Cometer erros no uso do português é comum, especialmente na escrita onde eles ficam mais evidentes, já que na fala nem todos percebem esses erros.
A língua portuguesa é mesmo cheia de pegadinhas e ainda mais no país que historicamente valorizou muito pouco a educação de base. Com isso o resultado é que muitas pessoas usam expressões erradas em português e em muitos casos a situação já é tão corriqueira que muitos se quer percebem que estão errando.
O famoso manual de redação e estilo do jornal O Estado de São Paulo publicou inclusive uma lista com aquilo que ele chamou de os 10 erros mais graves que cometemos contra a língua portuguesa. São erros grotescos, mas comuns em muitos casos. Dentre eles destacam os seguintes:
Você pode acessar a lista completa aqui: https://www.estadao.com.br/manualredacao/graves
Além da lista dos 10 erros citados acima, o pessoal do jornal O Estado de São Paulo foi além com a lista dos 100 erros mais comuns no uso do português. A lista faz parte do Manual de Redação e Estilo do jornal que já é tradicional, inclusive. Veja abaixo alguns dos erros da lista:
Você poderá consultar a íntegra da lista com os 100 erros mais comuns, segundo o manual do estadão neste link: https://www.estadao.com.br/manualredacao/erro
Que o português é um idioma complicado todo mundo sabe e que os erros de pronúncia, escrita e interpretação também são bastante comuns.
As dificuldades com a língua portuguesa são muitas visto que o idioma é extremamente rico e isto pode trazer também mais dificuldades para estar alinhado a forma correta de pronúncia a escrita. Os brasileiros têm o hábito de cometer bastantes erros com o uso do português, mas isto não é culpa do idioma e sim da baixa escolaridade que muitos brasileiros.
Para muitas pessoas o simples fato de ler a relação já poderá ajudar a pessoas que sem perceber acabam cometendo esses e outros erros. O importante é estar sempre se policiando para evitar que erros comuns possam se tornar rotina e ficar mais difícil a correção deles posteriormente. Lembre-se que o português é uma língua muito rica e isso torna mais difícil manter a redação e a fala alinhada.
Ao lado de matemática a língua portuguesa é a matéria que mais causa problemas para alunos do ensino fundamental e ensino médio. Existe como aprender português, como gramática, ortografia e literatura pela internet?
A língua portuguesa é muito rica e isto é um problema para muitas pessoas na hora do aprendizado dada a quantidade de detalhes e coisas precisam ser aprendidas. Muitos alunos apresentam dificuldades para aprender português do ensino fundamental e ensino médio e não é raro os pais buscar o chamado reforço escolar através de aulas particulares ou outros meios.
Uma boa alternativa que pode ajudar as pessoas que querem aprender melhor a língua portuguesa é o projeto Youtube Educação lançado pelo Google onde foi selecionado os melhores vídeos que foram publicados no Youtube por professores de português com aulas nas áreas de gramática, ortografia, redação, literatura entre outras áreas.
Os principais assuntos das videoaulas são:
Conheça aqui as videoaulas de língua portuguesa do projeto Youtube Educação: https://www.youtube.com/educacao
Com o novo acordo ortográfico que ocorreu recentemente, houve uma mudança também no nosso alfabeto e com essa alteração, quais as letras que compõe agora o alfabeto em português?
Alfabeto da língua portuguesa era composto de 23 letras até 2009, ano em que o Brasil adotou oficialmente o acordo ortográfico e a partir de então o alfabeto da língua portuguesa passou a ter três novas letras que são k, w e y. Com essa mudança passou de 23 para 26 letras que é o nosso alfabeto oficial atualmente. Veja abaixo quais são as letras do alfabeto da língua portuguesa adotada no Brasil desde 2009 em Portugal desde 2010.
Aa(á) Bb(bê) Cc(cê) Dd(dê) Ee(é) Ff(efe) Gg(ge/guê) Hh(agá) Ii(i)
Jj(jota) Kk(capa/cá) Ll(ele) Mm(eme) Nn(ene) Oo(o) Pp(pê) Qq(quê)
Rr(erre) Ss(esse) Tt(tê) Uu(u) Vv(vê) Ww(dáblio) Xx(xis) Yy(ípsilon) Zz(zê)
Uma das melhores formas de aprender a língua portuguesa é desenvolver o hábito da leitura, especialmente de bons livros. A leitura te conecta com as palavras, o sentido delas, a conexão entre as ideias e a forma de expressar. É uma forma de aprendizado natural e quanto mais lê, melhor será sua relação com a língua portuguesa.
Para melhorar ainda mais, o ideal é também criar o hábito de escrever, enquanto lê. Uma boa alternativa para isso é criar um blog na internet e produzir conteúdo constantemente para ele. Assim, você vai colocando em prática aquilo que aprende e tem a oportunidade de ir corrigindo possíveis erros que ainda comete.
Faça isso!
COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp