10 itens sobre hardware e software: conceitos e diferenças

Perguntas e respostas sobre o que é software e as diferenças para hardware, programa sistema e aplicativo. Hardware e informática é a mesma coisa?

Home » Educação

O que é software?

Um computador, seja ele um desktop ou dispositivo móvel, é um equipamento eletrônico bastante sofisticado, contudo grande parte de sua sofisticação não está relacionado com a parte eletrônica dele e sim pelo conjunto de programas que ele usa. Esses programas são criados por engenheiros, analistas e programadores que utilizam as chamadas linguagens de programação para criar instruções para o computador a fim de realizar tarefas específicas. Esses programas são conhecidos também como software.

O que é hardware?

Hardware é toda a parte física da informática. Computadores, notebooks, redes, dispositivos móveis, placas, discos, pendrives, impressoras entre outros são alguns exemplos de hardware. Software é toda a parte lógica, programável e o conjunto das informações que são processadas em qualquer tipo de hardware. Windows, Word, navegador de internet, entre outros são exemplos de softwares.

Diferenças

O hardware é toda a parte física de um computador ou dispositivo móvel. Neste caso o teclado, o monitor, o gabinete, a CPU que é o processador e conjunto de placas, mouse, entre outros. Já o software, como explicado acima são os programas que dão instruções ao hardware de como ele deverá funcionar. Algumas pessoas definem hardware como a parte física e software como a parte lógica.

Diferença entre software e programa

O primeiro é um termo em inglês e o segundo um termo em português, usados basicamente para designar a mesma coisa. Em alguns cenários muito específicos pode ser que faça mais sentido o uso de um termo do que o outro, mas na prática é a mesma coisa.

Diferença entre software e sistema

Teoricamente não há diferença e podem ser sinônimos. Contudo o termo sistema é usado em casos mais específicos e geralmente empregado em softwares mais robustos que compõe um conjunto de pequenos softwares ou mesmo que tenha sido projetado para múltiplas funções, como acontece com um Sistema de Gestão para gerenciar uma empresa. Neste caso ele tem módulos para compras, estoque, financeiro, produção, logística, entre outros. Em casos assim o termo sistema é mais empregado.

Diferença entre software e aplicativo

De novo encontramos termos sinônimos, mas como no exemplo anterior, aplicativo também é usado em cenários mais específicos, enquanto software é genérico. O termo aplicativo ganhou força na internet e mais ainda nos dispositivos móveis como os smartphones. Nesses casos ele é usado para identificar pequenos programas ou softwares que podem ser instalados nesses dispositivos. O mesmo acontece com jogos e outros programas que podem ser acessados dentro das redes sociais, como o Facebook, por exemplo.

Um computador ou dispositivo pode funcionar sem um software?

Não. Todos os dispositivos requerem pelo menos o sistema operacional para funcionar e este é um bom exemplo de software. Para computadores PC é o Windows, para celulares e tables temos o Android, IOS para dispositivos da Apple ou o Windows Phone.

Quais as principais linguagens de programação usadas para criar software?

Java, C, C++, C#, entre outros. São linguagens que usam basicamente a mesma lógica e algumas delas são mais direcionadas para cenários mais específicos.

Hardware e informática

Hardware e informática são coisas diferentes embora estejam dentro de um mesmo contexto. Hardware é a parte física da informática, você seja tudo aquilo que pode ser tocado e compõe uma enorme gama de dispositivos como computadores, impressoras, dispositivos móveis fíbula teclado, mouse, entretanto os outros exemplos.

Informática é o todo e envolve tanto hardware, mas também o software que são os programas que podem ser instalados e usados nos diversos tipos de computadores ou dispositivos disponível.

Importância do hardware

Importância do hardware é que sem ele não existe informática, portanto não há muito o que exemplificar aqui. A informática de uma maneira geral desenvolve um papel muito importante no mundo globalizado e moderno.

Ela foi fundamental para as empresas que exploraram muito do potencial da informática para promover o desenvolvimento de produtos e serviços, gerenciar produção e distribuição de produtos ao redor do mundo, bem controlar todo sistema de informação de suas organizações e assim por diante.

Mas atualmente a informática se tornou muito importante para as pessoas, tanto no ambiente doméstico, escolar e profissional. Podemos dizer então que ela não é só fundamental para as empresas, mas também para os indivíduos que utiliza tecnologia para os mais diversos fins.

Para dar um bom exemplo, veja ao seu redor quantos celulares, tablets, notebooks ou computadores existem? Sem esquecer que há informática no carro, nos dispositivos móveis, na TV e assim por diante.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.