10 itens sobre escrever bem: introdução, redação e livro

Existe alguma técnica útil para quem deseja aprender a escrever corretamente. Tipo uma pessoa que escreve mal ou não consegue se expressar através da escrita possa melhorar a sua redação?

Home » Educação

A escrita

A escrita é uma das mais antigas e poderosas formas de comunicação e assim como outras formas o significado da mensagem que está sendo transmitida dependerá em partes de quem envia, neste caso, escreve e em partes de quem a recebe. Sendo assim expressar de forma correta é tarefa fundamental, porém, não determinante que a mensagem seja compreendida por quem a recebe.

Como escrever bem

Para responder melhor é preciso compreender o que significa escrever bem, ou melhor, que nível de escrita estamos nos referindo. Afinal, um texto considerado medíocre por uma pessoa, pode ser considerado um bom texto por outra. Lembre-se que quem lê, com ele lê é também importante para determinar a qualidade da escrita.

Corrigir vícios

A primeira coisa a fazer buscando melhorar a redação é corrigir os vícios de escrita e os erros básicos como acentuação e outros itens ortográficos. Se você usa um editor de textos, como o Word, por exemplo, boa parte desses problemas podem ser resolvidos com a ajuda do corretor ortográfico dessas ferramentas.

Ler bastante

A segunda coisa a fazer é ler bastante, afinal, quando escrevemos precisamos diversificar as palavras, empregá-las corretamente, construir ideias, argumentar, descrever e realizar outras construções. Quem lê pouco tem pouca bagagem e portanto não terá um vocabulário rico para empregar em seus escritos. Quem lê muito, tende a escrever bem.

Praticar a escrita

A terceira coisa a fazer é escrever. Ninguém aprende a escrever bem se não colocar a mão na massa e começara produzir aquilo que sabe. Preferencialmente escreva e mostre seus escritos para as pessoas, isto pode ser feito através de um blog, por exemplo. Criei um blog e comece a escrever nele. Permita que as pessoas façam comentários e assim você terá alguns feedbacks interessantes. Cada novo texto é uma nova oportunidade de corrigir erros e melhorar a escrita.

Seja crítico

A quarta coisa a fazer é ser crítico. Critique seus textos, reescreva, pergunte se aquilo que escreveu está bom e se a mensagem que está tentando transmitir está clara. Pense que um texto precisa ter começo. meio e fim, ou seja, é uma construção onde você propõe alguma coisa, argumenta sobre ela e depois dá uma conclusão. Veja se seus textos seguem esta estrutura.

Tenha paciência

Para finalizar é preciso dar tempo ao tempo, afinal não é do dia para a noite que passamos de meros repetidores de frases a redatores de qualidade, demanda tempo e requer paciência. Um teste muito válido é depois de algum tempo você começar a reler seus artigos mais antigos, quando começar a notar que eles não eram muito bons e que precisam urgentemente de revisão é um ótimo sinal que sua redação melhorou bastante.

Como fazer uma boa redação?

Fazer uma boa redação pode ser o diferencial na hora de conseguir aquela vaga na faculdade ou em um tão sonhado concurso público, por isto daremos algumas dicas a seguir sobre como fazer uma boa redação.

Para fazer uma boa redação, é preciso antes de tudo ter prática diária envolvendo leitura e escrita. Procure ler tudo que puder, assine uma revista de notícias, livros, jornais etc. O importante é se informar sobre a sociedade e tudo que nos cerca de modo geral, pois estas leituras é que lhe darão os argumentos necessários para uma boa redação.

Enquanto estiver lendo, uma dica é que você procure uma folha de papel e comece a fazer cópias escritas do texto, procurando prestar atenção em sua letra, na pontuação, nos parágrafos e em toda estrutura do texto. Quanto mais você estiver familiarizado com a escrita melhor.

E Como fazer uma boa introdução?

Uma boa introdução deve delimitar com clareza o tema a ser abordado e não deve ser muito longa para não cansar o leitor. Não é regra, mas uma dica é que para uma redação de Trinta linhas, de 4 a 6 linhas são mais que suficientes.

Como escrever um livro? Quais os passos necessários?

Não são necessários muitos recursos para você escrever um livro exceto um computador com um bom editor de textos como é o caso do Microsoft Word. Com esse recurso você pode tranquilamente escrever o seu livro.

Mas o que você precisa ter inicialmente é uma boa ideia, um bom planejamento e consequentemente concentrar-se no trabalho para produzir o enredo é a redação do livro que você pretende escrever. Ponto trata se de uma etapa de construção onde só dependerá de você e da abordagem que você quer fazer sobre o assunto.

Uma vez que o texto esteja pronto é necessário fazer uma boa revisão tanto do ponto de vista ortográfico, gramatical, bem como da coesão de ideias que é necessário que o seu livro tenha. Após a revisão pronta, a etapa seguinte é você procurar uma editora e submeter o seu trabalho para uma aprovação. Caso eles resolvam publicar seu livro o editor irá fazer o trabalho editorial a fim de criar os padrões editoriais necessários para a sua obra. Após aprovação de todo o projeto livro será impresso e publicado.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.