A escrita é uma das mais antigas e poderosas formas de comunicação e assim como outras formas o significado da mensagem que está sendo transmitida dependerá em partes de quem envia, neste caso, escreve e em partes de quem a recebe. Sendo assim expressar de forma correta é tarefa fundamental, porém, não determinante que a mensagem seja compreendida por quem a recebe.
Para responder melhor é preciso compreender o que significa escrever bem, ou melhor, que nível de escrita estamos nos referindo. Afinal, um texto considerado medíocre por uma pessoa, pode ser considerado um bom texto por outra. Lembre-se que quem lê, com ele lê é também importante para determinar a qualidade da escrita.
A primeira coisa a fazer buscando melhorar a redação é corrigir os vícios de escrita e os erros básicos como acentuação e outros itens ortográficos. Se você usa um editor de textos, como o Word, por exemplo, boa parte desses problemas podem ser resolvidos com a ajuda do corretor ortográfico dessas ferramentas.
A segunda coisa a fazer é ler bastante, afinal, quando escrevemos precisamos diversificar as palavras, empregá-las corretamente, construir ideias, argumentar, descrever e realizar outras construções. Quem lê pouco tem pouca bagagem e portanto não terá um vocabulário rico para empregar em seus escritos. Quem lê muito, tende a escrever bem.
A terceira coisa a fazer é escrever. Ninguém aprende a escrever bem se não colocar a mão na massa e começara produzir aquilo que sabe. Preferencialmente escreva e mostre seus escritos para as pessoas, isto pode ser feito através de um blog, por exemplo. Criei um blog e comece a escrever nele. Permita que as pessoas façam comentários e assim você terá alguns feedbacks interessantes. Cada novo texto é uma nova oportunidade de corrigir erros e melhorar a escrita.
A quarta coisa a fazer é ser crítico. Critique seus textos, reescreva, pergunte se aquilo que escreveu está bom e se a mensagem que está tentando transmitir está clara. Pense que um texto precisa ter começo. meio e fim, ou seja, é uma construção onde você propõe alguma coisa, argumenta sobre ela e depois dá uma conclusão. Veja se seus textos seguem esta estrutura.
Para finalizar é preciso dar tempo ao tempo, afinal não é do dia para a noite que passamos de meros repetidores de frases a redatores de qualidade, demanda tempo e requer paciência. Um teste muito válido é depois de algum tempo você começar a reler seus artigos mais antigos, quando começar a notar que eles não eram muito bons e que precisam urgentemente de revisão é um ótimo sinal que sua redação melhorou bastante.
Fazer uma boa redação pode ser o diferencial na hora de conseguir aquela vaga na faculdade ou em um tão sonhado concurso público, por isto daremos algumas dicas a seguir sobre como fazer uma boa redação.
Para fazer uma boa redação, é preciso antes de tudo ter prática diária envolvendo leitura e escrita. Procure ler tudo que puder, assine uma revista de notícias, livros, jornais etc. O importante é se informar sobre a sociedade e tudo que nos cerca de modo geral, pois estas leituras é que lhe darão os argumentos necessários para uma boa redação.
Enquanto estiver lendo, uma dica é que você procure uma folha de papel e comece a fazer cópias escritas do texto, procurando prestar atenção em sua letra, na pontuação, nos parágrafos e em toda estrutura do texto. Quanto mais você estiver familiarizado com a escrita melhor.
Uma boa introdução deve delimitar com clareza o tema a ser abordado e não deve ser muito longa para não cansar o leitor. Não é regra, mas uma dica é que para uma redação de Trinta linhas, de 4 a 6 linhas são mais que suficientes.
Não são necessários muitos recursos para você escrever um livro exceto um computador com um bom editor de textos como é o caso do Microsoft Word. Com esse recurso você pode tranquilamente escrever o seu livro.
Mas o que você precisa ter inicialmente é uma boa ideia, um bom planejamento e consequentemente concentrar-se no trabalho para produzir o enredo é a redação do livro que você pretende escrever. Ponto trata se de uma etapa de construção onde só dependerá de você e da abordagem que você quer fazer sobre o assunto.
Uma vez que o texto esteja pronto é necessário fazer uma boa revisão tanto do ponto de vista ortográfico, gramatical, bem como da coesão de ideias que é necessário que o seu livro tenha. Após a revisão pronta, a etapa seguinte é você procurar uma editora e submeter o seu trabalho para uma aprovação. Caso eles resolvam publicar seu livro o editor irá fazer o trabalho editorial a fim de criar os padrões editoriais necessários para a sua obra. Após aprovação de todo o projeto livro será impresso e publicado.
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