidos) e assim por diante.

Quando um endereço de site tem apenas o .COM, dizemos que ele é um domínio internacional.

Perguntas e respostas

Quem determina os padrões para domínios de internet?

Há um órgão internacional com sede nos Estados Unidos, chamado ICANN – Assigned Names and Numbers (ICANN – Corporação para Atribuição de Nomes e Números na Internet). Eles têm agora uma representação no Brasil, como pode ser visto aqui: https://www.icannsaopaulo.br

O que é o registro de um domínio?

O registro deve acontecer para que uma pessoa ou empresa possa usar determinado nome na web. Assim, quando eu precisei usar o endereço www.luis.blog.br, tive de fazer o registro deste domínio junto ao Registro.br. Uma vez registrado, eu posso usar aquele endereço de maneira única e portanto, perfeitamente identificável na internet.

Quanto custa o registro?

Atualmente (2019), o valor para registro de domínios com a terminação .br é de R$ 40,00 por ano. Este valor é pago no ato do registro e deve ser renovado anualmente. Para domínios internacionais os valores geralmente são maiores e não há um padrão, já que cada país ou órgão responsável determina o valor.

O que acontece se eu deixar de pagar o valor anual do registro?

Inicialmente o domínio ficará congelado e depois de 30 dias ou 60 em alguns casos ele expirará, o que significa que ele voltará a ser público, podendo inclusive ser registrado por outra pessoa ou empresa.

Por que alguns sites não tem o .com.br?

Como explicado acima, há diferentes extensões ou terminações que inclui o .com.br e outros. Quando uma pessoa tenta registrar um domínio, mas ele já foi registro por outra, uma alternativa é optar por outra extensão, o que é perfeitamente comum e aplicável a muitos casos.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.